A Prefeitura de Tarauacá, promoveu nesta quarta-feira, 10, no Auditório do SINTEAC, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – edição 2025–2028, reunindo representantes do poder público, educadores, parlamentares, adolescentes, conselho tutelar,membros da sociedade civil e do articulador estadual do selo unicef, Thiago Fabrício. O encontro marcou o início da construção do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), que reúne os temas transversais que os jovens irão desenvolver durante esta edição e vai orientar, pelos próximos quatro anos, as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município. A secretaria de assistência social, secretaria de Saúde e secretaria de Educação, serão responsáveis pela condução e implementação dessas ações.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece e estimula municípios a desenvolverem políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa reforça a importância do trabalho integrado entre vários setores, do acompanhamento de indicadores e da execução de ações que promovem saúde, educação, proteção e participação social. Ao aderir ao Selo, o município passa a seguir um conjunto de metas e práticas que contribuem para aprimorar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida da população infantojuvenil.
Durante o fórum, foram apresentados os indicadores que servirão de base para o planejamento das novas ações. A partir desses dados, o município assumiu metas claras para melhorar os resultados nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e ambiente escolar.
Entre as metas definidas para 2025–2028 estão:
* Elevar para 95% a cobertura vacinal contra a Poliomielite;
• Ampliar para 80% o registro do estado nutricional de crianças menores de 10 anos;
• Reduzir os casos de gravidez na adolescência e, consequentemente, o número de bebês nascidos de mães adolescentes.
• Diminuir para 1,1% o abandono escolar;
• Aumentar para 63% a taxa de alfabetização no 2º ano;
• Elevar para 74% o número de escolas com acesso à água adequada;
• Ampliar para 59% as escolas com esgotamento sanitário adequado;
• Manter em 818 o número de famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
• Aprimorar registros e acompanhamentos de casos de violência contra crianças e adolescentes.
Essas metas irão orientar a atuação conjunta das secretarias municipais, que trabalharão de forma integrada ao longo de todo o ciclo do Selo UNICEF.
A articuladora do Selo UNICEF, Luene Dourado, reforçou a importância do encontro para o planejamento das ações:
“O fórum marca o início de um ciclo de construção coletiva, no qual cada adolescente é reconhecido como protagonista. É o momento de planejar ações que melhorem a vida de crianças e adolescentes, fortalecendo saúde, educação, assistência e participação cidadã.”
A secretária de Assistência Social, Cleane Monteiro, também comentou o papel do fórum no alinhamento das políticas públicas:
“O fórum nos permite avaliar o que precisa avançar e organizar as estratégias que serão implementadas nos próximos anos. Nosso compromisso é garantir políticas públicas eficazes e centradas nas necessidades das crianças e adolescentes.”
(Assessoria)


