CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mulheres do PMDB

Mulheres do PMDB

O PMDB de Tarauacá, realizou um ato no último sábado, 28/04, para apresentação das pré-candidaturas femininas que irão disputar uma vaga no legislativo em 2012.

Presidente Robério Saraiva disse que o partido tem um bom quadro de pré-candidatas e defendeu uma maior participação da mulher Tarauacaense na política.

Por Leandro Matthuas

Família usava bomba como 'ferrinho para segurar porta' há 15 anos em MS

Artefato era manuseado pela família residente no Jardim Carioca (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS0

A doméstica Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, guarda em casa há 15 anos um projétil de artefato bélico encontrado enterrado no quintal. No sábado (28), a dona de casa descobriu que era uma bomba e que representa riscos à família depois que um objeto semelhante foi encontrado em um canteiro de obras na mesma rua, no Jardim Carioca, em Campo Grande.

Nessa segunda-feira (30), policiais militares da Companhia de Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), devem ir até a casa retirar a bomba.

“A gente nem imaginou que pudesse ser uma bomba, e eu só guardei porque era diferente. Eu usava o 'ferrinho' pra segurar a porta; toda vez que alguém tirava ele do lugar, eu perguntava onde estava meu ferrinho”, disse Jerusa ao G1.

Há 4 meses, o irmão dela chegou a comentar que o “ferrinho” parecia uma bala e que deveria entregar para um museu. “Eu nem levei a sério”.

A descoberta aconteceu depois que a polícia foi acionada para retirar um artefato explosivo de uma obra próxima, no sábado (28). A filha de Jerusa, de 10 anos, viu a bomba. “Ela voltou para casa desesperada, porque o objeto era igual ao que a gente tinha guardado”. A polícia soube da existência desse outro artefato e irá retirá-lo da casa hoje.

O projétil na casa de Jerusa foi descoberto em 1997, quando cavaram um buraco para uma fossa no quintal da casa. Na época, o marido da doméstica achou estranho o objeto, mas ele virou um 'souvenir' prático da família. As filhas da dona de casa usaram várias vezes o projétil para amassar latinhas. As meninas levantavam a bomba e usavam a base como martelo. “Ele [o artefato] era usado dentro de casa, no quintal, ficava no sol, segurava o portão e nunca aconteceu nada”, comenta.

Depois da descoberta de sábado, o projétil saiu do portão da casa e foi deixado no quintal, por receio de que algo acontecesse.

Análise - Depois de avaliar as fotos feitas pelo G1, o major Marcos Paulo Gimenez, comandante da Cigcoe, disse que o objeto encontrado na casa de Jerusa é muito semelhante ao destruído no canteiro de obras no sábado.O projétil destruído no canteiro de obras, segundo Gimenez, provavelmente era utilizado entre as décadas de 1910 e 1920. O sargento Tárcio Pimentel, técnico em bombas e explosivos da Cigcoe, disse que o exemplar destruído estava ativo. “Quando nós demos um choque com carga de explosivo reduzida o artefato explodiu e se fragmentou”, explicou. Parte do material foi recolhido para análise.

Pimentel explicou que não é possível identificar o tipo de explosivo, a origem do artefato ou há quanto tempo estava no canteiro de obras. “Só uma análise e um estudo detalhado podem definir as características do artefato”, conclui.

A Polícia Militar orienta que se alguém encontrar um objeto suspeito de bomba deve isolar a área e acionar o 190. As pessoas devem manter distância do material até chegada da polícia.

A assessoria do Comando Militar do Oeste (CMO) informou que vai procurar a família que encontrou o artefato e analisar se há necessidade de detonar ou não o explosivo. A assessoria não informou que o bairro onde o projétil foi encontrado era usada como área de treinamento militar.

Do G1



Governador Tião Viana em Tarauacá na próxima sexta feira para anunciar pavimentação do Programa Ruas do Povo.

O Governador Tião Viana estará em Tarauacá na próxima sexta feira, 04 de maio, para anunciar investimentos no município, especialmente o Programa Ruas do Povo. Segundo assessores do governo serão em torno de 9km de pavimentação distribuídos em vários bairros da cidade. Os serviços de pavimentação já foram licitados e as obras devem ser concluídas até o mês de julho. 


Para se ter uma ideia do investimento, o Bairro do Triângulo terá todas suas ruas pavimentadas. 


Outra informação importante é referente à contrapartida da prefeitura. Para cada quatro metros de pavimentação de responsabilidade do governo estadual, a prefeitura deve pavimentar , no mínimo, um.

Em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM, Tadeu Moreira, representante do Depasa no município, disse que além da pavimentação haverá também extensão de rede de água.

Veja abaixo, a lista das ruas que serão pavimentadas em Tarauacá.



FRIO: Temperatura no Acre deve chegar a 12°C na próxima terça-feira

De acordo com os meteorologistas da Somar, uma nova área de baixa pressão forma-se entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana prolongado, trazendo mais chuva forte e generalizada. 

Até a terça-feira, o acumulado passa dos 100mm em partes de São Paulo e do Rio de Janeiro, dos 70mm no sul de Minas Gerais e no noroeste do Paraná e dos 50mm no sul de Mato Grosso, leste de Mato Grosso do Sul, litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul.

No Norte, as chuvas fortes concentram-se sobre o norte e oeste da Região, atingindo sobretudo o Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. Por outro lado, em boa parte do Nordeste, o fim de semana prolongado será de tempo seco e ensolarado. 

Temperaturas - Segundo os meteorologistas da Somar, até a próxima terça-feira veremos o avanço da onda de frio mais intensa deste ano até então. A previsão é de mínima entre 3°C e 6°C em boa parte da Região Sul, entre 6°C e 9°C em Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo, entre 9°C e 12°C em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e entre 12°C e 15°C em partes de Rondônia e Acre.

No Nordeste, também deve fazer frio em boa parte da Bahia nas próximas madrugadas, porém isto acontecerá por conta da baixa umidade do ar. A mínima deve oscilar entre 12°C e 15°C em boa parte do Estado.

Fonte:

AABB DERROTA VERONA E CONQUISTA COPA DE VERÃO EM TARAUACÁ




  





Depois de obra de prefeitura, Rua Capitão Hipólito apresenta os mesmos problemas


Depois de ficar mais de 2 meses interditada pela Prefeitura, para o trafego de veículos e entregue a uma empresa terceirizada para resolver os problemas de atoleiro e buracos e voltar a ser trafegada com segurança por pedestres, ciclistas, e motoristas em geral, o que se ver novamente na Rua Capitão Hipólito é o mesmo capitulo de antes de ser interditada.

Os velhos problemas já são visíveis e quem trafega por aquela rua tem a sensação de estar passando por um daqueles ramais de nosso município. É gasto de tempo e dinheiro público em um serviço que ainda não deu nenhum mês já se encontra deteriorados pela má qualidade dos serviços prestados pela empresa contratada pela Prefeitura para solucionar o problema ali existente. O que será feito a partir de agora? Com a palavra a Prefeitura Municipal de Tarauacá.