UNIÃO DO VEGETAL: Tarauacá promove encontro de lideranças do Acre

A UNIÃO DO VEGETAL é, antes de tudo, a união de duas plantas da Floresta Amazônica: o Mariri(Banisteriopsis caapi) e a Chacrona (Psicotria viridis) que compõem um chá misterioso denominado "Oaska", utilizado exclusivamente em rituais religiosos,


O cipó Mariri


Chacrona: folha e fruto


Encontro de dirigentes em Tarauacá

Muito movimentado o final de semana na União do Vegetal em Tarauacá. Mais de 100 dirigentes dos municípios de Rio Branco, Marechal Taumaturgo, Cruzeiro do Sul, Envira-Am, Jordão, Plácido de Castro e Tarauacá, estiveram reunidos durante 3 dias (sexta, sábado e domingo) no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Núcleos das Águas em Tarauacá, participando de um grande encontro regional de formação de dirigentes.


O encontro tratou de questões referentes à Auto Sustentabilidade do Plantio do Mariri e Chacrona,  Gestão Administrativa e Área Jurídica e ainda assuntos ligados às questões espirituais.

MESTRE PAULO

O encontro contou com a presença de MESTRE PAULO AFONSO CONDÉ representando a UDV Nacional. Paulo é assistente Geral da UDV Nacional, sendo a segunda pessoa na hierarquia da instituição no Brasil.

MESTRE ADERNILSON

TARAUACÁ – Em Tarauacá o Centro conta com 180 associados divididos em duas Unidades localizadas respectivamente nos Bairros do Ipepaconha Corcovado. O Centro principal do Bairro do Ipepaconha tem uma estrutura física que conta com um grande salão para reuniões e encontros espirituais, refeitório, dormitórios, campo de futebol e outras estruturas, construídos numa área arborizada e aconchegante.



Com amor, pela paz

Discretos, mas não secretos.


A União do Vegetal tem a simplicidade com que Mestre Gabriel viveu o seu exemplo e transmitiu sua doutrina como sua principal fonte de inspiração para o fiel ensinamento das leis de Deus.
A natureza universal desta doutrina espiritual vem cativando pessoas com origem social e formações diferentes, que na UDV encontram uma identidade de sentimentos e ideais que os vem unindo de modo gradual.
Mesmo observando um padrão de conduta moral discreto e coerente, o discípulo é orientado a manter uma atitude tolerante com outros grupos sociais que adotam condutas diferentes do que preceitua a doutrina da União.
 Ao adotar gradualmente em sua vida cotidiana os princípios ensinados pelo Mestre da União, os discípulos fazem da repercussão dos seus atos e palavras no meio que os cerca a medida primordial de seu desenvolvimento espiritual.
Mutirões de trabalho, preparos do Vegetal, atividades recreativas e educacionais são uma constante no cotidiano da União, quando se reúnem os sócios, seus filhos e familiares para juntos festejarem a vida e zelarem pela prática do bem.
O aprimoramento intelectual e desenvolvimento profissional são reconhecidos na UDV como aspectos relevantes para a realização de um crescimento integral dos seus filiados.
Consciente da necessidade de contribuir para que sejam bem sucedidos todos os esforços no sentido de tornar a civilização humana mais justa e fraterna, a direção estimula de diversas formas os filiados ao Centro a colaborar, sempre que possível, com iniciativas direcionadas à realização do Bem comum.




A União do Vegetal e a missão



espiritual do Mestre Gabriel



O uso ritualístico do chá Hoasca entre os povos amazônicos remonta aos períodos anteriores ao descobrimento da América, no século XVI. Durante séculos, este chá, sagrado para os seus usuários, foi comungado pelos povos da floresta sem ritual específico ou mesmo uma doutrina espiritual comum.
Somente em 22 de julho de 1961, a União do Vegetal foi recriada, ainda nos seringais da Amazônia próximos da fronteira do Brasil com a Bolívia, no estado do Acre, por um homem de nome José Gabriel da Costa, nascido no município de Coração de Maria, no estado da Bahia, no dia 10 de fevereiro de 1922.
José Gabriel chegou à Amazônia alistado entre ossoldados da borracha, como eram chamados os homens simples que, saídos em sua maioria das regiões do semi-árido do Nordeste brasileiro, foram para aquela região trabalhar na colheita do látex da Seringa, matéria-prima para a produção de borracha.
Teve seu primeiro contato com o chá Hoasca através de um senhor conhecido como Chico Lourenço, um "mestre de curiosidade", como foram denominados aqueles que distribuíam o chá entre as pessoas e orientavam os variados rituais de comunhão do mesmo.
Ao comungar o Vegetal, como passou a chamar de maneira corrente ao chá, O Mestre Gabriel, reconhecendo a sua missão espiritual, deu início ele mesmo à distribuição da Hoasca, inicialmente de maneira informal, tendo, enfim, recriado a União do Vegetal no dia 22 de julho de 1961, data consagrada no seio desta sociedade religiosa como a de sua fundação.
Utilizando a Hoasca como veículo de concentração mental, Mestre Gabriel reunia regulamente os primeiros seguidores, instaurando a tradição da transmissão oral de sua doutrina espiritual, voltada para o amor ao próximo e a prática fiel do Bem, de acordo com os princípios da evolução reencarnacionista e em comunhão com os ensinamentos do Divino Mestre Jesus, a quem sempre prestou reverência e dedicou, em sua prática por toda a vida, uma firme fidelidade.
No dia 31 de dezembro de 1964, Mestre Gabriel retornou para Porto Velho, território de Rondônia, com sua esposa, dona Pequenina, e toda a sua família em busca de melhores condições de desenvolver as atividades religiosas da sociedade que recriara.
Passou, inicialmente, a distribuir o Vegetal em diversos locais até fixar sua própria residência, na Rua Abunã, nº 1215, como a sede provisória da União do Vegetal. Montou uma olaria e adquiriu o meio de vida ao necessário sustento de sua família, dedicando-se com determinação e amor à orientação espiritual dos seus primeiros discípulos.
Nesta época, Mestre Gabriel já se fazia acompanhar de alguns discípulos que viriam depois a constituir-se nos mestres responsáveis pela expansão de sua doutrina por todo o país, como sua própria esposa, Mestre Pequenina, e o seus filhos, como o mestre Jair, ambos, membros atuais do Conselho da Recordação dos Ensinamentos do Mestre Gabriel - órgão responsável pela preservação do legado doutrinário dele.
No início, a UDV não tinha registro oficial. A polícia chegou a prender o Mestre da União, indevidamente, o que ocasionou o registro da Associação Beneficente União do Vegetal e a publicação, no jornal Alto Madeira, da "Convicção do Mestre", uma defesa pública dos princípios e objetivos da UDV. Tendo suas atividades temporariamente suspensas no início dos anos 70 pela Divisão de Segurança e Guarda do Território do Guaporé, a UDV impetrou um mandado de segurança, quando se passou a denominar definitivamente esta instituição como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
Em 1968, o Mestre pediu aos seus discípulos um esforço comum no sentido de adquirir um terreno naquela cidade, Porto Velho, para que ali se construísse o primeiro templo da UDV, onde está hoje situado o Núcleo Mestre Gabriel, Sede Histórica da União do Vegetal.
No ano anterior, em 29 de julho de 1967, já fora oficializada a primeira distribuição fora daquele território, em Manaus, sob a responsabilidade do mestre Cruzeiro (Florêncio Siqueira de Carvalho), onde surgiria a seguir, em 11 de setembro de 1971, o Núcleo Caupuri, em boa parte responsável pela expansão da UDV por diversas regiões do país.
Mestre Gabriel não viveu para ver concluído o primeiro templo da religião que criara. Cumprida sua missão divina - com a UDV registrada e os primeiros núcleos iniciados, com um Quadro de Mestres e um Corpo do Conselho preparados para transmitir sua doutrina - veio a fazer sua passagem no dia 24 de setembro de 1971, em Brasília.
Somente no final de outubro de 1982, entre os dias 30 e 31, foi decidida pela Administração Geral a transferência da Sede Geral da UDV, de Porto Velho para Brasília, visando melhor atender às necessidades impostas pelo desenvolvimento institucional do Centro.
Firme retidão moral, elevado conhecimento espiritual, notável capacidade de doação para compreender e orientar seus discípulos em busca da verdadeira transformação fazem do Mestre Gabriel um ser amado no seio da União do Vegetal, sendo a sua prática de vida e as suas palavras de justiça e bondade fonte permanente de força e inspiração para todos aqueles que procuram seguir os seus passos em um caminho de Luz, Paz e Amor.


Fontes de pesquisas:
http://www.uniaodovegetal.org.br/udv/index.html
http://www.udv.org.br/index.php
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

10 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Parabéns pela realização de coisas boas para o nosso município, vi meu Pai nessas fotos, saudades!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela realização de coisas boas para o nosso município, vi meu Pai nessas fotos, saudades!

    ResponderExcluir
  3. Accioly, ouça meu novo samba que fala do Acre e cita a nossa terrinha Tarauacá: http://www.youtube.com/watch?v=qok3B5AWIRU

    Caso queira escutar outros sambas de minha autoria: http://www.youtube.com/user/BrunnoDamasceno

    ResponderExcluir
  4. Legal o acre, mais precisamente Tarauacá ta recebendo pessoas de varios lugares do estado para discutir assuntos importantes par UDV.

    ResponderExcluir
  5. que bom que tem pessoas como vc que se preocupa em noticiar os eventos acontecidos na UDV.Gostei muito da fotos e do enunciado.PARABENS!

    ResponderExcluir
  6. Legal a iniciativa dos membros da UDV, isso mostra um amplo crescimento em diversos sentidos perante a nossa sociedade...muita gente conhecida...Luz, Paz e Amor a todos.

    ResponderExcluir
  7. Muito Bonita a iniciativa dos membros da UDV, isso mostra um amplo crescimento em vários sentidos perante a nossa sociedade... muita gente conhecida esteve presente ai em tarauca, gostei das fotos. Luz Paz e Amor a todos.

    ResponderExcluir
  8. Que belos exemplos a serem seguidos, disso que estamos precisando: UNIÃO e RESPEITO uns pelos outros!! Percebi nas fotos que as pessoas são alegres e unidas.Parabéns Accioly pela bela iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus a UDV vem crescendo cada vez mais.
    Parabens pelo conteudo

    ResponderExcluir
  10. Estou mto feliz com tudo que lie...pertenço a essa instituição(UDV)que tem uma missão de grande importancia,trazer paz a nação!!!
    Adoreii!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem