TARAUACÁ SE DESTACA E CONTRATA 108 ESTAGIÁRIOS PARA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL EM CONVÊNIO COM CIEE




O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, assinou na noite desta quarta-feira, dia 29 de junho, o documento que oficializa a contratação de 108 estagiários que estudam da rede pública de ensino (Dr. Escola Djalma da Cunha Batista, IFAC e Instituto Dom Moacyr), através de convênio entre o Município e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A cerimônia de assinatura aconteceu no auditório do Teatro Municipal José Potyguara. Os alunos vão atuar nas secretarias de Educação, Saúde e Administração e devem iniciar suas funções já a partir da próxima semana. Tarauacá é o único Município do interior do Acre a ter o Programa de Estágios.

São muitas as demandas da Gestão Municipal e as ações podem e precisam acontecer, por isso, contamos com o apoio de uma equipe dedicada que luta diariamente para que conquistas como esta saiam do papel. Contamos com o apoio de vocês jovens para que este projeto, que começa de forma experimental, seja um sucesso e se expanda para outros órgãos municipais e em todas as necessidades da vida de cada um de vocês, pois oportunidades como esta valem ouro, uma vez que não estarão apenas sendo preparado para o profissional, mas para a vida de modo amplo”, comentou o secretário municipal de Educação, Carlos Gomes de Souza, ressaltando o agradecimento ao prefeita pelo “constante apoio em busca do aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela Administração Municipal”.

Agora vocês poderão colaborar no próprio Município, auxiliando no desenvolvimento dos serviços em outras escolas, secretarias, departamentos, e ajudar para que nossa Educação melhore a cada dia mais, pois hoje em dia, os jovens precisam de grandes inspirações e exemplos”, ressaltou o gestor da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, Profº Ivonaldo Benigno, que aproveitou para fazer reconhecimentos: “Quero parabenizar o vice-prefeito Chagas Batista que foi o autor do projeto de lei que instituiu o Programa Jovem Primeiro Emprego, onde visava dar oportunidade aos jovens com melhor rendimento ingressarem no mercado de trabalho e ter maiores perspectivas de vida”.

A parceria entre a Prefeitura e o CIEE, visa a contratação de estagiários em diversas áreas, tanto estudantes do Ensino Médio como do Superior, em órgãos da Prefeitura como forma de incentivar o primeiro emprego dos jovens da cidade. Primeiramente, a Secretaria de Educação, Administração serão beneficiadas. Mas este gesto visa qualificar os estudantes para que num futuro bem próximo todos possam estar aptos a ingressar no serviço público de modo efetivo, uma vez que todos os contratados terão acesso a 42 cursos técnicos e profissionalizantes oriundos do Centro de Integração Empresa-Escola.

O aluno do Instituto Dom Moacyr, Sório Bruno Miranda enfatizou o significado do momento histórico: “Quero agradecer primeiramente ao Chagas Batista pela iniciativa do projeto, pela luta incessante. E quero expressar meu agradecimento maior ao nosso prefeito Rodrigo Damasceno pelo grande esforço em ampliar e poder dar mais oportunidades, uma vez que antigamente, eram apenas 10 alunos selecionais e hoje a realidade é bastante progressiva o que demonstra compromisso da gestão municipal com a juventude em todos os aspectos”.

Em seguida a estudante e ex-estagiária, Yasmin Gadelha, fez seus agradecimentos: “Quero agradecer pela oportunidade de desempenhar meu trabalho junto à Secretaria de Promoção Social através do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, e ter de algum modo bem especial contribuído para a gestão pública municipal”, finalizou.

O vice-prefeito Chagas Batista, destacou a satisfação proporcionada pela iniciativa: “Este é um momento de muita alegria porque há muitos anos lutávamos por essa conquista com muita ansiedade. Víamos nossos alunos esquecidos por outras administrações, mas graças à sensibilidade demonstrada pelos colegas vereadores e principalmente o movimento estudantil, conseguimos viabilizar um projeto que virou lei, que naquela época eram apenas 10 alunos selecionados, e tínhamos o sonho de um dia poder mais as oportunidades pois nossos jovens anseiam por oportunidades. Hoje é histórico a brava iniciativa da Administração Municipal, tendo em vista as dificuldades que o país enfrenta, conseguir ampliar o leque de alunos contemplados”, destacou.

A menção ao Programa Jovem Primeiro Emprego, é o Projeto de Lei Nº 013 de 17 de dezembro de 2002 de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito Chagas Batista que tornava legal a seleção de alunos com melhor rendimento no Ensino Médio para prestar serviços remunerados para a administração pública.

Estamos dedicados a viabilizar este momento há um tempo e sabemos o quanto é importante o estágio nessa fase da vida estudantil. É uma porta que se abre, mediante o esforço de cada um dos selecionados na sala de aula. Além da qualificação, este ato vai proporcionar a remuneração que vai ajudar o jovem e a família, em tempos de crise nacional. Trata-se de uma fase de enriquecimento pessoal e profissional e nós acreditamos no sucesso deste projeto e esperamos expandi-lo gradativamente”, salientou o prefeito de Tarauacá, Dr. Rodrigo Damasceno.

No nosso primeiro ano de gestão nós já ampliamos de 10 para 20 alunos contemplados, no ano de 2014 passamos de 20 para 65, em 2015 passamos de 65 para 90 e nesse ano de 2016 passamos de 90 para 108 estagiários devidamente aptos a contribuir de forma honrosa a administração municipal e isso é uma grande vitória para a juventude que se empenha em dar o melhor de si na sala de aula”, destacou Rodrigo que fez citou ex-estagiários que atualmente desempenham funções de destaque na administração de forma efetiva.

Rodrigo pediu para que os novos integrantes do Governo de Um Novo Tempo fizessem uma reflexão acerca dos desafios que sempre farão parte da vida de cada um, “o que é melhor para minha cidade onde eu moro, onde mora minha família, onde eu adotei como meu lugar de crescer e prosperar. E vejo nos olhos de todos vocês aqui presente, não a sensação de anseio pessoal pois estamos aqui pelo coletivo, mas consigo identificar um olhar de esperança por dia cada vez melhores para nossa cidade e nossa população. É com profunda alegria que digo: Sejam muito bem-vindos”, finalizou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o superintendente municipal de Educação, Maria Gomes; o superintendente de Educação, Márcio Araújo; a gerente de Compras da Educação, Rita Siqueira; o diretor assistente, Clovis Adriano Vianna; a supervisora de Educação, Cleonice Xavier; a orientadora educacional, Erica Jandote; a coordenadora pedagógica, Edlaine Vermelho; além do coordenador do curso técnico de informática, Luiz Guilherme Rodrigues.

ESTÁGIO E BENEFÍCIOS

Os estagiários firmarão um “Termo de Compromisso” com a Prefeitura, podendo ser extinto a qualquer momento, por iniciativa da Administração Pública Municipal ou do estagiário, sem qualquer ônus. Sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 ano, será concedido ao estagiário um período de recesso remunerado de 30 dias, preferencialmente durante as férias escolares. Nos casos de estágio com duração inferior a 1 ano, os dias de recesso serão proporcionais.

O setor que solicitar o estagiário será responsável pela indicação do supervisor do estágio, que ficará com a incumbência da orientação e avaliação de desempenho do estudante, cujo objetivo é buscar o aperfeiçoamento do estágio.

O convênio prevê o fornecimento de uma bolsa-auxílio que deve chegar ao valor de R$ 600,00 (seiscentos reais). Além disso, o CIEE é responsável por todo o processo seletivo e documentação dos estagiários, sempre obedecendo à demanda a ser solicitada pelo Município.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, através de treinamentos, programas de estágio e aprendizado.

Para saber mais sobre o CIEE e a Nova Lei de Estágios acesse: http://www.ciee.org.br/portal/nova_lei_estagio.asp

Assecom Tarauacá

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem