Coluna Política na Toca do Coêlho, 01-07-2016

“A gente vai lá, sequestra ele e entrega numa embaixada”. Ciro Gomes, dando a sua idéia, para impedir eventual prisão do ex-presidente Lula- PT.

6 de julho: O dia da defesa
Dia 6 de julho, será o dia em que a presidente afastada Dilma Roussef- PT fará a sua defesa na Comissão Especial do Impeachment, no Senado Federal. Ainda não se sabe, se ela vai pessoalmente, ou será representada pelo seu advogado.

Michel Temer- PMDB, se consolidando
Aos poucos o presidente interino, Michel Temer, vai se consolidando e tomando gosto pela cadeira presidencial. Temer já apresenta os seguintes pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos:

· Diminuição 10 ministérios;
· Diminuição mais de 4.500 cargos comissionados;
· Busca cada vez mais, um relacionamento político com o Congresso Nacional, através de suas bancadas parlamentares;
· Tem levado pessoalmente ao Congresso, os projetos mais impactantes;
· Ganha diariamente credibilidade, em função das medidas de sua equipe econômica, liderada pelo ministro Henrique Meirelles;
· Concedeu um aumento de 12,5% ao Programa Bolsa Família, neutralizando a paternidade do PT ao programa;
· Apresentará em breve, um pacote social, instituindo o “Cheque Construção”, que atenderá as famílias de baixa renda, em pequenas construções ou reformas residenciais e um programa destinado à Proteção Social de crianças carentes.

Ponto Negativo:
· Nomeou vários ministros denunciados e, ou que respondem processos junto ao Supremo Tribunal Federal STF. Para vários analistas, o governo Temer, está sendo considerado como, economicamente correto e politicamente, vulnerável. 

Efeito da corrupção no Brasil
A pesquisa do Instituto Ipso, revela que a classe política, está sendo dizimada em função dos escândalos de corrupção denunciados na Operação Lava Jato. Os presidenciáveis tradicionais apresentaram as seguintes rejeições:

· Lula- PT 68%
· Aécio- PSDB 63%
· Marina Silva- Rede 56%
· Geraldo Alckmin- PSDB 55%
· José Serra- PSDB 55%

Corregedoria Parlamentar do Senado Federal
O senador Sérgio Petecão- PSD foi eleito o novo Corregedor do Senado Federal. Torna-se, o primeiro acreano a assumir esta importante função, no Senado da República do Brasil.

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
O conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou processo contra o deputado Jair Bolsonaro, por apologia ao crime de tortura.

Roubo na Cultura
A Operação deflagrada para apurar o desvio de recursos da área da cultura, no país constatou que foram desviados de mais de R$ 180 milhões da Lei da Cultura.

Impeachment do ministro Dias Toffoli
Um grupo de advogados, protocolará na próxima semana, o pedido de Impeachment do ministro Dias Toffoli, membro do Supremo Tribunal Federal, por suspeita de ter relação política partidária com o Partido dos Trabalhadores- PT. O mesmo mandou soltar o ex-ministro Paulo Bernardo- PT, esposo da senadora Gleise Hoffmann- PT.

De volta para casa
Os Dirigentes do PSDC, após se desentenderem com o governador Tião Viana e lideranças da FPA e ensaiarem a candidatura do deputado Eber Machado-PSDC, 1º vice-presidente da ALEAC, a prefeito de Rio Branco, decidiram retirar a candidatura e voltar para a casa da FPA, hipotecando total e irrestrito apoio à candidatura do prefeito Marcus Alexandre- PT. Não se sabe ainda, se o ex-deputado Osmir Lima, hoje no PSD, também voltará.

Câmara Municipal de Rio Branco
Os vereadores, liderados pelo presidente Artêmio Costa-PSB e Rose Costa-PT, 1ª secretária da Casa, que fazem uma administração destacada e de muito sucesso, entregaram 47 títulos de Cidadãos Rio-branquenses em reconhecimento às contribuições em prol de Rio Branco. Entregaram também, 8 títulos de Cidadão Verde, reconhecendo o amor e os cuidados, em prol de uma Rio Branco mais humanizada.

Tchê Federal
De acordo com informações vindas da Av. Brasil existe a possibilidade do ex-deputado estadual e ex-presidente da UNALE nacional, José Luis- Tchê- PDT, assumir por um período, a Câmara dos Deputados. Isso se concretizando, sem dúvida, enfraquecerá várias candidaturas da oposição, onde até então o PDT, por questão de fortalecimento partidário local, está aliado. 

Sena Madureira
Uma candidatura que estava praticamente definida, na capital do Iaco, começa a ser rediscutida, após a escolha de Juza Bispo-PROS, para vice-prefeito, na chapa do atual prefeito Mano Rufino-PSB

Tarauacá e Jordão pedem PAZ
Os municípios de Tarauacá e Jordão, da mesma região e com problemas comuns, realizaram ontem passeatas, com a participação de alunos, professores, pais e populares, para chamar a atenção sobre o grave problema que as drogas, têm causado à população dos 2 municípios.

Definição da vereadora Janaína Furtado
Grande era a expectativa por parte da população de Tarauacá, para saber o destino político da vereadora Janaína Furtado- Rede, já que foi eleita em 2012, com 542 votos e vinha sendo incentivada a disputar o cargo de prefeita ou vice-prefeita, em decorrência do brilhante trabalho que desenvolve na Câmara Municipal de Tarauacá, defendendo à população de Tarauacá, sem distinção de cor, raça, religião ou condição social. Em nota, a vereadora comunicou à população, que vai apresentar o seu nome na instância de seu partido, para disputar a reeleição, no cargo de vereadora, nas eleições de 2016.

Prisão de vereador
O vereador Cledson Santos-PSB, do município de Manuel Urbano, eleito em 2012, foi condenado a 6 anos de prisão, por assédio sexual.

Eleições 2016
· A partir de 1º de julho, as propagandas partidárias gratuitas e qualquer tipo de propaganda política paga, no rádio e televisão, ficam proibidas de ser veiculadas.

· Os partidos que disputarão as eleições de 2016, contarão com apenas 15% do que gastaram nas eleições de 2012.

· As candidaturas fictícias estão sendo observadas pelo TRE e os candidatos que registrarem suas candidaturas somente para se afastar dos seus trabalhos e apoiar outros candidatos, serão enquadrados como fraude e terão suas candidaturas impugnadas e responderão por improbidade administrativa.

UJS- Tarauacá/Envira
Os Dirigentes da União da Juventude Socialista- UJS estão mobilizando os seus integrantes e simpatizantes, para a realização da 2ª Plenária da Regional Tarauacá/Envira. Vão discutir a conjuntura política nacional, estadual e a definição de suas atuações nas eleições de 2016, em Tarauacá e Jordão.

BR- 364 e DNIT
A Direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, está convocando a população de Tarauacá, para participar de uma Audiência Pública, no próximo dia 12 de julho, para discutir sobre os problemas e providências em relação as atuais condições da BR- 364.

Tarifas Postais mais caras
As taxas de serviços postais dos correios, nacional e internacional, tiveram um aumento de 10,7%, em todo território nacional.

Oportunidades
· A Caixa Econômica Federal abriu inscrição para a seleção de projetos culturais que serão realizados em 2017 e 2018. O prazo de inscrição termina no dia 29 de julho. Os interessados poderão inscrever seus projetos nos quatro programas culturais da Caixa, pelo site: www.programasculturaiscaixa.com.br
· Cursos do SENAC: Estão abertas inscrições para vários cursos profissionalizantes do SENAC, através do Programa SENAC de Gratuidade, até 05 de julho. Os interessados deverão procurar o respectivo órgão.


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem