MISSÃO CUMPRIDA: Em busca de qualidade e celeridade, Comarca de Tarauacá supera desafio da Meta 2


Parcerias institucionais, planejamento de ações e compromisso de equipe garantiram bons resultados na Comarca



A Comarca de Tarauacá anunciou esta semana o pleno cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que significa dizer que as unidades da Comarca julgaram todos os processos ingressos até o final de 2005. O último processo de Meta 2 foi julgado na semana passada, conforme informação da Juíza de Direito Substituta Andrea Brito, que responde pela Comarca. Porém, o trabalho coordenado pela magistrada foi além.
Ao ser designada em abril deste ano para desempenhar suas funções jurisdicionais em Tarauacá, a Juíza encontrou 4.250 processos em andamento, sendo 44 desses diagnosticados como de Meta 2. Sete meses depois, a Comarca cumpriu o desafio de aplicar celeridade ao julgamento dos processos anteriores a 2005, mas sem prejudicar o julgamento dos processos mais recentes.
De acordo com a magistrada, a Comarca possui atualmente 3.773 feitos em tramitação. Ela revela que a busca incessante para alcançar o binômio qualidade-celeridade na prestação jurisdicional proporcionou às unidades judiciais de Tarauacá a superação do objetivo traçado pelo CNJ e reforçado pelo TJAC.
Esse sucesso é resultado de um esforço conjunto de instituições: do TJAC, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Procuradoria do Estado e, em especial, dos nossos servidores”, explica a Juíza, acrescentando que para a realização do mutirão de Júris na Comarca o TJAC designou o Juiz Substituto Manoel Pedroga, cujo auxílio foi fundamental para o cumprimento da Meta 2.



Segundo Andrea Brito, o Ministério Público designou os Promotores de Justiça Vinícius Menandro Evangelista de Souza e Alekine Lopes dos Santos, ao mesmo tempo que a Defensoria Pública designou o Defensor Público Rogério Carvalho Pacheco para atuar no julgamento dos processos incluídos na meta.
A magistrada também destaca a contribuição da Promotora de Justiça Eliane Missae Kinoshita e do Defensor Público Paulo Michel São José, dos advogados Ítalo Feltrini, Lucivan Lima, Andresson Bonfim e Edson Craveiro que atuam na Comarca local. “A colaboração dos senhores advogados foi crucial, principalmente para a solução jurisdicional de lides que se arrastavam no tempo por mais de dez anos, como inventários distribuídos em datas anteriores a 1999”, afirma a Juíza.
As adversidades geográficas e estruturais não foram maiores do que a boa vontade e o entusiasmo dos servidores, que se esmeraram e não mediram esforços para alcançar o objetivo traçado”, enfatiza Andrea Brito, acrescentando que por meio de estratégias conjuntas, com o escopo de conferir racionalidade e celeridade aos serviços, buscou-se adotar práticas de gestão racional que resultassem no cumprimento da meta.
“Antes do início das atividades, reunidos os servidores, o desafio foi exposto, conscientizando a todos para a importância da mobilização, conclamando-os para o seu cumprimento. Frisou-se que todas as idéias deveriam ser compartilhadas com a equipe, valorizando iniciativas e planos de trabalho propostos. Enfim, a parceria e o planejamento foram os grandes instrumentos utilizados para vencer o desafio”, conclui a magistrada.
Para mais informações sobre a campanha pela Meta 2 no Judiciário Acreano, acesse o link especial sobre o tema disponível na página inicial do portal TJAC na Internet - www.tjac.jus.br.
COMARCA DE TARAUCÁ

Juíza de Direito Substituta Andréa da Silva Brito
 Nasceu em João Pessoa (PB), no dia 17 de abril de 1973. Concluiu o ensino fundamental na Escola Sagrado Coração de Jesus, e o ensino médio no Colégio Curso CA. Formou-se em Direito no Centro Universitário de João Pessoa, em 1998. Atuou no Ministério Público da União, na Procuradoria da República em João Pessoa, na Procuradoria Geral da República em Brasília. Também foi Procuradora do Banco Central e há dois anos atuava como Juíza de Direito no Estado do Pará, até ser aprovada no concurso para Juíza de Direito Substituta no Acre.

 EQUIPE DE SERVIDORES


MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA LEÃO
ROQUILENE SILVA CRAVEIRO
ABIMAEL CAXIAS DE ALMEIDA
ELISSANDRA DA SILVA ARAÚJO
VALDERLEIDE DA CRUZ SILVA
ELITHA MOURA DE SOUZA
FRANCISCA CHAGAS VIANA MELO
GLEIZ MARIA FERREIRA LOPES
RAIMUNDO LUCIVALDO FIRMINO DO NASCIMENTO
ROSINÉIA GUILHERME DE ABREU LIMA
MARIA LUCINÉIA NERY DE LIMA MENEZES
ADAUTO PERES NETO
MARIA MARILENE ABREU DE OLIVEIRA
JAILENE ARAÚJO OLIVEIRA
APARECIDA QUINELATO QUEIROZ
TEREZINHA DOURADO DA SILVA ARAÚJO
CLAÚDIA PAULA DE FARIAS ALVES
FRANCISCO LÁZARO SIMÕES
REYDINAR DE MATOS FÉLIX
JOELMA MARIA SANTOS CATÃO
MÁRCIA VASCONCELOS COSTA
ROSA MARIA NEVE DE SOUZA
DULCIÉLIA FIRMINO DO NASCIMENTO
EDUARDO JOSÉ VASCONCELOS E SILVA
JOSÉ ALEX DE SOUZA MARTINS
EVANI VASCONCELOS COSTA
FRANCISCA MARILVA DE SOUSA
MARIA RAMOS DA FROTA
RAIMUNDO CUNHA DO NASCIMENTO

FONTE: AGÊNCIA TJAC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem