FUTEBOL PRESENTE NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS EM TARAUACÁ



Copa Pirajá

Nesta sexta feira estive visitando o Presídio Moacir Prado, na companhia do amigo F. Salles, a convite da direção da unidade. Fui participar da fase final de um projeto de ressocialização de presos através de atividade esportivas. Um Campeonato de futebol sendo realizado num campinho de terra batida localizado nos fundos do presídio. Foram duas partidas interessantes. A primeira decidiu quem seriam os classificados em 3º e 4º lugares e a segunda decidiu o campeão e o vice.

Fomos muito bem recebidos pela Professora Pedagoga Luciana Silva que, diariamente, dedica parte de sua vida na ressocialização dos detentos. Professoras, Advogada, Pedagoga, Assistente Social completam o time da equipe que presta serviço no presídio.

Logo percebi a presença de um número expressivos de agentes penitenciários, profissionais essenciais e indispensáveis dentro de um presídio, e que, na maioria das vezes, colocam suas vidas em risco para zelar pela tranqüilidade e segurança da própria sociedade. Na verdade, um grupo de jovens com a grande responsabilidade de manter a ordem e a segurança do local. Uns cuidando da portaria, outros da segurança interna dos pavilhões e todos participando do processo de ressocialização com os detentos. Mais adiante o Diretor Advogado Célio Frazão nos deu as boas vindas e, depois de passarmos pela revista, fomos direto para o campo de futebol. 

Logo que os atletas entraram em campo percebi que se tratava de um presídio onde a maioria de seus presidiários são jovens que se envolveram diretamente ou indiretamente com o tráfico de drogas. Muitos deles reincidentes.

Foram duas partidas realizadas debaixo de um sol escaldante sob os olhares da direção do presídio e toda a sua equipe de Trabalho.

Conheci também Leonardo Carvalho, o jovem Diretor-Presidente Estadual do Instituto de Administração Penitenciária, que está em Tarauacá com uma equipe de profissionais do instituto, para entregar material e equipamentos, discutir o funcionamento da unidade e conversar também com os detentos. Leonardo participou também do evento e não mediu palavras para elogiar o trabalho da atual direção em Tarauacá.

No final do evento percebi que não havia somente alguns atletas vencedores naquela manhã. Na realidade, todos estavam com a sensação de campeões por terem tido a oportunidade de contribuir com a ressocialização daqueles jovens.

Fomos ao presídio, em nome da nossa Rádio comunitária, também com o objetivo de anunciar a criação de um programa exclusivo destinado ao IAPEN.
Será um programa semanal para divulgação das ações desenvolvidas na unidade.

O próximo projeto a ser realizado no presídio deve ser em parceria com a nossa rádio e, provavelmente,  será na área de musica.

fotos do evento

Pedagoga Luciana

Diretor Célio Frazão

Diretor - Presidente: Leonardo Carvalho

Advogada, Assistente Social e Professoras

Agentes Penitenciários



O biscoito

O refrigerante

Os Vice campeões

Os Campeões

A disputa


O troféu do vice

O livro do Frei beto

O troféu do campeão

O registro

FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS POR F. SALLES E DIREÇÃO DO IAPEN

12 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. se o trabalho de ressocialização está indo tão bem (aparentemente), como explicar o alto indice de reicidentes no presidio?

    ResponderExcluir
  2. Esse índice se explica por causa da falta de coragem de trabalhar dos "reeducandos". No presídio eles tem uma vida que trabalhador nenhum tem (tomam café com leite pão e manteiga; almoçam macarrão, arroz, feijão, bife, lasanha; jantam também uma sopa bem feita com bastante verdura... etc, etc, etc.). É melhor não dar muitos detalhes porque se o fizer estarei humilhando o pobre miserável que vive com dignidade, é tratado pior do que cachorro e passa fome feito um bicho bruto em tempos de seca. Agora eu lhe pergunto senhor anônimo: será que esses caras precisam se ressocializar? será que eles estão preocupados em se tornarem pessoas de bem, se são tratados como reis? Hoje nem os nossos pais querem nos sustentar sem que "demos um prego numa barra de sabão", o estado sustenta todas essas pessoas e ainda paga uma pensão para algum deles porque quando cometeram o seu crime eles estavam trabalhando de carteira assinada. Esse país e esse estado são uma vergonha para quem sustenta todas essas anomalias (políticos, parasitas, burgueses.... presos....)

    ResponderExcluir
  3. Besta é quem acha que essas pessoas estão sendo ressocializados. Eles estão é sendo sustentados com o nosso trabalho, com o nosso dinheiro. Hoje um preso custa em média R$ 1.500,00. E um trabalhador, um bóia fria que rala pra caramba tentando sobreviver com dignidade, custa quanto? Eu não sei ainda, mas posso garantir que o estado não gasta muita coisa com essas pessoas valorosas. As vezes temos a sensação de que estamos vivendo no lugar errado, no país errado, vivendo no seio de uma sociedade apática, que assiste a todas essas anomalias e não faz nada para exigir melhorias.

    ResponderExcluir
  4. Ressocializados ... kkk ... kkk ... kkk olha ao menos com um expressão séria aqui fora para esses ressocilizados que tua família vai ter uma grande perda, a tua perda. E os ressocializados irão para o presídio ser sustentados por tua família.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,
    nós, brasileiros e acreanos, somos uma sociedade piores que os verdadeiros bárbaros (termo pejorativo para se referir a uma pessoa que não é ou foi civilizada, geralmente indicando um membro de uma determinada nação ou grupo étnico - geralmente uma sociedade tribal - vista por integrantes de uma civilização como inferiores...), porque sustentamos nossos algozes, aqueles que destruiram nossas famílias sem exigir nada deles.

    ResponderExcluir
  6. Ei, seu leonardo! Tá tudo ressocializado hein! Quando eles saírem do presídio chama eles para um churrasco na sua casa. Eu achedito que irão se comportar muito bem. Eu chamaria.

    ResponderExcluir
  7. Vou falar uma coisa.... jamais existirá ressocialização sem disciplina (para ensinar os presos a respeitarem as pessoas) nos presídios e fora dele, valorização e respeito do estado para com os funcionários, trabalho para que os presos sobrevivam através dele, como o próprio DEUS determinou. Por fim digo mais que se os presos fossem obrigados a trabalhar - assim como todos nós somos - os presídios eram vazios. Pena é que os nossos legisladores ainda não visualizaram essa idéia...ou melhor ainda não implantaram porque eles são tão frágeis moralmente que qualquer hora podem se transformar em presidiários e aí teriam que trabalhar, coisa que eles não sabem o que é.

    ResponderExcluir
  8. Todos comentam, tecem opiniões, criticam, riem, e não vi ninguém apontar uma solução.
    Essa visão unilateral não seria a mesma se houvesse parentes de vocês lá no presídio. vocês são "um bando de intelectualóides de merda". O Estado capitalista produz o seu lixo e é desse lixo ele tem que cuidar.
    Não tem um rico na cadeia e não é só os pobres que cometem crimes no brasil.

    ResponderExcluir
  9. - Se não tem um rico na cadeia de quem é a culpa, se quem está no comando é o teu governo (Lula).
    - Se a impunidade impera no Brasil de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula).
    - Se o Brasil é o país que mais explora seus cidadãos com elevadíssimas taxas de impostos de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula).
    - Se o Acre é o estado onde há mais presos por habitante, superando até mesmo estados como SP e RJ, de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula e Binho).
    - Se a saúde social está uma porcaria, onde uma pessoa com doença grave precisa mendigar e aguardar até 4 meses por uma simples passagem pelo TFD de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula, Binho e Tião).
    - Se no Acre e em todo país os bandidos estão invadindo as casas mantendo as pessoas, de bem, como reféns e ainda ironizam com a polícia (porque sabem que não sofrerão um simples empurrão porque o governo é conivente) dizendo que não vai fazer nada com a vítima depois desfere 20 facadas por pura maldade, de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula, Binho).
    - Se o Acre é o melhor lugar da Amazônia para se viver preso na própria casa e para se morrer assassinado, vítima da incompetência de um gestor professor que só sabe mesmo é usar o dinheiro do povo para se promover, de quem é a culpa se quem está no comando é o teu governo (Lula, Binho).

    Um abraço pra você que, como eu, presencia dioturnamente a barbárie, mesmo assim vive bajulando, puxando o saco e batendo palmas para um um governo autoritário, perseguidor e incompetente.

    ResponderExcluir
  10. Accioly,
    Veja só o que os bandidos, que o CNJ está soltando, estão dizendo durante suas ações:
    isso aconteceu no caso da esposa de um jornalista semana passada em Rio Branco
    - Por diversas vezes durante a negociação Carioca (que já matou gente, participou de assaltos, etc...) repetiu a seguinte frase: “o desfecho será honroso para mim”;
    - Em um determinado momento o assaltante avisou à polícia que estava somente com duas munições no revólver e que eram suficientes para o desfecho por ele desejado, ameaçando matar a refém e um policial;
    - Mais de 20 minutos de espera e o assaltante apareceu na porta da casa com as mãos para cima.

    - Quando o coronel Romário Célio se aproximou de Carioca ele calmamente teria afirmado: “eu cumpri com o acordo, dei um desfecho honroso para o caso, agora mande entrar o Samu”;
    - Quando os policiais entram no quarto se deparam com a vítima sobre uma poça de sangue;
    - Quando a equipe médica entrou na residência a vítima estava morta com várias perfurações e degolada.
    Isso para esse bandido, matar uma inocente que não lhe fez nemhum mal, foi um final honroso.

    Que porra de merda de estado e de país é esse. Até parece que o demônio é quem está no comando de tudo, inclusive do próprio estado. E nós só reclamamos, esperneamos da barbárie quando ela nos atinge diretamente.

    ResponderExcluir
  11. Amigo acioly eu e tenho certaza que vc acredita na recuperação do ser humano, e acho que é com socialização que tudo começa a fluir. Esse é o caminho

    therezinha UJS Rodrigues Alves

    ResponderExcluir
  12. Accioly, gostei muito da matéria, pois acima de tudo acredito no "SER HUMANO", que pode sim ser recuperado e receber uma nova oportunidade de recomeçar sua vida.Parabéns a todos os envolvidos no evento.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem