AIDS CHEGA DE VEZ AO INTERIOR DO ACRE: Só o Municpipio de Manoel Urbano já registra 8 casos


Coordenadora do trabalho de prevenção, Francismary Muniz de Lima


O Acre possui 454 casos da Sindrome da Imuno Deficiência Adquirida (Aids), sendo que a maior quantidade de infectados estão em Rio Branco que de 2006 a 2009 contabilizou 104 portadores, mas a preocupação da Coordenação Estadual das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) é a interiorização.
Segundo a coordenadora do trabalho de prevenção, Francismary Muniz de Lima, municípios pequenos, como, por exemplo, Manoel Urbano começaram a sentir os efeitos da doença, contabilizando oito portadores do vírus que acaba com as defesas do organismo.
“O aumento da detecção de mais casos no interior que nos grandes centros urbanos foi identificado por uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde”, afirmou a gestora.
Francismary disse acreditar que os números de doentes em municípios pequenos pode ser maior que o constatado, mas que a grande parte acaba contabilizada como dados de Rio Branco por possuir atendimento especializado.
“Antes tínhamos uma concentração de casos na capital, mas temos que considerar que Rio Branco, por ter uma população maior, acaba concentrando os serviços e que muitas pessoas vem do interior para se tratarem na capital, sendo contabilizadas como rio-branquenses”, detalhou a coordenadora.
Francismary disse que para tentar quebrar a disseminação da Aids o poder público realiza atividades de prevenção, levando em conta uma pesquisa tenta quantificar o número de possíveis infectados que ainda não descobriram ser portadores do vírus, mas que outra estatística está sendo elaborada para tentar identificar todos os potenciais doentes com maior proximidade.
“Existem pessoas que estão contaminadas com o vírus, mas que não sabem. O Ministério da Saúde desenvolveu um estudo que mostra que a cada cem pessoas 0,61% podem ter a doença, mas esses valores foram feitos com base nas gestantes, então eles estão desenvolvendo uma nova pesquisa para tentar ampliar esse quadro”, explicou.
Na tentativa de identificar as pessoas com Aids, a Coordenação retomou a campanha Fique Sabendo que realizará a entrega de kits de conscientização, além da realização de testes rápidos e da exibição de filmes.
“Começamos os trabalhos no dia 27, mas ele deve se estender com a exibição de filmes na Biblioteca Pública, a realização de oficinas e debates nas escolas. Para o trabalho, temos uma parceria com a Associação de Homossexuais do Acre e de outras entidades”, falou a coordenadora.
O terminal urbano também será palco das atividades de prevenção com a realização da conscientização e de testes rápidos entre os dias 1o e 4 de dezembro.
(Freud Antunes)

Número de casos detectados

Município                           2006 a 2009
Acrelândia......................................1
Brasiléia.........................................2
Cruzeiro do Sul...............................3
Manoel Urbano...............................8
Marechal Thaumaturgo...................1
Plácido de Castro............................1
Rio Branco.....................................104
Sena Madureira..............................11
Senador Guiomard.........................1
Fonte: Coordenação Estadual de DST/Aids



FONTE: A TRIBUNA
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem