TARAUACÁ: Secretaria Municipal de Saúde já realizou quase 3 mil testes rápidos de HIV, HEPATITES E SÍFILIS.

Edilene Silva: Recepcionista do Posto 24 de Abril - Campanha

O ministério da Saúde em parceria com Estado do Acre e Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada a Campanha Fique Sabendo, que leva à população testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B.

Posto 24 de Abril

Em Tarauacá a campanha que começou na semana passada, deve se estender até 02 de agosto com o título: ”As Hepatites B e C podem estar onde você menos espera, inclusive em você".

Profissionais de Saúde na Rádio Comunitária

A mobilização se deu pela Rádio Comunitária Nova Era FM, Unidades de Saúde e uma caminhada pelas principais ruas da cidade, para divulgar a importância da campanha. 

Caminhada pelas ruas do município

A caminhada contou com a participação do prefeito Rodrigo Damasceno, vice, Chagas Batista, Secretário, Carlos Tadeu Tadeuservidores e profissionais de saúde do município. Até agora a campanha foi um sucesso e ja foram atendidas 770 pessoas, num total de 2.930 testes.

Enfermeiro Karife Eleamem

Saiba Mais - A Aids, Sífilis e as Hepatites Virais B e C, são doenças que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, em geral tardiamente com graves consequências para a saúde da pessoa. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas estão involuntariamente transmitindo a doença a outras pessoas.Estas transmissões acontecem através de relação sexual desprotegida (não uso da camisinha em todas as relações sexuais) com alguém que se encontra infectado.

Testes Rápidos

O compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas e por transfusão de sangue contaminado ou, ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto também podem transmitir essas infecções. No caso do HIV, a transmissão pode ocorrer também durante a amamentação.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem