DE ASSIS... AO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA!



Nenhuma devoção popular nasce da imposição da Igreja. É geralmente fruto de uma experiência pessoal de fé, pelo qual alguém passou. Há cerca de 85 anos, viajando pelos rios amazônicos, um homem estando a beira de um naufrágio, provocado pelos perigosos remansos que se formam nos rios, invoca o auxílio de cima, mais precisamente, de São Francisco de Assis (ou das Chagas). O nome deste homem: Raimundo Eustáquio de Moura, um nordestino que se estabelecera no vale do Tarauacá para trabalhar nos seringais, a semelhança de tantos outros. A partir dessa promessa, tem-se início o tradicional Novenário de São Francisco, que perdura até hoje, na cidade de Tarauacá.

Raimundo Eustáquio começou o Novenário em sua própria casa, provavelmente com seus familiares, vizinhos e amigos. Isso por volta do ano de 1924. Com o passar do tempo a devoção foi se espalhando. E com a ajuda de outros devotos construiu uma pequena capelinha e mandou buscar a primeira imagem do Santo (em gesso, provavelmente), substituindo o quadro, usado até então. E muita gente chegava, sobretudo dos seringais, para pagar suas promessas. O local onde ergueu-se a capelinha chamaram-no Arraial de São Francisco, sobre um belo morro.


(a segunda capelinha, provavelmente)


(atual Igreja de São Francisco, no Bairro de Copacabana)

Anos mais tarde, 1940, com aprovação do Bispo Dom Henrique Ritter, lança-se a pedra fundamental para a construção de uma nova igreja, já que a capela atual tornara-se novamente pequena para atender o aumento cada dia maior dos devotos do Santo de Assis, que impulsionou tantas vidas no coração da selva amazônica.

A Igreja e os fiéis não podem esquecer esses fatos originários, que impulsionaram e nos legaram esse maravilhoso testemunho de fé. Nem pode esquecer seu honroso e virtuoso ‘iniciador’, RAIMUNDO EUSTÁQUIO DE MOURA, que neste ano completaram-se 130 anos de seu nascimento, e 50 de sua morte. Um homem tocado por Deus, cheio de fé e zelo e que legou ao povo católico de Tarauacá uma das maiores demonstrações de fé do povo acreano. Espero um dia que seja erguido um monumento em lembrança a este homem, e que a Igreja de Tarauacá não pense apenas no lado festeiro e financeiro da coisa.


(Túmulo de Raimundo Eustáquio de Moura no Cemitério São João Batista em Tarauacá)

*

Obs: as informações históricas aqui tomadas foram com base numa pequena biografia sobre Raimundo Eustáquio de Moura feita por sua filha Celestina Mourão, cedido gentilmente pelo Palazzo, bem como a foto antiga da Capela de São Francisco. Grato, Palazzo!

FONTE: BLOG ALMA ACREANA
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem