UMA RADIOGRAFIA DO HOSPITAL DE TARAUACÁ

O nosso blog foi fazer uma visita ao Gerente Geral do Hospital Dr. Sansão Gomes, do município de Tarauacá, Francisco Warcro Oliveira das Neves.

Wacron Neves - gerente geral 

Wacro é formado em enfermagem e desde 12 de julho de 2007 é o gestor da política de saúde pública do Governo do Acre em nossa cidade.
O Hospital de Tarauacá conta hoje com 118 servidores, sendo 62 funcionários da Sesacre, 12 do Pró-saúde, 29 de serviço prestado da Sesacre e 15 de serviço terceirizado LIMPAC serviço de Limpeza.
São 06 médicos: Marlindo Vitorino, Máximo, Rosane Maia, Jasone Silva, Rodrigo Damasceno e Francisco Pariente. 02 enfermeiras: Márcia Rego que presta serviço na Maternidade e Lorena Silva do próprio hospital.

Fomos recebidos também pela jovem Pammella Cristina gerente administrativa do hospital.

Pammella Cristina - gerente administrativa do hospital

Em relação às condições do Hospital, Wacro nos disse o seguinte:

LEITOS: "Existem leitos suficientes para atender a demanda do município"
URGÊNCIA: "Existe estrutura suficiente para os atendimentos de emergência"
CENTRO CIRÚRGICO: "somente o básico, mas, atende a demanda, mas, falta um equipamento de extrema necessidade chamado autoclave que se destina à esterilização de material hospitalar"
PESSOAL: "O quadro de pessoal do hospital é insuficiente para atender a demanda o que acarreta uma sobrecarga no reduzido quadro existente. Faltam principalmente técnicos de radiologia, técnicos em enfermagem e técnicos em laboratórios além de outros profissionais como médico cirurgião e anestesista"
LABORATÓRIO: "Temos um laboratório automatizado que realiza os exames essenciais para as necessidades dos que necessitam"
AMBULÂNCIA: "Por ser a única ambulância do município não atende a demanda e por essa sobrecarga a está quebrada e teve que ser transportada para Cruzeiro do Sul para reparos. A ambulância da Prefeitura não atende a rede estadual e é subutilizada"
TFD: 'Dependemos do agendamento de Rio Branco. Recebemos o laudo do paciente, fazemos o processo, recebemos o agendamento e convocamos as pessoas. “A demora é porque dependemos do despacho da junta médica em Rio Branco”
AMBULATÓRIO: "Não é nossa obrigação fazer atendimento ambulatorial. Mesmo assim fazemos em média 80 atendimentos por dia. Isso só acontece porque os postos de saúde do município não funcionam como devem"
NOVO HOSPITAL: Os serviços de construção do novo hospital foram suspensos por conta de uma exigência dos órgãos ambientais que exigiram um plano de tratamento e destinação do egoto. Esperamos que isso se resolva o mais breve possível"

Wacrom nos informou ainda que o modelo de gestão implantado no sistema de Saúde do Acre é um pouco parecido com a Educação. São os Conselhos Gestores, que são compostos de representações dos diversos segmentos do sistema de saúde, que planejam, executam, avaliam e se responsabilizam pelas ações de saúde desenvolvidas no município.
 Percebe-se que há muita desinformação da população quanto ao papel e ao funcionamento do hospital. Mas, essa questão deve-se a fatores culturais. Quando adoecemos, procuramos o hospital, pois, lá com certeza tem médico e remédio.
O fato é que os serviços de saúde oferecidos ao povo ainda são insuficientes. Faltam investimentos em todos os setores da saúde.


Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem