Acordo para que o curso de enfermagem da Ufac, no município de Feijó inicie as aulas no começo de 2009 foi praticamente selado em uma reunião entre a deputada Perpétua Almeida (PcdoB-Ac), o reitor da Ufac, Jonas Filho, o chefe do departamento de Ciências da Saúde, coordenação do curso de enfermagem e pró-reitorias.
A idéia surgiu em 2007, por ocasião de uma reunião da deputada comunista com os profissionais de saúde de Feijó. Perpétua Almeida reuniu-se então com o departamento de Ciências da Saúde da Ufac, acertando os meios de financiar o curso e alocou uma emenda de R$ 500 mil no orçamento deste ano.
No entanto, apesar da boa vontade da Ufac e da disposição da deputada comunista a realização da idéia enfrentou obstáculos, tanto de setores internos como do conselho regional de enfermagem, que entendiam ser necessário um concurso aberto para a comunidade, enquanto a deputada Perpétua Almeida e a maioria dos pró-reitores e professores lutavam pelo curso para os profissionais da área.
“Temos que dar essa oportunidade para quem já atua na área. Profissionalizá-los, da mesma maneira que o governo do estado fez com os mais de 5 mil professores. No início governo foi criticado por isso, mas basta ver o salto que se deu nos índices de educação para ver como estava certo”, disse Perpétua Almeida.
No final da reunião ficou acertado que o levantamento feito pela Ufac sobre os custos e necessidades será apresentado no máximo até o mês de julho, o que motivou o professor Haroldo Campos a sugerir que o vestibular para atender os interessados de Feijó, Tarauacá e Jordão fosse realizado no mês de agosto próximo.
“Não vamos aquietar. Vamos fazer mesmo esse curso.A academia tem que ir ao encontro dos anseios da população”, disse ele.
A deputada Perpétua Almeida ratificou sua proposta de destinar emendas todos os anos para manter o curso e comprometeu-se a articular outros parlamentares para ajudar, assim como conseguir avião da FAB- Força Aérea Brasileira, para transportar professores e matérias.
“Eu conversei com o governador Binho Marques que ficou muito animado com a idéia”, disse a deputada.
Para o reitor Jonas filho esse é um meio da Universidade exercer seu papel social.
O vestibular para o curso de enfermagem de Feijó deve reservar 75% das vagas para os profissionais que atuam na área e o restante será aberto para a comunidade.
“Temos o interesse da Ufac em realizar esse curso, e, a disposição da deputada Perpétua Almeida de financiá-lo. Portanto temos tudo. Se formos esperar as condições ideiais nunca vamos fazer nada. Vamos ser audaciosos”, disse o reitor da Ufac Jonas Filho, selando o compromisso.