COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO

20/05/2014
Organização Político-Administrativa do Brasil
Município: Local onde vive o Cidadão, a cidade.
Estado: Formado pela reunião dos Municípios, divididos geograficamente.
União: Formado pela reunião dos Estados.
Distrito Federal: Sede da Capital Federal, Brasília.

O Ajuste Fiscal e os Trabalhadores
“O Governo pede sacrifício dos trabalhadores em relação a uma séria de questões, mas mantém os mesmos gastos”. Marina Silva, Ex- Ministra do Meio Ambiente e Candidata a Presidente da República, nas últimas eleições.

A Reforma Política
Na próxima semana será votado na Câmara dos Deputados o texto da Comissão Especial, sobre a Reforma Política. Parece-me que as mudanças que serão propostas, vão atender mais aos interesses dos maiores grupos políticos, do que atender as vozes roucas, que conclamam mudanças significativas.

Câmara dos Deputados
Será lançada em breve, a Frente Parlamentar Mista, em Defesa do Ensino Profissionalizante no Brasil.

Mercadante na Berlinda
O Ministro Aloizio Mercadante, está sendo responsabilizado pelo destempero e pela desarticulação política do Governo Dilma, em Brasília. Já é dada como certa a sua queda nos próximos dias.

Governador Tião Viana e o Pacto Federativo
O governador Tião Viana, estará nesta quarta feira, em Brasília, para discutir juntamente com o Congresso Nacional e os demais governadores, as mudanças necessárias, no novo formato do Pacto Federativo Brasileiro, principalmente, na distribuição justa dos repasses financeiros.

CPI da BR 364
Foram garantidas as oito assinaturas dos Deputados Estaduais, no Requerimento da instalação da CPI da BR 364, que já foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Segundo um observador, a referida CPI, vai tirar o sono de figuras da Situação e Oposição. Agora, é esperar para ver.

A Integração dos Órgãos de Segurança é o caminho
A Integração e as ações permanentes dos órgãos de segurança pública em todo o estado, com abordagens nas ruas, praças e bares de forma sistemática, é a ação que o Estado desenvolve para garantir a segurança da população e não perder a guerra para a marginalidade. 

O Acre e a Dengue
O Estado do Acre aparece no Cenário Nacional, como um dos campeões de casos de dengue no Brasil. Dos municípios acreanos, Cruzeiro do Sul, bate recorde.

O Dia do Fico
O Partido Verde, representado pelo Deputado Nelson Sales, declarou em alto e bom tom, que o PV voltará para a base política da FPA. Segundo um observador de Sena Madureira, o PV, leva consigo, a SEAPROF, Secretaria de Saúde e a direção da rádio local.

Um Jeito novo de administrar 
Os gestores municipais poderiam fazer uma administração compartilhada, como fazem na época das campanhas, quando buscam o apoio das forças políticas para vencer as eleições. Agora, já eleitos, deveriam valorizar as forças e os potencial das categorias, através das quais, os Secretários de Educação e saúde, fossem escolhidos pelas suas respectivas classes representativos. Daria um verdadeiro exemplo de transparência e valorização das respectivas categorias profissionais.

Serviço 0800 em Tarauacá
Vejo algumas Instituições com gastos exorbitantes implantando suas Ouvidorias, que na prática, não tem atendido o clamor da população. Sugiro que a prefeitura Municipal de Tarauacá implante o serviço 0800 municipal, para que a população apresente suas reclamações e solicitações de serviços públicos e serem atendidas, com a agilidade que o caso requer.

Defensoria Pública em Tarauacá
As pessoas que tem condições financeiras e precisam resolver problemas na justiça, de imediato contratam seus respectivos advogados. As pessoas humildes e que não detém dos recursos, para garantir os seus direitos, para evitar que injustiças sejam cometidas, são amparadas por Lei, para que a Defensoria os defenda. Para tanto, se faz necessário que Tarauacá, tenha Defensores Públicos permanentes, para que os direitos de todos sejam resguardados.

Dia do Gari
Algumas administrações municipais passam o ano todo, sem valorizar esses importantes profissionais que deixam as nossas cidades mais belas e humanizadas. Muitos não têm uniforme, botas, luvas, óculos protetores, máscaras e os equipamentos, para desenvolver um serviço com segurança e dignidade. No entanto, no Dia do Gari, fazem um café da manhã, tiram fotos, sorteiam presentes, apresentam sorrisos largos e no outro dia, vira tudo como antes, na terra do Abrantes. 

e-mail: políticanatocadocoelho@gmail.com

Coluna, Política na Toca do Coêlho 13-05-15

Internacional

Após nove anos sem relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, o presidente Barack Obama, pediu ao Congresso Americano a retirada de Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo.

Lula de Novo, com a Força do Povo

A vinda do Ex-Presidente Lula ao Acre deixou claro que, se ele sobreviver politicamente com relação às denúncias do escândalo da Petrobras, voltará a ser o candidato a presidente, pelo PT, em 2018.

Os investimentos

O Governo brasileiro investiu em 2010, no FIES 1,1 bilhão de reais. Em 2014, investiu 13,4 bilhões de reais. No seguro desemprego, em 2003, o investimento foi de 6,6 bilhões. Em 2013, houve um considerável acréscimo de 31,9 bilhões. No Bolsa Família, foram gastos 25 bilhões de reais, que com certeza influenciaram nas eleições de 2010, 2012, 2014 e sem dúvidas, ainda vai embalar as eleições de 2016 e 2018.

Precisa Mudar

O jogo de interesses e a briga pelo Poder são muito maiores, do que muitos pensam. Os Ministros para o STF, TSE, STM, STJ, TST e os Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados, deveriam ser escolhidos por Mérito (Formação Acadêmica e Títulos, bem como, pelo tempo no Serviço Público. Quando acontece por indicações e apadrinhamentos políticos, corre-se o risco, dos indicados perderem o Poder de Isenção, em relação às matérias de interesses dos seus indicadores.

Ordem na Casa

O Presidente da Câmara, Dep. Eduardo Cunha-PMDB-RJ, colocou ordem na casa. Era de costume alguns parlamentares assinarem requerimentos para formação de CPI e em seguida, sem explicações, retirar seus nomes. Recentemente dois deputados do PSD, tentaram fazer a manobra, mas foram barrados, por Ordem da Presidência.

A Disputa pela Terceirização

O Tribunal Superior do Trabalho, em 1994, estabeleceu que uma Empresa não poderia terceirizar os serviços de sua atividade principal, ou atividade-fim. Apenas os serviços considerados secundários ou atividade-meio (vigilância e limpeza).

O que foi aprovado na Câmara

A Câmara dos deputados aprovou recentemente a regulamentação da categoria, autorizando a terceirização para todas as atividades. Um banco poderia em tese, subcontratar não apenas vigilantes e pessoal da limpeza, mas também gerentes e analistas.

Por que o Governo é contra?

Porque teme perder arrecadação de tributos e contribuição trabalhista.

Qual a ameaça ao Projeto da Terceirização

O texto aprovado na Câmara precisa ainda ser aprovado no Senado e alguns Senadores defendem a terceirização apenas para atividade-meio.

PNHR 

O Programa Nacional de Habitação Rural beneficiou em 2014, 180 mil famílias brasileiras. 

PNHR no Acre

O Programa Nacional de Habitação Rural beneficiou os acreanos, com 373 unidades habitacionais.

100 dias de Ney Amorim Presidente

O Deputado Ney Amorim-PT, completando 100 dias a frente do Poder Legislativo acreano, aparece como uma liderança em projeção. Exerce o Poder com liderança e simplicidade e destaca-se como um bom articulador e admirável gestor. Ney Amorim tem dado uma dinâmica administrativa, aproximando o Parlamento da população, respeitando o contraditório da oposição e mantendo um extraordinário relacionamento com os servidores da casa e com a imprensa.

Pastor Agostinho da Igreja Batista do Bosque

O Pr. Agostinho, líder religioso da IBB, tem razão, ao dizer que não é bom misturar liderança religiosa com política. Quando se mistura, acontece o que estamos vendo quase que diariamente: alguns pastores, sendo desmoralizados por não ter a propalada liderança política, entre os membros de suas igrejas.

O Lixão de Tarauacá

Muito se falou das administrações anteriores em relação ao recolhimento do lixo urbano e hospitalar de Tarauacá. Mesmo com a denominação de um Novo Tempo, o recolhimento, transporte e armazenamento, ainda continua no Velho Tempo. Tudo a céu aberto. O lixo é recolhido em caminhão aberto, e durante o transporte, vai caindo, sujando as ruas da cidade.

Sugestão: Consórcio do Aterro Sanitário

Já que os municípios de Tarauacá e Feijó estão separados por apenas 46 km, as duas administrações poderiam fazer um consórcio, para construir um Aterro Sanitário adequado, com caminhões apropriados para o recolhimento, transporte e armazenamento do lixo das duas cidades.

Capela Municipal em Tarauacá

A Administração de Tarauacá, através da Implantação do Plano Diretor da Cidade, na direção da parte alta da cidade, deveria preparar o novo cemitério, construindo uma Capela Municipal, para que as pessoas possam velar ali, os falecidos de suas famílias.
  
-----------------------------------------------------------------------------------------
Coluna Política na Toca do Coêlho, 08-05-15

Marcha dos 100 mil - Representantes da sociedade civil organizada e de partidos políticos de oposição articulam uma marcha com 100 mil pessoas, contra a presidente Dilma, dia 27 de Maio, em Brasília, preparando o ambiente para protocolarem uma Ação de Crime de Responsabilidade, pedindo o afastamento e até o impeachment, em função da alteração, conhecida como “pedalada fiscal”, na Lei Orçamentária. 

PDT Nacional fora da base da Presidente - Os Parlamentes do PDT no Congresso Nacional, pressionam o Diretório Nacional do partido, para deixar a base política do governo Dilma. Segundo os bastidores de Brasília, essa situação será decidida e comunicada oficialmente, no Congresso Nacional do Partido que acontecerá em Maio ou Junho, em Brasília. Na votação sobre os ajustes fiscais do governo, toda a Bancada do PDT na Câmara, votou contra a proposta.

PEC da Bengala - A Câmara dos Deputados aprovou a PEC 457, aumentando de 70 para 75 anos a idade para as aposentadorias compulsórias. A Presidente Dilma perde poder, deixando de indicar 18 ministros para cortes superiores. Ela deixará de nomear durante o seu governo, 05 ministros para o STF e 13 ministros, para o STJ, TST, STM e TCU. 

Senadora Marta Suplicy sai atirando - A Senadora Marta Suplicy – PT/SP abandonou o PT e saiu atirando em seus ex-aliados. “O PT acabou. Se contaminaram com o Poder”, disse a senadora paulista ao pedir sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores, que ajudou a fundar e a crescer. Segundo informações de bastidores, ela ingressará ao PSB, que pelo qual, disputará a Prefeitura Municipal de São Paulo.

Senador Jorge Viana - Tem dado o que falar e incomodado muita gente, a frase dita pelo Senador Jorge Viana- PT-AC, em entrevista ao jornal Brasil Econômico, “O PT tem que se cuidar para não perder a vergonha”. 

Vereadores Valorizados - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, em parceria com o Gabinete do Vice-Presidente do Senado, Jorge Viana- PT estará realizando o 1º Encontro de Câmaras Municipais, que será realizado nos dias 15 e 16 de Junho, com o objetivo de criar uma Associação para o fortalecimento das ações dos vereadores nos municípios do estado.

Gabinete do Vereador - A Assembleia Legislativa poderia fortalecer sua relação política com os Senhores Vereadores dos municípios acreanos, instalando na Sede do Poder Legislativo, um Gabinete do Vereador, oferecendo assessoria técnica, política e administrativa, quando esses virem a Rio Branco, em busca de soluções para as demandas de suas comunidades. 

PROCON Móvel Legislativo -Em função da procura pelos Direitos dos Consumidores principalmente nos municípios e comunidades mais distantes, sejam da zona urbana ou da zona rural, sugiro que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, implante o PROCON Móvel Legislativo, no sentido de se aproximar mais da população e garantir o cumprimento dos direitos do consumidor.

Cidadania - O Governador Tião Viana, acertadamente define uma ação de cidadania, implantando um Programa para alfabetizar 68 mil pessoas no Acre, sendo 30 mil nas áreas urbanas e 38 mil na zona rural. Esta não é uma situação política partidária e sim, de cidadania e de compromisso com a sociedade, que será coordenada pelo Sub-Secretário de Educação, Moisés Diniz.

Hospital Infantil da UNIMED -Já é hora da Direção da UNIMED, em respeito aos seus usuários, providenciar a construção de um hospital próprio em Rio Branco, com atenção especial para as crianças. Atualmente, só tem a URGIL, que é uma Cooperativa/Conveniada, sem as condições estruturais para atender as demandas existentes. Percebemos poucos médicos, preços elevados e insatisfações generalizadas.

Abaixo as Taxas Abusivas - A Assembleia Legislativa, após ouvir várias reclamações e denúncias da Classe Empresarial acreana, referentes à majoração das taxas cobradas pelos cartórios no Estado, realizou reunião com os empresários a fim de encontrar saídas para frear os preços abusivos.

Cidade do Esporte para a Juventude de Tarauacá - A Prefeitura Municipal de Tarauacá, em parceria com o Governo do Estado e com participação das Emendas dos parlamentares federais, poderia construir a Cidade do Esporte, incentivando a prática de diversas modalidades esportivas.

Vila Agrícola para o Idoso de Tarauacá - A construção de uma Vila Agrícola, onde os idosos pudessem cuidar de horta, criar galinha caipira, cuidar de plantas ornamentais, etc., contribuiria para o desenvolvimento ocupacional dos nossos idosos.

Empregada Doméstica - O Senado Federal aprovou a regulamentação dos direitos das empregadas domésticas. Agora, além de salário mínimo, férias, décimo terceiro, licença-maternidade, os trabalhadores domésticos passam a ter direito a seguro-desemprego, adicional noturno, FGTS, indenização por demissão sem justa causa entre outros.

Eleição Sindical O tarauacaense Alberlândio Brandão Menezes, servidor da Assembleia Legislativa, do Setor de Taquigrafia, venceu a eleição para Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Estado do Acre- SINDPLAC.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------------

Coluna Política, na Toca do Coêlho, 01-05-15



Dilma em silêncio

Com a impopularidade mostrada em todas as pesquisas, nos últimos três meses e com medo dos panelaços Brasil afora, a presidente Dilma, não falará aos Trabalhadores, quebrando a tradição do pronunciamento presidencial em comemoração ao Dia do Trabalho.

Parabéns aos Trabalhadores

Parabéns aos Trabalhadores Brasileiros, que lutam diariamente de forma honesta e heróica, para sustentar suas famílias, sem recuar, sem cair e sem temer!

Acompanhe o Mandato do seu Senador 

Acompanhe o mandato do seu Senador, para saber quantas e quais as proposições legislativas apresentadas, quanto ganham, quem são seus assessores e quais são os seus gastos, , através do

Portal da Transparência do Senado Federal e através do fone: 0800612211.

Acompanhe o Mandato do seu Deputado Federal 

Acompanhe os trabalhos do seu Deputado Federal, através do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados e através do fone: 0800619619. 

Atuação no Congresso Nacional

Estive observando as proposições legislativas apresentadas pelos parlamentares do Acre, no Congresso Nacional, nesses três primeiros meses de Mandato. Em breve farei uma avaliação, aqui na coluna.

Mandatos dos Deputados Estaduais 

Estou fazendo uma pesquisa, para mostrar o desempenho dos nossos Deputados Estaduais, nesses três meses de mandato e em breve, farei os devidos registros aqui na coluna.

Acompanhe se o seu Prefeito está utilizando bem os recursos públicos do seu município

Entre em contato com os técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Acre, para saber se o Prefeito de sua cidade está cumprindo com as suas obrigações legais, quanto aos percentuais mínimos a serem observados: 30% na Educação, 25% na Saúde e, não superior a 60% com folha de pagamento dos servidores. Veja se as contas de 2012 e 2013 foram aprovadas. Através do Site: www.tce.ac.gov.br e e-mail: assessoriadecomunicação@tce.ac.gov.br


Prefeituráveis 2016

Nos Senadinhos da política, em alguns municípios do estado, já começam a surgir nomes, que poderão disputar a eleição para Prefeito em 2016. Apresento aqui, alguns que já se apresentaram como candidatos, outros que estão sendo convidados e outros lembrados por segmentos da sociedade de seus respectivos Municípios

Acrelândia

Caetano – PT
Djalma – PP

Assis Brasil

Dr. Betinho - PSDB
Zum - PSDB
Manoelzinho - PT

Brasiléia

Everaldo Gomes – PMDB
Ver. Fernanda Hassem – PT
Ver. Joelson Pontes – PP
Advogado Valadares

Bujari

Tonheiro - PT
Fernando - PP
Neto Padeiro – PSB.

Capixaba

José Augusto - PP
Filhinho – PTN
Careca – PSD
Ângela – PC do B.

Cruzeiro do Sul

Iderley Cordeiro – PR
Henrique Afonso – PSDB
Ver. Romário – PSDB
Dr. Jonattan Donadoni – PMDB
Assem Cameli
Marcelli Thomé
Dep. Joza da Farmácia – PTN
Marcus Venícius.

Epitaciolândia

André Hassem – PSDB
Tião Flores – PSB
Sérgio – PT
Marcos – PT
Mário Maffi

Feijó

Francimar Fernandes – PT
Pelé Campos – PMDB
Chicarlos – DEM
Kief Cavalcante – PP.

Jordão

Nágila – PT
Ver. Zeína Menezes – PMDB
Filho – PSDB.

Mâncio Lima

Thaumaturgo Lima – PT
Isaac Lima – PT
Francisco Deda – PROS.

Manuel Urbano

Ale Araújo – DEM
Tanísio Thaumaturgo – PDT
Mendes Filho – PSB
Raimundo Justino – PT
Jefferson Magalhães – PHS.

Porto Acre

Ruy coelho – PMDB
Bené Damasceno
Sérgio Baquer - PSD
Zé Maria – PT
Daniel Nogueira – DEM.

Plácido de Castro

Luiz Pereira
Tavares – PP
Paulinho 
Gedeão – PSDB.

Rio Branco

Marcus Alexandre – PT
Eliane Sinhasique – PMDB
Luiz Tchê – PDT
Socorro Nery - PSDB
Bocalom – DEM
Luiz Anute – Solidariedade
Edvaldo Souza
Francineudo Costa
Rondiney Dourado
Rodrigo Fernandes
Paulo Klein
Waldir França- PSOL

Rodrigues Alves
Sebastião Correia – PMDB
Josué Dourado – PT
Orleirzinho 

Senador Guiomard

Ney do Miltão
Antonia Lúcia – PSC
Marfisa Galvão – PSD
Ver. Vanderson
Branca – DEM
Ver. Manoel Macedo – PSDB
Neto Ribeiro
André Maia
Alvani Brito – PT.

Sena Madureira

Mano Rufino – PR
Dep. Gehlen Diniz – PP
Antonia Vieira – PSDB
Alan Areal
Mazinho Serafim – PMDB
Dep. Nelson Sales- PV
Leuda Areal
Carlos Vale - PTN

Tarauacá

Rodrigo Damasceno – PT
Dep. Jenilson Leite – PC do B
Chico Batista – PDT
Ver. Janaína Furtado – PSD
Marilete Vitorino - PSD
Ver. Mirabor Leite – PMDB
Edmar Rodrigues – DEM
Chico Sombra – PTN
João Paulo – PSDB
Júnior Feitosa – PSB
José Mourão.

OBS: 1 - O Ex-Prefeito, Vando Torquato – PP, se conseguir se habilitar junto ao TSE.

OBS: 2 - Se o Dr. Rodrigo Renunciar, ou se não for candidato a reeleição, o PT, discute dois nomes, a Profª. Francisca Aragão ou Dr. Jasone.

Xapuri

Marcinho Miranda – PSDB
Aílson Mendonça – PSB
Emilson Farias – PT
Jéssica Monteiro


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com
------------------------------------------------------------------------------------

Coluna Política, na Toca do Coêlho, 29-04-2015

Cassação Branca

A Presidente Dilma passa por turbulências e um desgaste jamais visto, para um governo de quatro meses de mandato. Os mais próximos, acham que ela perdeu poder, anda cabisbaixa e desanimada, principalmente após a prisão do Tesoureiro do PT.

Exemplo para a política

Qual o verdadeiro exemplo para a sociedade brasileira, principalmente para a juventude entusiasmada em participar da Boa Política, quando 34 Deputados Federais, 12 Senadores, incluindo o Presidente do Senado e Câmara dos Deputados, além de Ministros, Governadores, dirigentes partidários e empresários, são relacionados para investigação, por utilização de propinas de desvios de recursos de empresas e órgãos federais?

Queda do Deputado Siba Machado

Correntes internas do PT se articulam em Brasília, para tirar o Dep. Siba Machado-AC, do Cargo de Líder do PT, na Câmara dos Deputados, segundo seus pares, o mesmo não conseguiu se articular para evitar as sucessivas derrotas do Governo.

Dando Exemplo

O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha - PMDB comunicou no Plenário da Casa, que iria autorizar os descontos financeiros, para os Deputados que faltam às sessões. No final deste mês, os faltosos sentiram no bolso, o não cumprimento de suas obrigações. Teve Deputado com mais de R$ 7.000,00 descontados de seus salários.

Plenária do PT

Segundo participantes da Plenária do PT, no último sábado, em Rio Branco, o clima esquentou entre alguns militantes do Partido dos trabalhadores e o Senador Jorge Viana. Tudo por conta das últimas entrevistas do Senador, nas quais diz que o PT precisa voltar as suas origens e ter mais humildade.

Medida positiva

A medida tomada pelos integrantes da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, de fazer um diagnóstico da situação das unidades de saúde em todo Estado, para conhecer a realidade e as demandas de cada município, é de fundamental importância para buscar soluções para os problemas da área.

Assembleia Aberta

Lembrando que esse Programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa foi exatamente para diagnosticar os problemas sociais de todo o Estado do Acre. Os problemas levantados encontram-se na Assembleia Legislativa, nos relatórios técnicos realizados em cada município acreano.

Sem Maternidade

Os municípios de Feijó e Epitaciolândia, não têm maternidade. Os feijoenses nascem em Tarauacá e os Epitaciolandenses, nascem em Brasileia. Estatisticamente, aumentam as populações de Tarauacá e Brasileia, porém, serão munícipes do Feijó e Epitaciolândia.

Programa de Orientação Vocacional para os Estudantes de Tarauacá.

Seria de grande importância desenvolver o Programa de Orientação Vocacional para os estudantes de Tarauacá, Jordão e demais municípios, no sentido de facilitar suas escolhas profissionais, destacando suas habilidades e aptidões, para que possam desenvolver suas profissões com eficácia.

Carteira do Ministério do Trabalho em Tarauacá

A Prefeitura Municipal de Tarauacá precisa urgentemente, realizar uma parceria com a Delegacia Regional do Trabalho-Acre, para que as pessoas tirem suas carteiras de trabalho no próprio município, sem precisar se deslocar para Cruzeiro do Sul ou Rio Branco. Desse modo, evitariam gastos.

Museu Histórico de Tarauacá

Com o objetivo de resgatar a magnífica história da Capital do Abacaxi, sugiro que as autoridades constituídas e legitimadas pela nossa população, busquem elaborar um Projeto do Museu Histórico de Tarauacá, através do Ministério da Cultura e Emendas Parlamentares, no sentido de manter viva a história da nossa terra.

Pegando Carona

Alguns vereadores de Tarauacá estão insatisfeitos, com a administração municipal, por estar priorizando vereadores mais amigos, que já iniciaram suas campanhas visando 2016, dando carona nas ações itinerantes da prefeitura e ações do núcleo de educação do município. 

Conjunto Habitacional Sen. Altevir Leal

Já está passando do tempo, da sociedade Taraucaense prestar uma justa e merecida homenagem ao Ex-Senador Altevir Leal, que tanto ajudou a população, principalmente os mais necessitados. Sugiro que o conjunto habitacional que o Governo do Estado irá construir em Tarauacá, receba o seu nome. Todos sabem que a maioria das terras urbanas do município pertencia a sua família e foram doadas, em 1986, pelo então senador Tarauacaense.


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com


----------------------------------------------------------------------------------------
Coluna Política Na Toca do Coêlho – 24/04/15

Acesso a Informação

O acesso a informação pública no Brasil, está assegurado no artigo 5º da Constituição Federal, Inciso XXXIII. “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestados no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

Dilma e os Fatos de Corrupção

O Ex-Presidente FHC e o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, até então fazem coro a vários juristas. Mesmo em função das denúncias de corrupção do Mensalão, Petrobras, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Eletrobras e Infraero, não há fato determinante para o Impeachment da presidente

Fato Novo: Crime de Responsabilidade

Após os dados apresentados por Ministro do TCU- Tribunal de Contas da União, de que o Governo da Presidente Dilma, usou de artifícios, conhecido como “pedaladas”, Violação da Lei Orçamentária, utilizando recursos da Caixa Econômica e Banco do Brasil, indevidamente, para mascarar as dívidas da máquina pública, o assunto faz parte da agenda da ordem do dia em Brasília.

Falta de sintonia

O Senado Federal parece não ouvir as vozes roucas que vêm das ruas. Mesmo com a inflação em alta, o arrocho salarial batendo nas portas dos brasileiros, o desemprego galopante, aprovou o aumento do Fundo Partidário (recursos repassados para os Partidos Políticos anualmente) de R$289,5 milhões, para R$ 867,5 milhões.

Voto Distrital

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aprovou o Voto Distrital para Vereador, nas cidades que tenham mais de 200 mil eleitores. Agora, respeitando o Sistema Bicameral, será analisado pela Câmara dos Deputados.

Eleições 2016

O Prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre – PT começa a se movimentar. Nesta semana, realizou duas reuniões importantes: uma com os dirigentes dos partidos da FPA e outra, com líderes comunitários e presidentes de Associações de Bairros.

PDT+ PRB + PTN +PSDC + PRP e PPL

Os Dirigentes destes partidos se articulam para propor uma via alternativa para 2016 e 2018. Lançam Candidato a prefeito em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Plácido de Castro e Epitaciolândia. Alegam que obtiveram juntos, mais de 127 mil votos na última eleição e não são valorizados nas administrações que ajudaram a ganhar.

Porteira Fechada

Muitos dirigentes dos partidos da FPA, que elegeram mais parlamentares e que tiveram mais votos que o PCdoB, estão revoltados. Segundo eles, os comunistas têm indicado todos os cargos do DEPASA, na capital e no interior, enquanto outros partidos, sequer indicaram cargos no 2º ou 3º escalão da Prefeitura de RB ou do Governo do Estado.

Correndo contra o tempo

Foi dada entrada nos últimos dias, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, a documentação para criar mais 5 partidos políticos no Brasil, para a disputa do pleito de 2016, conforme a seguir: Partido Militar Brasileiro; Partido da Mulher Brasileira; Partido Liberal; Partido Muda Brasil e Partido Novo.

FAPAC

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Acre, poderia desenvolver uma FEIRA DO CONHECIMENTO, em categorias MUNICIPAIS e ESTADUAL, estimulando o conhecimento dos estudantes acreanos, em busca de soluções para as nossas demandas sociais.

Curso pré-vestibular para os estudantes de Tarauacá

No momento em que se articulam ações positivas em prol da nossa pátria educadora, faz-se necessário que o Governo do Estado, ofereça Curso Pré-Vestibular para os estudantes de Tarauacá, como forma de estimular e incentivar oportunidades iguais em prol de uma formação acadêmica consolidada e um futuro profissional garantido.

Parabéns Tarauacá!

Agradeço a Deus por ter nascido em Tarauacá e ser filho da Professora e Vereadora Almira Coêlho e do Sr. Taumaturgo Farias. Confesso que AMO a minha Cidade. Sai, em busca de estudos e de oportunidade de emprego. O meu PRESENTE para Tarauacá, baseado no meu compromisso social, no momento em que comemora os seus 102 anos de fundação, será realizar uma AGENDA POSITIVA, através de um Planejamento Estratégico Participativo, ouvindo a Sociedade Civil Organizada, definindo ações de curto, médio e longo Prazo, com o apoio de outros filhos de Tarauacá e entregar um relatório técnico, apresentando os problemas e indicando soluções, ao Sr. Prefeito Municipal, Câmara de Vereadores e ao Governador do Estado do Acre.

3º Encontro dos filhos de Tarauacá, que moram em Rio Branco.

Com o objetivo de celebrar os 102 anos de fundação de Tarauacá, estaremos nos reunindo, hoje, às 21h, no Arena Planet (Antigo Juventus). Todos os Tarauacaenses e amigos de Tarauacá estão convidados. Na oportunidade, vamos receber doação de material de higiene pessoal, que encaminharemos para a Prefeitura distribuir às famílias mais necessitadas.

E-mail: politicanatocadocoelho.@gmail.com


------------------------------------------------------------------------------------

Coluna Política na Toca do Coêlho - 22/04/15

"Desde que assumiu o Cargo de Vice-Governadora, Nazaré Araújo, já passou em vários testes. Sempre com sua simpatia e competência, parece já preparada para um futuro promissor" (foto: www.pagina20.net)
Falta fazer o dever de casa

Enquanto a sociedade brasileira é forçada a pagar altos impostos, o Governo Federal parece não se preocupar com a inflação, perda do poder de compras e o arrocho salarial sofrido pelo grande maioria da população. Em três meses os gastos com cartões corporativos de 24 Ministérios, dos 39, totalizaram 9 milhões de reais.

Não mudou tanto

Dos 513 Deputados Federais, 289 foram reeleitos, 26 já assumiram mandatos antes e 198 assumem pela primeira vez o mandato de Deputado Federal.

Mudou Bem

No Senado Federal, houve uma mudança significativa, na votação para renovar 1/3 da Casa, dos 27 Senadores, 22 foram eleitos e apenas, cinco, foram Reeleitos.

Redução da Bancada do PT no Senado

Comenta-se, nos bastidores do Senado Federal, que o PT poderá sofrer uma redução em sua Bancada de 04 (quatro) Senadores: Além de Marta Suplicy (SP), Delcídio Amaral (MS), Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) poderão debandar do PT, após os últimos escândalos em nível nacional.

Mudanças à Vista

O Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Eduardo Cunha –PMDB/RJ, busca mostrar serviço, no vácuo e fraqueza política da Presidente Dilma, e trabalha contra o tempo, para aprovar a PEC 299, que limita o número de Ministérios na Esplanada dos Ministérios, diminuindo dos 39 existentes, para 20 Ministérios.

Vice-Governadora

Desde que assumiu o Cargo de Vice-Governadora, Nazaré Araújo, já passou em vários testes. Sempre com sua simpatia e competência, parece já preparada para um futuro promissor.

Indenização

O Cabo do Exercito, Euriberto Peres procurou atendimento médico, até apelou e não foi atendido satisfatoriamente, nos Centros de Atendimento de Saúde e foi a óbito. Pergunta-se: se foi comprovada a negligência médica, quem vai indenizar sua família?

Devolução

Pergunta-me um observado da política acreana, “Se os pagamentos das pensões de Ex-Governadores forem considerados inconstitucionais, os valores até então recebidos, serão devolvidos aos cofres públicos”?

Eleições 2016

Se for aprovado o fim das Coligações Proporcionais já para as eleições de 2016, no Estado do Acre, os maiores e os que já têm mais estrutura partidária, serão os mais beneficiados. Na Oposição: PMDB, PSDB, PP, PSD e a Nova Sigla, resultado da fusão entre DEM e PTB. Na Situação: PT, PSB e PDT.

Fábrica de Compensados em Tarauacá

Em 2011, véspera das eleições municipais, a população de Tarauacá, extremamente carente de oportunidades de trabalho, foi informada que seriam gerados mais de 250 empregos diretos com a instalação de uma Fábrica de Compensados. Em 2013, limparam o terreno e construíram um galpão. Nunca mais se ouviu falar no assunto. Será que até Março de 2016, vão instalar o maquinário?

Casa de Apoio

Muitos Tarauacaenses, de famílias pobres, principalmente da Zona Rural, têm vindo a Rio Branco, em busca de tratamento de saúde e não tem familiares para serem acolhidos. Chegam doentes e com pouco recurso financeiro, passam por constrangimentos e necessidade. Seria de fundamental importância, ter uma Casa de Apoio, para atender esses conterrâneos necessitados.

Rodoviária

A Prefeitura Municipal de Tarauacá, em parceria com o Governo do estado, precisa urgentemente construir uma Rodoviária no Município. As pessoas se apertam numa sala pequena da empresa de transporte que atende ao município, sem as mínimas condições básicas. Fica a sugestão.

Encontro dos Tarauacaenses em Rio Branco

No Próximo dia 24 de Abril, data do aniversário da Capital do Abacaxi, os Tarauacaenses que moram em Rio Branco e seus amigos, estão convidados a participar de um Encontro dos Filhos de Tarauacá, no Arena Planet ( Antigo Juventus), a partir das 21h, para celebrar os 102 anos de fundação do município. Na oportunidade, a coordenação do evento estará recebendo doações de produtos de higiene pessoal, que serão encaminhados para a Prefeitura Municipal, a fim de atender as famílias mais necessitadas.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------------

Coluna Política, na Toca do Coêlho - 17/04/15

Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos
Art. 19- “Toda pessoa terá direito à liberdade de expressão; esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações e idéias de qualquer natureza (...)”.

Presidencialismo do Parlamentarismo
A Presidente Dilma, teve que adotar uma nova fórmula para conseguir “governar”, mesmo ocupando a cadeira mais cobiçada do Brasil, no Planalto Central. Pelas circunstâncias políticas em que se encontram o seu partido e aliados, denunciados de envolvimento em escândalos de corrupção em vários setores da administração pública, foi obrigada a dividir o Poder com o Vice-Presidente, Michel Temer - PMDB para assumir a articulação política e se aproximar mais do Congresso Nacional, e com o Ministro Joaquim Levy, ao qual entregou o total comando da economia nacional, que, aliás, já tem inflação recorde.

A Inflação Voltou
A inflação atinge 8,1%, o maior índice, em 12 anos. Com isso, diminui o poder de compra, aprofunda a retração na economia e arrocho salarial.

A Principal Reforma que o Brasil Precisa
Muito se tem falado em reformas no Brasil nas seguintes áreas: Política, Tributária, Judiciária, Agrária e etc., mas na verdade, se a maioria os nossos representantes tivesse compromisso verdadeiro com a Pátria Educadora, a PRINCIPAL, deveria ser a Reforma do Sistema Educacional, que valorize o Professor, com salário digno e estrutura adequada para oportunizar uma educação com qualidade para todos. Assim, todos votariam e escolheriam seus representantes com consciência, o que com certeza, beneficiaria toda população.

Confirmado
O PMDB continua avançando e ocupando espaços em áreas influentes, antes reservadas ao PT. Mesmo contrariada, a Presidente Dilma teve que agradar o Presidente da Câmara dos deputados. O Dep. Eduardo Cunha- PMDB, exigiu a nomeação de seu aliado, o Ex-Deputado e Ex-Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, no Ministério do Turismo.

Da Baixada ao Palácio o Rio Branco
O Governador em Exercício, Dep. Ney Amorim- PT, que assumiu o Governo, em função de viagens dos titulares, deu um belo exemplo de valorização e reconhecimento de sua principal base eleitoral. Tão logo assumiu o Governo, foi fazer uma visita a UPA da Baixada para ver in loco, como a população com quem convive desde criança, na Rua C, do Bairro Palheiral, está sendo atendida.

Novo Salário Mínimo
A partir de 2016, o novo salário mínimo, proposto pelo Governo, constante no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO será de R$ 854,00.

Residência Estudantil
Apresento como sugestão que a Bancada dos nossos parlamentares federais (Senadores e Deputados), em parceria com os Governos Federal e Estadual, ajude a juventude acreana que vem do interior do estado para a capital a fim de cursar o nível superior, liberando emendas para construção de uma Residência Estudantil. Desse modo, diminuiriam as despesas de seus familiares, pois muitos passam necessidades para conquistar um futuro promissor.

Reconhecimento de Todos
A implantação e os serviços prestados através da OCA - Organização Central de Atendimento, tem sido motivo de muitos elogios por parte da população. No entanto, já é hora do Governo do Estado e Prefeitura, iniciarem a descentralização desta importante ação de humanização social, na Regiões da Baixada, Tancredo Neves, São Francisco, 2º Distrito e Calafate.

OCA no Interior
Encontramos muitas pessoas de quase todos os municípios, vindo a Rio Branco, em busca de resolver algumas situações, na OCA. Seria importante, que o Governo do Estado, em parceria com as Prefeituras de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia, implantassem este serviço para a população do interior, o que diminuiria custos e tempo.

Recuperação da BR- 364 e Pontes
Faz-se necessário uma ação emergencial, para evitar o isolamento de alguns municípios, quanto à recuperação da estrada no sentido Rio Branco-Cruzeiro do Sul e das pontes de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Tarauacá. 

Violência x Armas e Drogas
Uma onda de violência, de armas de diversos tipos e drogas, toma conta dos bairros de Rio Branco e do interior do Estado, nos dando a sensação de que o Estado perde a guerra para a mesma. As fronteiras do Acre sem proteção adequada, a falta de oportunidades de emprego, a desagregação de famílias, refletem-se nas penitenciárias e cemitérios lotados, causando dor irrecuperável às famílias. 

Nota de Solidariedade
Registro minha solidariedade os integrantes do Partido da Mobilização Nacional- PMN, pelo falecimento do Dr. Oscar Noronha, Ex- Presidente Nacional do PMN, Ex- Deputado Federal, pelo Estado do Rio de Janeiro e Presidente de Honra, desta respeitável sigla partidária, ocorrido no dia 15/04/15. 

E-mail: politicanatocadocoelho.@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------
1/04/2014 - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

Art. 3º

I- Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II- Garantir o desenvolvimento Nacional;

III- Erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV- Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminação.

Exemplo para o Mundo

Após mais de 50(cinquenta) anos, sem relacionamento sequer cordial, os Presidentes Barack Obama (Estados Unidos) e Raul Castro (Cuba), se cumprimentaram civilizadamente, buscando estabelecer um novo relacionamento diplomático. Em encontro recente, no Panamá discutiram pontos de vista contrários, políticos e comerciais. Com intolerância e autoritarismo, não se chega a lugar algum.

Em Pleno Século XXI

O Alto índice de Corrupção e a falta de políticas estruturantes contínuas no Brasil têm causado muitos dissabores para a população brasileira. As últimas cinco pesquisas de circulação nacional, ainda apresentam os mais graves problemas no Brasil: 1- Falta de Saúde; 2- Falta de Segurança; 3- Falta de Educação com qualidade; 4- O Desemprego e 5- A Fome que ainda assola parcela significativa da população.

Quem pode pedir o Impeachment

Na coluna anterior, já me manifestei contrário a esse método para alternar o Poder. Mas pedagogicamente, podem pedir Impeachment, qualquer cidadão, entidades Representantes da Sociedade Civil Organizada ou Parlamentares. O pedido será apreciado pela Câmara dos Deputados, e se a mesma perceber fundamentos no pedido, precisa de dois terços dos membros da Casa, o equivalente a 342, dos 513 deputados, para declarar a perda do mandato. Na época do Presidente Collor, em 1992, o pedido foi apresentado pela OAB- Ordem dos Advogados do Brasil e pela ABI- Associação Brasileira de Imprensa.

Dilma na Berlinda 

A Presidente Dilma Rousseff, com três meses de governo em seu segundo mandato, conseguiu desagradar gregos e troianos. Com alto índice de impopularidade, ficou acuada e impossibilitada de aparecer em público. Onde andava, despertava coros de vaias, quando aparecia na televisão, causava o piscar de lâmpadas e panelaços, em função das denúncias de corrupção, da alta da inflação, da estagnação econômica, do aumento de impostos além, da gastança com a máquina pública brasileira, cartões corporativos e o exagero de seus 39 Ministérios.

Redução da Maioridade Penal

A Sociedade brasileira discute em todo território nacional a diminuição da idade penal. Já que a cadeia não conserta ninguém e a ressocialização não funciona neste sistema carcerário falido, para que mudar essa situação?

Instituto Médico Legal- IML

O Governo do Estado precisa urgentemente providenciar a instalação de Institutos Médicos Legais, em Tarauacá, que atenderia também, as populações de Feijó e Jordão; Brasileia, que atenderia Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil e Sena Madureira, que atenderia Manuel Urbano e Santa Rosa. Os familiares que precisam desse serviço especializado, é que sabem o tamanho do sofrimento por não tê-lo.

Desobedecendo

Alguns motoristas oficiais do Governo do Estado continuam desobedecendo a ordem do Governador, para não utilizar os carros oficiais em interesses particulares. Percebemos diariamente, nas esquinas das escolas particulares, os mesmo, deixando os seus filhos ou filhos de seus chefes imediatos. 

Espaço do Pedestre

No período das Campanhas Eleitorais, é proibido colocar placas ou “minidoor”, nos espaços públicos (calçadas). Por que, estão colocando as Malas da Campanha, ´´Partiu Acre´´, que não empolgou os acreanos, em frente à Biblioteca Pública? Um cadeirante ontem, teve dificuldades de passar livremente, porque a Mala ali colocada impedia seu percurso.

Eleitores para 2016

Os Eleitores que deixaram de votar ou justificar seus votos nas eleições de 2014, têm até o dia 04 de Maio, para regularizar suas pendências eleitorais e se habilitar, junto à justiça eleitoral, para exercer seu dever/direito de votar, nas eleições de 2016.

Desculpas dos Derrotados

Com um sorriso pálido, já sem a graça e a desenvoltura de antes, dizem: “Saio com a sensação do dever cumprido. Agora, terei mais tempo para cuidar da minha família e dos meus negócios”. 

Formação Política

Os partidos políticos, independente de ser situação ou oposição, se quiserem ter BONS representantes nos parlamentos, dirigentes partidários ou militantes partidários conscientes, agindo de modo politicamente correto, precisam investir em Cursos de Formação Política, com o objetivo de erradicar o analfabetismo político neste torrão da Pátria Educadora.

Fortalecimento do Poder Legislativo

O Supremo Tribunal Federal decidiu que os Governadores, só poderão ser processados, mediante “Autorização” das respectivas Assembleias Legislativas.

Tarauacá pede socorro!

A nossa Tarauacá é uma cidade diferente das demais. Chega-se, pelo Bairro Corcovado e sai pelo Bairro de Copacabana. Tem praticamente dois padroeiros, São José e São Francisco. Mesmo assim, não tem sido suficiente para proteger a nossa população, da insegurança pública e da falta de políticas públicas estruturantes, na 4ª cidade do Estado. Em uma semana, aconteceram crimes que lembram o faroeste sem lei. Uma jovem foi encontrada morta, após ser violentada; Um jovem matou outro, a paulada; Quando tudo parecia tranquilo, outro jovem matou outro jovem a bala e outro jovem se enforcou. Até quando, vamos pagar altos impostos e ficar sem segurança para proteger a população?

O Acre, no Rio de Janeiro

Logo mais à noite, o Acre será representado, pelo Rio Branco Futebol Clube, na Copa do Brasil, contra o Clube de Regatas Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coluna Política, Na Toca do Coêlho- 10/04/15

Declaração Interamericana de Princípios de Liberdade de Expressão:

Item 4 - “O acesso à informação mantida pelo Estado constitui um direito fundamental de todo indivíduo. Os Estados têm obrigações de garantir o pleno exercício desse direito”.

Precisamos saber

Art. 2º da Constituição Federal: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Portanto, nenhum Poder tem o direito de sobrepor o outro.

Pátria Educadora reprovada

Segundo a UNESCO, o Brasil cumpriu apenas duas metas de um total de seis, em 15 anos. A Evasão, Repetência, o Analfabetismo e a má gestão dos recursos públicos, apareceram como as principais vilãs. O Brasil nas últimas décadas já teve vários programas/modalidades: Mobral, Logos II, Supletivo, formação continuada ,interiorização dos cursos superiores, 14º salário, implantação de CIEPs- educação de tempo integral, estabelecimento de Planos Decenais de Educação, mas a constante descontinuidade de ações, tem deixado a desejar, em uma Pátria Educadora.

Dia 12 de Abril

Nas redes sociais, já se observa uma forte mobilização para uma grande manifestação em todos o Brasil, frente às insatisfações dos atos de corrupção que tomam conta do Brasil, seja pelo Mensalão, Lava Jato, Petrobras, Caixa Econômica, BNDES, Setor Elétrico do País e para completar a Alta da Inflação, que já passa de 8,3%, a maior dos últimos 12 meses.

Arrocho Administrativo

Mesmo com a Crise Financeira no Brasil, com raríssimas exceções, alguns Chefes de Poderes Executivos parecem não se preocupar, pois continuam com a prática de gastanças desenfreadas e recursos indo para o ralo. A certeza disso, é que a população, vai sofrer as consequências, por não ter as suas demandas atendidas e que, politicamente, influenciarão no resultado das eleições de 2016.

Poder Executivo I

Segundo, o Diretor- Presidente da Consultoria Política Coêlho & Farias, Consultor Tácio Farias, os chefes dos Poderes Executivos, precisam tomar algumas medidas emergenciais, e realizar um Choque de Gestão, para sobreviver aos 20 meses de mandato que faltam para encerrar suas gestões.

Poder Executivo II

Faz-se necessário, realizar um Planejamento Estratégico Participativo, ouvindo a Sociedade Civil Organizada, definindo Ações Prazo de Curto, Médio e Longo, por Secretarias ou órgãos governamentais, para gastar os recursos públicos, atendendo as demandas da população; Fazer uma previsão financeira, para pagar o os Encargos Sociais, 13º e para atender as contrapartidas das Emendas Parlamentares.

Poder Executivo III

A esta altura do mandato, se faz necessário um Conselho Gestor, para definir as prioridades e gerir as crises da administração; reinventar suas administrações: Constituir Realizar um recadastramento dos servidores e checar suas respectivas lotações; diminuir Secretarias; diminuir Cargos Comissionados; atualizar os portais de Transparência, prestando contas dos recursos recebidos e em que foi gasto mensalmente; controle nos gastos com celulares utilizados pelos gestores; controle no combustível, utilizados nos carros oficiais; controle em passagens aéreas e diárias; controle nas licitações de serviços e material de consumo e permanente; evitar apadrinhamentos e facilidades para parentes e aliados político, com recursos públicos. O Consultor finaliza: “Quem Planeja, tem FUTURO, quem improvisa, tem DESTINO”.

Dando Exemplo

O Prefeito Marcus Alexandre-PT, foi convidado pela direção da Frente Nacional de Prefeitos, para proferir uma palestra sobre Mobilidade Social, em encontro nacional, em Brasília, pelas ações que vem implantando em prol da Mobilidade Urbana, na Capital Acreana.

Mudanças nas Câmaras

Rio Branco: Com os resultados das eleições de 2014, saiu Eliane Sinhasique- PMDB, e assumiu Lene Petecão- PSD. Com o afastamento do Vereador Marcelo Macedo-PT, para assumir a Secretaria Municipal de Finanças na PMRB, assumiu o Vereador Ismael-PT. Com o afastamento do Vereador Juracy Nogueira-PP, por problemas de saúde, assumiu o Vereador Fabiano Oliveira- PP.

Tarauacá: Com o falecimento do Vereador Roberto Freire- PROS, assumiu a Vereadora Maria José- PSD.

Desvio de Finalidades

Comentários fortes circulam em vários municípios que sofreram com a alagação de 2015, e que receberam ajuda financeira do Governo Federal. Em função do Decreto de Calamidade Pública, que dispensa do processo de Licitação, alguns chefes do Poder Executivo Municipal, estariam pagando contas realizadas bem antes da alagação a empresas de parentes e aliados políticos. Faz-se necessário, as Câmaras Municipais e o Ministério Público, fiscalizar, como e para quem, foi feito esses pagamentos, para verificar se procedem, estes comentários.

Fortalecimentos dos Partidos

Com as possíveis mudanças em relação ao fim das Coligações Proporcionais, para vereador, para as eleições de 2016, os Dirigentes dos Partidos: PDT, PRB, PTN, PSDC, PTB, PRP e PPL, “Unidos pelo Acre”, que obtiveram mais de 127 mil votos nas eleições de 2014, se reúnem, buscando mais valorização por parte do Governo da Frente Popular, podendo até indicar o Vice-Prefeito, na reeleição de Marcus Alexandre. Nos últimos dias, a corda esticou, principalmente, quando sairam notas, em colunas, atribuídas por eles, como recados de integrantes da FPA desfazendo o trabalho que os mesmo realizaram nas últimas eleições vitoriosas da FPA. Podem todos, migrar para o PDT e lançar um Candidato a Prefeito de Rio Branco. Se esse fato político, se concretizar, traz um grande prejuízo para a FPA.

Fusão DEM e PTB

Os Diretórios Nacionais do DEM e PTB discutem a possibilidade de realizar uma Fusão Partidária. O assunto, já foi aprovado, em Brasília, pela Direção do DEM, através de votação, com 21 votos favoráveis e 4 votos contrários. 

Partiu Acre!

Após vários anos sem apresentar uma ação promissora, que justificasse os custos da criação da Secretaria Estadual de Turismo, recentemente fomos surpreendidos, por uma Campanha denominada, “Partiu Acre!”. Os acreanos nada entenderam e, está servindo de muitas gozações, nos senadinhos da cidade. Segundo um observador, o nome é muito ruim! Deveria ser: “Venha Conhecer o Acre!”. Fica o registro.


-----------------------------------------------------------------------------------------
Coluna Política na Toca do Coêlho- 07/04/15

Convenção das Nações Unidas, contra a corrupção Art. 10- “Cada Estado, deverá tomar as medidas necessárias para aumentar a transparência em sua administração Pública”. 

Art. 13- “Procedimentos ou regulamentos, que permitam aos membros do público em geral obter informações sobre a organização, funcionamento e processos decisórios de sua administração”.

Princípios Fundamentais

Art. 1º- A República Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: 1- A Soberania; 2- A Cidadania; 3- A Dignidade da pessoa humana; 4- Os Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e 5- O Pluralismo Político.

Internacional

Mais de 40 Países, já proíbem doações de empresas a candidatos nas disputas eleitorais, Ex: Canadá, México, Paraguai, Peru, Colômbia e outros. Na Lista dos que permitem as famigeradas doações, constam: Reino Unido, Itália, Alemanha, Noruega, Argentina, Chile, Brasil e outros.

A Reforma que não ia ter

Mesmo a Presidente Dilma, ter afirmado e reafirmado que não faria mudanças nos Ministérios, mas em função de sua fragilidade, já fez e fará as seguintes mudanças:

Quem desce:

Guido Mantega - Pres. Conselho Adm. Petrobras
Cid Gomes- Educação
Luciano Coutinho- BNDES
Thomas Traumann- Comunicação
Gilberto Occhi- Integração Nacional.

Quem Sobe:

Edinho Silva- Comunicação
Renato Janine- Educação
Vinicius Laje- Integração Nacional
Henrique Eduardo Alves- Turismo.

Dilma continua caindo

A Presidente Dilma, vem sofrendo um grande desgaste público, em função da desenfreada corrupção descobertas em várias áreas de seu governo, principalmente, na Petrobras. Segundo a pesquisa CNI-Ibope, da semana passada, ela tem uma aprovação de 19% e uma rejeição de 78%. 

Reforma Política

A Dificuldade para avançar a Reforma Política, no Congresso Nacional, é como dizia o Ex- Senador Nelson Carneiro- RJ: “Todos são a favor, mas a maioria é contra as mudanças”.

O PT que precisa do PMBDB

O PT tem o poder político do Palácio do Planalto e uma maioria em sua coalizão partidária, mas não tem o poder de governar. O PMDB, com sua força política na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, têm sido essencial para garantir a estabilidade da administração no Brasil. Para garantir a governabilidade precisa que a população se sinta representada e que se tenha credibilidade no desenvolvimento das políticas públicas em prol da população. Buscando evitar as sucessivas derrotas, Dilma volta atrás, e entrega o Comando da Articulação Política do Governo, nas mãos do Vice-Presidente, Michel Temer (PMDB).

O Exemplo que não deu repercussão 

Se vocês perceberam, Thomas Alckmin filho do Governador Geraldo Alckmin, que está no seu 3º Mandato no Estado de São Paulo, o Estado mais rico do Brasil, falecido na queda do helicóptero, não se utilizou da influência ou das benesses do Pai, para prosperar ilicitamente. Trabalhava como piloto, para uma rede de farmácias no interior do Estado. 

Tem o que comemorar

O Governador Tião Viana, através da Direção do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre- IDAF têm feito o dever de casa, de forma elogiável. Vem mantendo por mais de 10 anos, o Estado livre de Aftosa.

CPI

Nos últimos dias, o que mais se comenta nos longos corredores da Câmara dos deputados, em Brasília, é que em breve, a CPI, que vai investigar a situação prisional no Brasil, fará uma investigação nos contratos dos fornecedores da alimentação dos presídios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Senador Guiomard. Segundo as informações, tem empresa fornecendo a alimentação, há 17 anos, através de repetidos aditivos.

Reconhecimento

Foi visível e notória, a solidariedade da população acreana no momento da maior e histórica alagação do Estado do Acre. Os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), procuraram ajudar de todas as formas. A população, através dos voluntários solidários, esteve permanentemente ao lado dos desalojados. Destaco aqui, o extraordinário apoio dado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, liderado pelo Presidente Ney Amorim, Através de uma Campanha de Solidariedade, Todos os Senhores Deputados, Servidores (Familiares) e Amigos do poder Legislativo, contribuíram, no sentido de minimizar o sofrimento de nossa população, com a arrecadação de mais de 7 mil toneladas de doações.

Semana Santa

Mesmo com todo o prejuízo dos agricultores e produtores, em função da alagação, constatamos muito peixe, em diversas variedades, à disposição da população. Quem procurou a bem organizada Feira do Peixe no CEASA, se fartou de opções e um preço bem em conta. Já quem procurou o conforto dos Supermercados, também encontrou peixe, só que com os preços mais salgados. Pelo jeito, o Projeto de investimento na Piscicultura, tem dado certo.


----------------------------------------------------------------------------------------

COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO- 01/-4/2015

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 19: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Controle Social

É a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle da Administração Pública. Contribui para a gestão ao favorecer a boa e correta aplicação dos recursos. É um mecanismo de prevenção da corrupção e fortalece a cidadania.

Qual o partido, que pode participar das eleições?

O Partido político que, até 05 de outubro de 2015, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, o partido deve ter, até a data da convenção partidária, órgãos de direção constituídos na circunscrição do pleito, devidamente anotado, no Tribunal Eleitoral competente.

As três Crises do Brasil

1 - Econômica- Uma Nova Equipe foi formada, para encontrar solução para as medidas que devastaram as contas públicas, o que levou a falta de credibilidade e recessão. Não sabemos quando vamos sair dela.

2- Política- O Poderes constitucionais, em raríssimas exceções, esqueceram as questões de interesse nacional e se apequenam, em uma luta brutal, de interesses particulares ou partidários.

3- Social- Em Junho de 2013, aconteceu uma explosão de insatisfações, focada em R$ 0,20 (vinte centavos), em relação ao aumento do transporte público. Não se imaginava o descontrole da economia (Inflação), aumento da energia elétrica, mais de três aumentos do combustível, em três meses, mudanças das regras do Fies, no Seguro Desemprego, Aposentadorias e Pensionistas. Como então, será a próxima mobilização, programada, para o dia 12 de abril?

Perde o PT

No meio político nacional, cogita-se, a saída da Ex- Prefeita, Ex-Deputada Federal, Ex- Ministra e atual Senadora Marta Suplicy, de seus quadros e que se filiará, no PSB.

Nos Bastidores de Brasília

Segundo um atento observador dos bastidores da política nacional, o Ex-Ministro das Comunicações saiu por não entender o porquê da Presidente Dilma não se comunicar com o Congresso Nacional. Se não existe comunicação, não existe entendimento. O Planalto só se relaciona com o Congresso Nacional, através de interlocutores. E que, o Ex-Ministro da Educação, caiu, por ter sido intolerante e mal educado, no trato com os senhores deputados daí, não tinha como permanecer na pasta da Pátria educadora.

Erradicação do Analfabetismo

Para que o Brasil se torne, verdadeiramente uma Pátria Educadora, precisa urgentemente fazer o dever de casa, alfabetizando um número significativo de brasileiros, espalhados em nossos rincões.

Tião Viana

Inteligentemente, o Governador Tião Viana, estabeleceu como uma de suas principais metas do seu segundo governo, erradicar o analfabetismo no Estado do Acre.

BR 364

Para a população do Juruá, não interessa quem vai fazer a recuperação desta importante estrada, se é o DERACRE ou DNIT, eles querem que a estrada apresente boas condições de trafegabilidade.

Bom Começo

Dizem que em política, pato novo não mergulha muito fundo. Mas em Brasília, em seu primeiro mandato, na condição de Deputado Federal, Alan Rick- PRB tem deixado muita gente de orelha em pé, pela forma autêntica e corajosa com que está desenvolvendo o seu mandato. Integra a Frente Parlamentar da Família, é vice-Coordenador da Bancada do Acre, membro da Comissão da Amazônia e acabou de apresentar um Projeto de Lei, de alta relevância para a educação nacional, que torna, obrigatória as escolas de tempo integral, em todo território da Pátria Educadora.

Manuel Urbano

A População do município de Manuel Urbano invadiu as ruas da cidade, por achar que a atual administração, age com “descaso e abandono da cidade”! Iniciaram uma mobilização pelo impeachment do atual prefeito, Ale Araújo.

Vereadora Janaína Furtado

A Vereadora Janaína Furtado- PSD, do Município de Tarauacá, tem sido implacável em sua brilhante atuação parlamentar. Trabalha e planeja sua reeleição para 2016. Tem sido observada pelas principais lideranças da Oposição, em função de suas posições firmes em defesa da população Tarauacaense, que poderá ser convidada a repensar o seu futuro político.

Agradar Patrão

Na coluna anterior, reconheci e me referi em relação aos Poderes Executivos (Presidente Dilma, Governador Tião Viana e o Prefeito Marcus Alexandre), pelo apoio consubstancial dado aos nossos irmão alagados. A Coluna Bom Dia, de 28/03, me fez críticas, porque não me referi ao extraordinário apoio dados pelos Deputados e Servidores. É o tipo de nota, para querer agradar o patrão. Na próxima coluna, é que irei ressaltar o apoio do Legislativo, Judiciários e dos anônimos voluntários.


Em: 01/04/15



-------------------------------------------------------------------------------------

Coluna: Política na Toca do Coêlho – 27/03/15

São órgãos da Justiça Eleitoral:

I - O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na Capital da República e jurisdição em todos o País;

II - Um Tribunal Regional, na capital de cada Estado, no Distrito Federal;
III- Juntas eleitorais;
IV- Juízes eleitorais.

Princípios da Publicidade
De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 37, a publicidade é um dos princípios a serem obedecidos pela Administração Pública, interligados aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.

Portal da Transparência
Várias pessoas questionam: Por que a maioria dos Portais de Transparência, dos Poderes Constituídos do Estado, Prefeituras, Secretarias e Câmaras Municipais, não são atualizados na forma da Lei? Estes deveriam prestar contas mensais das receitas e despesas realizadas com os recursos públicos, em respeito à população, que paga seus impostos de modo exorbitante.

Transparência Ativa
A Administração Pública divulga informação à sociedade, por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação.

Reforma Ministerial
Por mais que a Presidente Dilma, negue que não fará uma reforma ministerial, as forças políticas da coalização política, que dão sustentação ao governo, exigem maiores espaços. Estão na mira e poderão cair a qualquer momento, os Ministros Pepe Vargas, Aloizio Mercadante e Miguel Rosseto. Já saíram Cid Gomes (Educação) e Thomas Traumann (Comunicação Social). 

Senador Jorge Viana
Tem se manifestado de forma equilibrada e ponderadamente, fazendo críticas aos que exercem Cargos no Governo, Parlamentares, Dirigentes Partidários, Filiados e Simpatizantes do PT, para que saiam do ar condicionado, onde muitos já se acostumaram e voltem a se encontrar com o povo nas ruas, através dos movimentos sociais (Associações de Moradores, Sindicatos, Movimento Estudantil, etc.), calçando novamente a sandália da humildade ou, poderão ser esquecidos pela massa da população, que é quem faz a diferença nos pleitos eleitorais.

Avaliação Internacional
O Professor Ricardo Hausmann, economista, Diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional, em Havard, disse que o Brasil aproveitou mal os anos de economia externa favorável, abusou da gastança e do protecionismo, mas não investiu no aumento da produtividade.

Lya Luft 
Em sua última análise na revista Veja, destaca “Precisamos de uma liderança firme e competente para que, vencida a dramática situação atual, a gente deixe o fundo do poço e recupere a dignidade que nos roubaram”. Não deixa de ter razão!

Justiça seja feita
Com relação à alagação em Rio Branco e vários municípios do nosso Estado, precisamos reconhecer o apoio e a dedicação permanente, do Governo Federal, da Equipe do Governo do Estado liderado pelo Governador Tião Viana e da Equipe da Prefeitura de Rio Branco, tendo presente, em todos os momentos, o Prefeito Marcus Alexandre.

Chamou atenção
Com relação aos escândalos de desvios de recursos na Petrobrás, quando dá para alguém receber R$ 40 milhões de propina, de quanto foi mesmo o montante principal desviado?

Caixa Econômica
A Direção da Caixa Econômica, precisa com urgência, tomar providências em relação aos Caixas Eletrônicos: ficam sem dinheiro nos finais de semana, principalmente nos municípios do interior do Estado e precisamente em Tarauacá. Essa falta de respeito aos seus correntistas tem acontecido permanentemente e as taxas bancárias, são cobradas, sem choro e sem vela. 

Bloqueio do FPM
Várias Prefeituras Municipais do Estado tiveram os seus recursos, referente ao Fundo de Participação Municipal bloqueados, por falta de regularização junto ao sistema de informação sobre o orçamento público em saúde. O que fazem os Secretários, Diretores, Coordenadores, DAS, FG, responsáveis por essa área?


Tarauacá de Luto
A cidade de Tarauacá amanheceu ontem, de luto, pelo falecimento do Vereador Roberto Freire - Pros, que estava no seu terceiro mandato. Em sua trajetória política, ajudou muitas pessoas, principalmente aquelas mais humildes. Solidarizo-me, com sua família, nesse momento de dor e saudade. Descanse em paz, conterrâneo e obrigado pelos serviços prestados a nossa Tarauacá.

E-mail: política na toca do coelho@gmail.com



25 DE MARÇO - Iniciamos hoje, a Coluna Política "Na Toca do Coêlho"! 

O nosso objetivo é contribuir com informações sobre a Boa Política, em níveis nacional, estadual e municipais, de forma isenta e desapaixonada por quaisquer que sejam os Partidos, Tendências, Grupos ou Lideranças Políticas. Informaremos de forma imparcial, sobre tudo, que ocorre nos bastidores da política acreana. As informações aqui apresentadas, não serão necessariamente opiniões exclusivas, do titular desta coluna. Serão assuntos captados dos meios políticos nacionais e acreanos. Esta coluna orientará ainda, pedagogicamente, aspectos do Sistema Eleitoral Brasileiro, Leis Eleitorais, Resoluções do TSE e TER-AC, no que diz respeito, a dinâmica da política do Acre e do Brasil.

O Brasil, o Acre e seus Municípios, não tem Donos!

Art. 2º do Código Eleitoral Brasileiro destaca que: Todo Poder emana do Povo e será exercido em seu nome, por mandatários escolhidos, direta e secretamente, dentre candidatos indicados por Partidos Políticos nacionais.

Art. 3º. Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade.

Inferno Astral de Dilma

A Presidente Dilma, vive o seu maior inferno astral desde, 2010, de seu primeiro mandato. Segundo pesquisas do Data Folha, ela tem 10,8 % de aceitação e 67%, de Rejeição. Sem falar que o TCU, vai aprofundar a investigação na Petrobrás, onde ela presidiu o Conselho de Administração da Petrobrás, no Governo Lula.

Cid Gomes

O Ex-Ministro da Educação, da Pátria Educadora, contribuiu muito com a vitória da Dilma no Ceará, e atrapalhou muito, no relacionamento, um tanto quanto já conturbado, no Congresso Nacional, ao chamar os Deputados Federais de “Achacadores”. O PMDB, liderado presidente Eduardo Cunha, exigiu sua Demissão. De pronto foi atendido.

Impeachment

A Política é a arte das discussões, concessões mútuas e pactuação do entendimento, e não do ódio e rancor. Uma parcela significativa da população está revoltada, com as denúncias do Mensalão, Lava-Jato e Petrobrás. Além, da alta da inflação, desemprego, aumentos da energia elétrica e combustíveis, mudanças das regras do Fies, do Seguro Desemprego, aposentadorias, a ineficiência na saúde, transporte público, educação e a gastança desenfreada da Máquina Pública. Particularmente, sou contra a utilização desse mecanismo, ou qualquer outro. Que se faça alternância do Poder, através do Voto, de forma soberana e democrática.

Governador Tião Viana

Quem conversou com o Governador Tião Viana, nos últimos dias, percebeu a tranquilidade e a segurança, com que tem tratado a questão do seu nome ter aparecido, na lista dos envolvidos, no chamado Lava Jato.

Senador Gladson Cameli

Com muita perplexidade uma parte do eleitor acreano, acompanha o aparecimento do nome do Senador, nos jornais do Brasil, na relação apresentada pelo Procurador Janot, supostamente envolvido no Lava Jato. A negativa veio a público através de uma Nota Oficial, publicadas nos jornais e pronunciamento, feito na Tribuna do Senado Federal.

Renúncia Impedida

Comenta-se fortemente, em uma importante cidade do Juruá, que o Prefeito deslocou-se a Rio Branco, para comunicar a sua decisão de Renunciar o Mandato. Seus aliados reverteram da idéia e se comprometeram, em formar uma Força Tarefa, para socorrer o prefeito desesperado. Na próxima semana, a população do município, perceberá gente nova no pedaço.

CPI do Boteco

O Prefeito Rodrigo Damasceno- PT, de Tarauacá, não vive o seu melhor momento na administração municipal. Além de perder importantes aliados, que muito lhe ajudaram a ganhar a eleição, a Câmara Municipal de Tarauacá, apresenta Requerimento pedindo a formação de uma CPI, para analisar um contrato de um Boteco para guardar carros de mão, por mais de R$ 1.300,00 mensais. Por outro lado, o Ministério Público, instaura inquérito para investigar atos da Prefeitura.

Caras Novas

Com as últimas movimentações na política, assumiram o mandato de Vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, Lene Petecão e Ismael.

Assembleia Legislativa

São aguardadas com muita expectativa, as nomeações dos Cargos da Estrutura Administrativa da Casa do Povo. Encontram-se, diariamente pessoas a procura do Diário Oficial da Casa, para constatar, se já saiu a esperada nomeação. 

Senadores no Vietnã

Cumprindo Missão Oficial do Senado Federal, os Senadores Petecão-PSD e Gladson Cameli- PP, estão em viagem ao Vietnã. Pergunta-se: Qual contribuição para o Brasil e para o Acre trará esta missão?

A Fé de Jesus

O que passou despercebido para muitos, foi o gesto da esposa do Deputado Jesus Sérgio-PDT, no dia da Posse. Durante a campanha, a mesma teve uma revelação de Deus, que seu esposo seria eleito. Ao receber o Diploma, ela ajoelhou-se no Plenário, para agradecer a Deus pela vitória revelada.

Presidente Ney Amorim

Com humildade e equilíbrio, o Presidente da ALEAC, Dep. Ney Amorim, vai construindo o seu futuro político, dialogando com as diferentes forças políticas e respeitando sempre, o contraditório. Se continuar assim, tem um futuro promissor.

Por Carlos Coelho 
politicanatocadocoelho@gmail.com
99855085

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem