Retratos de Tk


Cidade hospitaleira
Gente guerreira
Homens de bem
Seres covardes
Políticos confusos
Planos obscuros
Fronteira perigosa
Entre paixão e traição

Jovens na esquina
Noite pequena
Taxista no banco
Dos senhores juros
Gente do frete
Que vida sofrida
Trocado sagrado
Alimenta os “pequenos”
Carros do ano
“Neném” da cargueira
“Pura-bucha” do Léo
Verdura na feira
Sol na “muleira” do produtor
Molho de pimenta
Galinha caipira
Conversa afinada
Domingo é “nada”

Praia lotada
Barzinho do “zezão”
Peixeira na mão
Sangue no chão
Caixas amplificadas
Som que vem da Cohab
Que Nova Era bacana
Famílias na penal
Sexo na cela
Vou é pra boate dançar
Não pago pra ingressar
Agentes de proteção
Aqui está o meu crachá
Boys burros
Brigam por nada
Mas cedo, “O rachão”,
Oh! não!
É a primeira divisão
No velho Naborzão

Igrejas lotadas
A fé ofusca a razão
É ópio...
Dos pobres em ação
Quero ser vereador
Comprem-me, por favor,
Dê-me um carrão
Pra encher de votos
Em dias de decisão
Vou até depositar
Meu “lixo de ilusão”
Num cesto simples
Daqueles bem caros
Isso não é corrupção
CPI pra quê?
Pra eu me vender?

Vou comprar um celular
Pra eu “bossar”
Tirar retratos de Tk
Ligar a cobrar
Na loja tem promoção
Leve um, pague três
Você é bom freguês
Nada é complicado
Tudo é parcelado

Oh! Seu moço
Do disco voador
Me leve com você
Aonde você for
Sinceramente, não sei.
Se vou chorar
Se vou sorrir
Se vou ficar
Se vou partir
..............................

Accioly
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Adorei a poesia, acho que deveria se chamar o Raio X de Tarauacá...

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela mensagem, isso sim retrata o contexto atual da nossa cidade.
    E parabéns pelo blog, por aqui consigo saber mais da minha terra.

    Abraços,

    Cláudia Veras Baima

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem