"O ACRE EXISTE": Grupo Paulista está no Acre para produzir documentário sobre a história do Acre e a vida dos Acreanos.

Nesta segunda feira recebi em minha residência um grupo de amigos que veio ao Acre direto da Cidade de São Paulo para produção de um documentário intitulado "O ACRE EXISTE"
Eles já passaram por várias cidades do Acre e estão em Tarauacá para colher mais informações para o trabalho que estão desenvolvendo. 

Fui entrevistado por mais de 1 hora e os caras me perguntaram um pouco de tudo sobre o Acre. Alguém já os havia avisado sobre meu trabalho no movimento popular e cultural, na Rádio Comunitária, no Blog e meus parcos conhecimentos sobre a História do Acre. Hoje eles visitarão a aldeia indígena dos Yawanawás para dar prosseguimento ao trabalho. O Fato é que "O ACRE EXISTE".
vídeo sobre o documentário


Paulo Silva Jr., Bruno Graziano, Milton Leal e Raoni Gruber



Controle Remoto Filmes foi fundada em 2007 e já produziu dezenas de videoclipes, curtas-metragens e conteúdos para web e TV. Atualmente prepara o lançamento do documentário “A Primeira Vez do Cinema Brasileiro”. Ganhou os prêmios de melhor videoclipe do ano no VMB 2010 e Prêmio Multishow 2011 e acumula diversas participações em festivais de cinema nacionais.

Bruno Graziano é diretor e diretor de fotografia. Finaliza seu primeiro longa-metragem, o documentário “A Primeira Vez do Cinema Brasileiro”, a ser lançado em 2012. Ganhou os prêmios de melhor videoclipe do ano no VMB 2010 e Prêmio Multishow 2011. É sócio da produtora Controle Remoto Filmes e diretor na produtora Capitão Monga.

Raoni Gruber é assistente de direção, assistente de câmera e produtor. Já trabalhou em dezenas de curta-metragens, videoclipes, filmes publicitários e DVDs musicais. É sócio-fundador da Jangada Cultural, coletivo audiovisual focado em projetos de arte, cultura e pedagogia. Co-produziu e co-dirigiu o documentário “Viva Chico Vive”, em exibição no Sesc TV.

Milton leal é jornalista e produtor. Foi editor-chefe das revistas Lumière e GTD Energia Elétrica e sócio-fundador do site Jornal da Energia. Com larga experiência internacional e focado em pesquisas antropológicas, acumula 30 países visitados.

Paulo Silva Junior é jornalista e produtor. Atuou como repórter na ESPN Brasil, Grupo Abril, site Jornal da Energia e jornal DCI. Possui experiência internacional e acumula 12 países visitados.

O documentário “O Acre Existe” é um projeto independente que visa retratar uma incursão antropológica no Brasil. Dois cineastas e dois jornalistas saem do coração da selva de pedra de São Paulo e, entre 10 mil quilômetros de estradas, histórias e descobertas junto aos povos da floresta, mostram o caminho pelo interior do Brasil até o Estado do Acre. O foco do filme é mostrar os acreanos e suas histórias.

Ao completar 50 anos de existência como Estado brasileiro, o Acre ainda é uma região à margem da mídia nacional. É muito relevante retratar a contemporaneidade da cultura acreana e suas particularidades. Mostrar por meio de imagens e depoimentos como vivem, o que pensam e quem são os brasileiros que habitam o extremo oeste do território nacional. Até lá, um longo caminho de descobertas do suposto centro do País até a Amazônia acreana.

Partindo de São Paulo, a viagem de carro passa por vários Estados até chegar ao Acre, onde serão visitadas cidades como Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manuel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

A Controle Remoto Filmes está prestes a finalizar seu primeiro longa-metragem – o documentário “A Primeira Vez do Cinema Brasileiro”, e na seqüência já filmará seu segundo – o também documentário “O Acre Existe”. Bruno Graziano, Raoni Gruber, Milton Leal e Paulo Silva Jr., partem de São Paulo na sexta-feira de manhã rumo ao Estado do Acre.

De carro, no melhor estilo road movie, irão em busca de histórias, personagens e paisagens que identifiquem esse território tão desconhecido e chacotado no sudeste brasileiro. A meta é registrar o choque e as descobertas que essa viagem proporcionará aos quatro, que adentrarão o máximo possível a sociedade e a cultura acreana. Serão cinqüenta dias na estrada, munidos de um Golsinho 1.0, duas câmeras, dois microfones e o olhar disposto a filmarem o que for preciso. No blog do filme será postado diária.mente conteúdos especiais que surgirão no caminho – textos, fotos, vídeos. Todos podem acompanhar pelo oacreexiste.com

Além disso, estamos tentando bancar os gastos do filme pelo Catarse, um site de financiamento coletivo onde os interessados podem colaborar com diversas quantias, e em contrapartida recebem vantagens ligadas ao projeto. Funciona, por exemplo, como uma pré-venda do DVD e também como um espaço aberto para patrocinadores, no caso de empresas, terem sua marca veiculada ao filme. Que venha o Acre!

veja tudo AQUI

2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Muito bom esse documentário, ótima iniciativa, paabéns aos meninos paulistas pela disposição e por entender e querer mostrar que o Acre Existe!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor, por nos deixar informados do que acontece na nossa tk! Não só por essa notícia mas por outras que nos faz perceber que aí ainda acontece alguma coisa, ao contrario de outras mentes que cancelam até o site principal...

    Não é por ter sido meu professor não, mas o sr. é o cara!

    Marcondes Amorim
    (ralando pela UFAC)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem