O programa Bom Dia Tarauacá, do Sistema Público de Comunicação, recebeu nesta quarta-feira o presidente da Fundação Elias Mansour, professor Minoru Kimpara, para uma conversa especial sobre os avanços das políticas culturais do governo do Acre, sob a gestão do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, com destaque para o impacto positivo dessas ações no município de Tarauacá.
Um ano produtivo para a cultura acreana
Durante a entrevista, Minoru Kimpara fez um balanço do trabalho desenvolvido em 2025, destacando que o Acre vive um dos períodos mais produtivos da história cultural do estado. Segundo ele, somando os recursos da Política Nacional Aldir Blanc, da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Estadual de Cultura, o governo já investiu mais de R$ 50 milhões em editais, formações, revitalizações e apoio direto aos fazedores de cultura.
“Nós estamos descentralizando os recursos. Tarauacá concorre com Tarauacá, Feijó com Feijó. Isso garante inclusão e oportunidade real para todos os artistas e produtores culturais”, explicou Kimpara.
Cultura como instrumento de transformação social
O presidente da Fundação Elias Mansour enfatizou que a cultura tem um papel transformador na sociedade, gerando emprego, renda e inclusão. Ele lembrou que a economia criativa já representa 3,1% do PIB nacional, superando setores tradicionais como a indústria automobilística.
“Cada jovem envolvido com a cultura é um jovem a menos nas estatísticas da violência. Cultura também salva vidas, porque transforma mentalidades e fortalece a autoestima das pessoas”, ressaltou.
Minoru destacou ainda o papel das quadrilhas juninas, dos grupos teatrais e dos artesãos no fortalecimento da identidade acreana, afirmando que o governo tem revitalizado praticamente todos os espaços culturais do estado, como teatros e bibliotecas, promovendo acesso e valorização da história local.
Tarauacá em destaque
Falando especificamente sobre Tarauacá, Kimpara elogiou o trabalho da professora Ilca Frota, coordenadora da Biblioteca Pública Ancelmo Marinho Lessa, e representante da Fundação Elias Mansour no município. Segundo ele, o espaço se transformou em um ambiente acolhedor, bonito e dinâmico, que encanta crianças e estimula o gosto pela leitura.
“A professora Ilca é diferenciada. Tudo o que ela faz é com amor e dedicação. A biblioteca daqui é uma das mais bonitas do Acre, e o trabalho de levar leitura e cultura até os bairros e ramais é inspirador”, afirmou.
Gestão comprometida e novos desafios
Kimpara fez questão de destacar o apoio irrestrito que recebe do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, ambos comprometidos com a valorização da cultura e da gestão pública eficiente. Ele também mencionou a parceria com a secretária de Comunicação, Nayara Lessa, e reforçou o espírito de equipe do atual governo.
“Nós não temos apenas um grupo de governo, temos um time que trabalha junto, que se apoia e entrega resultados para o povo acreano”, declarou.
Caminhos para 2026
Ao final da entrevista, o professor Minoru revelou que pretende colocar seu nome à disposição nas eleições de 2026, como pré-candidato a deputado federal, mantendo seu compromisso com a cultura e com o desenvolvimento social do Acre.
“Tudo no tempo de Deus. Até lá, seguirei trabalhando pela cultura, com serenidade e amor pelo Acre”, afirmou.
Por: Raimundo Accioly
Sistema Público de Comunicação – Blog do Accioly
Tarauacá – Acre
Tags:
MINORU KIMPARA

