Igrejas Evangélicas de Tarauacá

Igreja Batista: Avenida Tancredo Neves

Andando pelas ruas de Tarauacá é possível perceber uma realidade que está mudando o cenário religioso na "terra do abacaxi". Percebe-se logo o grande número de templos evangélicos que nos faz acreditar que já é muito significativo o número de evangélicos na cidade. 
As igrejas dos "crentes" como se costuma dizer, estão em plena atividade com cultos sempre lotados. Não há um público definido. É cada vez mais comum a participação de crianças, jovens e adultos de todos os segmentos e classes sociais que procuram uma das muitas igrejas instaladas no município.

Igreja do Evangelho Quadrangular: Rua Epaminondas Jácome

O campo religioso brasileiro sofreu profundas transformações nas últimas décadas. A consolidação da liberdade religiosa, a pluralização do campo religioso, o enfraquecimento do poder religioso da Igreja Católica e a redemocratização do Brasil contribuíram decisivamente para transformar as relações dos grupos religiosos entre si e com a política partidária e o Estado. A acelerada expansão numérica dos evangélicos constitui fator dos mais relevantes para compreender parte das mudanças ocorridas recentemente nos campos religioso e político brasileiro.

Igreja Evangélica: Rua Epaminondas Jácome

A população da Acre é a mais evangélica pentecostal do país, com 24,18% do total, aponta estudo publicado nesta terça-feira (23) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas. Em Rio Branco, a capital, a proporção é de 28,43%. Em segundo lugar, na relação de Estados, vem Rondônia, com 19,95%, seguido por Pará (19,41%) e Amapá (19,01%). São Paulo ficou em 13º lugar, com 14,62%, e o Rio de Janeiro em 15º, com 14,18%. Esses dados são do Novo Mapa das Religiões elaborado com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE de 2009.

Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, as igrejas pentecostais são as que mais têm se expandido. “Os evangélicos, pentecostais e de outras denominações, subiram 17,9% em 2003 para 20,2% em 2009. Eles são representativos principalmente nas classes D e E”, afirmou Néri. O pesquisador ainda afirmou que a igreja Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil, abaixo da Católica.

Testemunhas de Jeová: Bairro Novo

O Serviço de Evangelização para a América Latina, organização protestante de estudos teológicos conhecida pela sigla Sepal, fez, recentemente, uma estimativa surpreendente: de que a metade dos brasileiros será evangélica em 2020. A projeção baseia-se na premissa de que a taxa de crescimento dessa religião na próxima década continue a mesma dos últimos 40 anos. Em 1960, os evangélicos eram apenas 4% da população. Hoje, na falta de estatísticas recentes, estima-se que sejam quase 24%. Agora os estudiosos do Sepal preveem que em 12 anos essa proporção poderá dobrar. Seria um salto enorme.

O que vai mudar na sociedade brasileira se houver mais evangélicos

EDUCAÇÃO - Para ter acesso à Bíblia, a escolaridade será mais valorizada
FAMÍLIA - Como a família é prioridade, o número de lares desfeitos poderá diminuir
ÁLCOOL E DROGAS - Evangélicos não bebem nem se drogam. O consumo cairá
VIOLÊNCIA - É incerto se um Brasil mais evangélico será menos violento

Ministério Missionario: Avenida Tancredo neves

Martinho Lutero, um padre alemão, deu início no século XVI, na Europa Ocidental, à primeira e principal cisão no seio da Igreja Católica. Seus questionamentos vieram à tona através da publicação de suas 95 teses, que ele fixou na porta da Igreja de Wittemberg. Nelas ele protestava contra os abusos cometidos pela Igreja Católica naquela época. Sua intenção, a princípio, era apenas realizar algumas reformas dentro da instituição, mas elas não foram aceitas, o que resultou na inevitável cisão entre as nascentes igrejas reformadas e a Igreja Católica, já reformulada pela Contra-Reforma, gerada pelo Concílio de Trento, quando os dogmas repudiados pelos protestantes foram consolidados e retomados com mais ardor.

Assim, as igrejas que se sintonizavam com as inovações do monge agostiniano Martinho Lutero tornaram-se integrantes da Igreja Protestante. Esta expressão apareceu inicialmente como um nome de teor pejorativo concedido aos príncipes eleitores e às cidades alemãs que ousaram protestar publicamente contra o Édito de Worms, de 1529, o qual condenava a crença e a transmissão dos princípios de Lutero no espaço ocupado peloSacro Império Romano-Germânico que ainda não tivera contato com esta doutrina. Por outro lado, ele também permitia que os seguidores da nova religião, em locais onde ela já se disseminara, fossem punidos.

Os protestantes nada mais desejam do que ver o Cristianismo retornar à sua antiga pureza, despir-se de preocupações excessivamente materiais, da pompa do clero, de atos condenáveis, como o da venda de indulgências, ou seja, do perdão divino, prática comum entre os eclesiásticos. Eles também querem pôr fim à intercessão da Igreja e dos santos na comunicação entre Deus e o Homem, que para eles deve ocorrer diretamente, sem intermediários. Isto explica porque não vemos, nestas Igrejas, representações de santos nem de Maria, mãe de Jesus. Em 1530 as coisas se precipitam e Lutero é excomungado pelo Papa, o que contribui para um cisma definitivo, que muda definitivamente o cenário do Cristianismo, não só na Europa, mas em todo o Planeta.

O luteranismo avançou, assim, aos poucos, pela Europa, criando raízes primeiramente na Alemanha, terra natal de Lutero. No ano de 1537, ele já tinha atingido a Dinamarca, a Suécia, a Noruega e a Islândia. Outro ex-sacerdote, Huldreich Zwingli, espalhou pela Suíça as sementes do Protestantismo, as quais deram logo frutos neste país. Já na França foi João Calvino quem semeou a nova doutrina – originando o Calvinismo, que prega a supremacia da palavra divina, a exaltação da fé e a predestinação, bem como a valorização do trabalho e das conquistas materiais -, que teve igualmente êxito na Escócia e nos Países Baixos. No Brasil o Protestantismo chegou através dos imigrantes, no século XIX, com os alemães, especialmente no Sul, onde eles edificaram, no ano de 1824, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, e dos missionários, que aqui aportam por volta da segunda metade do mesmo século, em grande parte norte-americanos e europeus. Atualmente estas igrejas não apontam um crescimento significativo em nosso país.

Na América Latina usa-se a expressão ‘evangélicos’ para indicar as religiões cristãs que se originaram da Reforma ocorrida na Europa. Há pelo menos dois blocos importantes – o protestantismo histórico e o pentecostalismo. No geral, é esta última categoria que vem incrementando o crescimento das Igrejas Evangélicas no Brasil, que hoje representam 13% da população, ou seja, mais de vinte e três milhões de fiéis. O protestantismo tem várias ramificações – o Presbiterianismo, o Luteranismo, os Metodistas, os Adventistas e os Batistas. A primeira Igreja Presbiteriana do Brasil surgiu em 1863, no Rio de Janeiro, criada pelo norte-americano Ashbel Simonton, enquanto a Independente nasceu em 1903, com menos seguidores. Há ainda a Conservadora e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, a mais ecumênica de todas.


Deus É Amor: Rua Floriano peixoto

Assembléia de Deus: Rua João de Paiva

Universal do Reino de Deus: Rua João Pessoa

Igreja Batista Nova Canaã: Rua João Pessoa

Igreja Mundial: Rua Dona Constância de Menezes

Igreja da Torre: Bairro da Praia

Comunidade Evangélica Nova Vida: Rua João Pessoa

Igreja Internacional da Graça: Rua Cel. Juvêncio de Menezes

Igreja Evangélica: Rua Justiniano de Serpa

Universal do Reino de Deus: Epaminondas Jácome

Templo Porta das Ovelhas: Bairro Novo

Igreja pentecostal Unida do Brasil: Rua Severiano Ramos

Ministério de Madureira: Bairro da Praia

Igreja "O Brasil Para Cristo": Rua João Pessoa

Igreja Adventista do 7º Dia

Congregação Cristã do Brasil


fontes de pesquisas: 




4 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Faltou a Adventista e Cristã no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Faltaram ainda Igreja Adventista e Igreja do Véu

    ResponderExcluir
  3. falta a igreja pentecostal aliança de deus/ministério: É Tempo de Avivamento.

    situada no rua principal do bairro novo


    Hanna Helen

    ResponderExcluir
  4. O Pastor atual da IGREJA PENTECOSTAL UNIDA DO BRASIL, Pedro j b neto quero ele agradecer PELA PUBLICAÇÕES DESTAS FOTOS parabéns que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem