Beneficiária do Bolsa Atleta na Categoria Pódio, Rayssa Leal conquista o tetracampeonato da SLS


Brasileira domina final diante de rivais olímpicas e levanta o público no Ibirapuera com desempenho impecável

Rayssa Leal. Foto: Pablo Vaz / STU

Abrasileira Rayssa Leal, beneficiária do Bolsa Atleta na categoria Pódio, conquistou neste domingo (7) o tetracampeonato da Street League Skateboarding (SLS), principal circuito do skate mundial. A decisão, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, reuniu quase 10 mil pessoas e confirmou mais uma vez o protagonismo da jovem de 17 anos, que superou quatro japonesas, sendo três delas medalhistas olímpicas. A "Fadinha" reafirmou sua posição entre as maiores skatistas do mundo.

A final contou com grandes nomes do skate internacional, como a campeã olímpica Coco Yoshizawa, a vice-campeã Liz Akama, a medalhista de bronze Yuna Nakayama e a campeã mundial Yumeka Oda. A australiana Chloe Covell também integrou a disputa, reforçando o alto nível técnico da competição.

Mesmo com uma entorse no tornozelo e após sofrer quedas no treino, Rayssa manteve consistência e precisão ao longo de todas as rodadas. Abriu a prova com nota 8,3, garantiu liderança nas primeiras manobras e seguiu à frente após registrar 7,5 no corrimão redondo. Na terceira rodada, assegurou vantagem com a nota 8,7 e, na sequência, ampliou o domínio com um 8,1 na penúltima passagem.

As quedas de Oda e Covell na rodada final consolidaram o título da brasileira, que chegou à última manobra já como campeã da SLS 2025. O evento também ganhou peso adicional após o cancelamento do Campeonato Mundial de 2025, tornando esta final a principal disputa internacional da temporada.

Rayssa integra a categoria Pódio do Bolsa Atleta, faixa mais alta do programa do governo do Brasil voltada a atletas entre os 20 melhores do mundo em esportes olímpicos e paralímpicos. Criado em 2005, o Bolsa Atleta é o maior programa de patrocínio direto ao atleta do mundo e garante apoio financeiro mensal para que esportistas possam se dedicar integralmente ao treinamento e às competições, fortalecendo o desenvolvimento do alto rendimento no país.

Finalista ao prêmio de Melhor Atleta do Ano do COB

A "Fadinha" também foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a melhor atleta do ano do skateboarding e está entre as finalistas ao Prêmio Brasil Olímpico na categoria Melhor Atleta do Ano. A vencedora será anunciada na próxima quinta-feira (11), durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O COB destacou as conquistas da temporada da atleta, medalhista de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024. Em 2025, Rayssa venceu o STU Pro Tour Rio, conquistou etapas da SLS em Miami e Brasília e disputa neste fim de semana o SLS Super Crown, em São Paulo. Também concorrem ao prêmio Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo) e Rebeca Lima (boxe).

Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem