FRANCELINA MARTINS: “Vamos mobilizar nosso povo e vamos enfrentar o problema da droga em Tarauacá”

Francelina Martins professora e jornalista

Reunião com associações comunitárias

Reunião com as pastorais

Reunião com dirigentes escolares

Reunião com representantes religiosos

TARAUACÁ NÃO QUER DROGA

O uso de drogas na adolescência é uma questão que preocupa cada vez mais a nossa sociedade. Não precisamos pesquisar muito pra sabermos que o uso e abuso de drogas aumentam em ritmo acelerado e que é na adolescência que, em geral, inicia-se o consumo. Ao mesmo tempo, observa-se que o tema das drogas é freqüente na mídia.

A adolescência é um período de crescimento no qual o indivíduo precisa realizar diversas tarefas para efetuar a passagem da infância à vida adulta. Essas tarefas estão relacionadas a algumas mudanças características deste período. A principal tarefa da adolescência é a busca pela identidade sexual, social e psíquica. A partir das mudanças ocorridas na puberdade, o adolescente desenvolve a necessidade de conhecer seu próprio corpo e de explorar a relação com o corpo do outro, na busca por um comportamento sexual apropriado. A identidade social e psíquica se constitui através dos conflitos entre a necessidade de independência dos pais, por um lado, e a aproximação e dependência do grupo de amigos, por outro. Pais e amigos têm uma grande importância para a formação de um código de valores próprios do adolescente. Esse será constituído a partir da interação social e da escolha de elementos adquiridos na infância, tornando-se parte de sua identidade adulta.

Francelina Martins, professora e jornalista renomada do município de Tarauacá, preocupada com o crescimento assustador da comercialização e o consumo de drogas em sua cidade natal, especialmente entre os jovens, resolveu tomar uma atitude ao invés de ficar esperando apenas pela ação pouco eficiente das autoridades da área de segurança. Francelina, que atualmente, reside em Rio Branco em função de uma necessidade médica envolvendo um de seus familiares, ao receber notícias de Tarauacá referente à questão da droga, procurou setores do Governo do Estado e o Gabinete do Deputado Estadual Moisés Diniz em busca de apoio para mobilizar a sociedade tarauacaense para discutir e procurar alternativas de como enfrentar o problema.

Francelina “arregaçou as mangas” e veio a Tarauacá conversar com as instituições populares e cobrar do poder público suas responsabilidades.

Em apenas uma semana Francelina reuniu a UTM (união Tarauacaense de Mulheres), Presidentes de Associações de Moradores, Representantes das Igrejas, Pastorais, Dirigentes Escolares, Chefes de Órgãos Públicos, Imprensa local e já agendou o início da realização de um grande Projeto PELA VIDA E CONTRA AS DROGAS que começa a ser desenvolvido a partir do dia 21 de agosto, com um grande encontro no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista.

Serão convidados Os representantes dos 03 Poderes Públicos do Município e do Estado, Deputados Estaduais e Federais, Estudantes, Professores e Pais e a Sociedade Civil Organizada. Será o pontapé inicial para começar o enfrentamento a esse problema grave de nossa cidade.

“Não pensem que esse é um problema que só atinge os filhos dos pobres, pois, os traficantes estão em todos os pontos da cidade e até nas escolas. Todos podem ser vítimas da droga e sabemos que a droga é um caminho sem volta. Vamos mobilizar nosso povo e vamos juntos enfrentar o problema de frente e sem medo”. (Francelina Martins)

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem