União de forças no parlamento: Janaína Furtado e Chagas Batista juntos em defesa das comunidades do Rio Tarauacá


Em um gesto que simboliza maturidade política, compromisso social e respeito às diferenças partidárias, os vereadores Janaina Furtado (Progressistas) e Chagas Batista (PCdoB) uniram forças em uma agenda conjunta nas comunidades do Rio Tarauacá, reforçando a luta em defesa da população ribeirinha, rural e indígena do município.

A iniciativa mostra que, quando o interesse público fala mais alto, é possível construir pontes e somar esforços, independentemente de siglas partidárias. Janaína e Batista têm origens na zona rural de Tarauacá e carregam na própria história a vivência das dificuldades enfrentadas por quem mora longe da sede urbana, realidade que motivou essa atuação conjunta.


Ação social e presença do poder público

Na comunidade Água Vida, na região conhecida como Praia do Carapanã, os vereadores acompanharam uma importante ação promovida pela Prefeitura de Tarauacá, com a presença do prefeito e médico Rodrigo Damasceno, além de secretários municipais e parceiros institucionais.

A ação levou ajuda humanitária, com distribuição alimentos, de brinquedos, kits para gestantes, diversos serviços à população e atividades esportivas, incluindo a realização de um campeonato de jogos que reuniu moradores da aldeia e das comunidades vizinhas. Tudo isso em um ambiente marcado pela valorização cultural, com música indígena e a presença da medicina tradicional da floresta, como rapé, sananga e ayahuasca.


Escolas abandonadas: o retrato do descaso

No retorno da visita, Janaína Furtado e Chagas Batista estiveram nas chamadas “fortificações” da Escola Polo da rede municipal, na comunidade Pacujá, cuja obra deveria ter sido concluída há muito tempo. O que encontraram foi um cenário de abandono, desperdício de dinheiro público e total descaso com a educação.

Salas de aula inacabadas, estruturas deterioradas e espaços que hoje servem de abrigo para animais, enquanto crianças e jovens estudam em locais improvisados e inadequados. A situação evidencia a urgência de ações concretas para garantir dignidade e condições mínimas de ensino às comunidades do rio.

Mesmo com todo empenho e esforço do Secretário de educação Professor Carlos Sousa e evidentemente do Prefeito Rodrigo Damasceno e a repactuação anunciada pela Secretaria Municipal de Educação junto ao Governo Federal para a retomada das obras, os vereadores alertam que é preciso acelerar o processo. A comunidade não pode mais esperar.


Risco iminente no Sacado

Outra comunidade visitada foi o Sacado, onde os parlamentares dialogaram com o líder comunitário senhor Rossi. No local, conheceram a nova estrutura da Escola Estadual Arivan Prado, que se encontra em fase final de construção, após a antiga unidade ter sido levada pelas águas do Rio Tarauacá em decorrência do desbarrancamento causado pelas enchentes.


A preocupação maior, no entanto, recai sobre a Escola Municipal Elisa Soares Cavalcante, situada a apenas seis metros da margem do rio. Com a constante erosão do barranco, o risco de desabamento é iminente. Segundo Rossi, profundo conhecedor da dinâmica do rio, “bastam dois ripiquetes para o rio levar a escola”.


Compromisso firmado e luta compartilhada

Diante do que viram e ouviram, Janaína Furtado e Chagas Batista firmaram o compromisso de apresentar todas as demandas ao Poder Executivo e de se mobilizar, dentro e fora do parlamento, em busca de soluções urgentes e eficazes.


Tenho profundo respeito e admiração pelo vereador Batista, por sua história de lutas e experiência em vários mandatos. Nesta pauta, estamos unindo nossas forças e vamos em busca de soluções”, destacou Janaína.


Batista, reconhecido conhecedor da realidade das comunidades rurais e ribeirinhas de Tarauacá, reforçou a importância dessa união: “Essa parceria fortalece a luta, e quem ganha é a comunidade. Janaína é jovem, guerreira, e temos compartilhado ideias e planos para fortalecer nossa atuação parlamentar em defesa das causas do povo”.

Política que soma e representa

A união entre Janaína Furtado e Chagas Batista mostra que a política pode, e deve, ser um instrumento de construção coletiva. Ao colocar a população no centro do debate, especialmente as comunidades rurais e indígenas, os vereadores reafirmam o papel do parlamento como voz ativa dos que mais precisam.

Mais do que uma visita, a agenda no Rio Tarauacá se transforma em um marco de compromisso, fiscalização e luta por direitos, deixando claro que, quando há diálogo e propósito comum, Tarauacá sai fortalecida.

Por Blog do Accioly

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem