PL que torna música de Alberto Lôro patrimônio cultural é aprovado em Cruzeiro do Sul



A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul aprovou nessa terça-feira, 14, o projeto que reconhece a música “Cruzeiro do Sul”, do compositor e cantor Alberto Rodrigues de Brito Filho, o Lôro, como patrimônio cultural e imaterial do município. O Projeto de Lei (PL) nº 7/2025 é de autoria do presidente da Casa, vereador Elter Nóbrega.

Segundo o texto aprovado, a canção passará a integrar o acervo de bens imateriais de Cruzeiro do Sul e deverá ser incentivada em eventos cívicos, culturais e educacionais. A legislação também deixa claro que os direitos autorais permanecem com os herdeiros do compositor, sem qualquer interferência legal por parte do município.

Durante a apresentação da proposta, o presidente destacou a importância da cultura como instrumento de identidade e memória do povo cruzeirense.

“Estamos reconhecendo, valorizando e preservando esse legado. A música Cruzeiro do Sul fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo. É um símbolo da nossa cultura que deve continuar inspirando gerações presentes e futuras”, destacou o parlamentar.

Elter também lembrou com emoção a trajetória de Alberto Lôro, que morreu em 2019, deixando uma marca profunda na vida cultural do município.

“Lôro foi um artista que deixou saudade e marcou a história de nossa cidade. Precisamos reconhecer as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul, seja na política, na cultura, na educação ou em qualquer outro setor. Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal, tornando-se lei e eternizando a obra de Alberto Lôro como símbolo oficial da cultura cruzeirense”, concluiu Elter.

O músico acreano Alberto Lôro morreu no dia 16 de novembro de 2919 no Hospital do Câncer – Unacon, em Rio Branco, onde tratava um câncer no fígado. Foi compositor e cantor de várias outras músicas que retratam a diversidade socioambiental da região, como “Vale do Juruá” e “BR-364”.

Veja a letra da música:

Cruzeiro do Sul

Beleza é ver o pôr-do-Sol dali do remanso
Banhar nas águas dos igarapés
Ouvir pássaros cantar
Por entres as flores dos jardins
Quero ver-te sempre verde
Amazônia do meu coração

Quero ver estrelas guardadas pelo azul
Do céu de Cruzeiro do Sul

Teus rios e florestas
Teus montes e esquinas
Cruzeiro do Sul menina
É um pedaço de mim
Vamos acordar pra realidade
A Amazônia é grande, mas tem fim
Essas queimadas doem demais em mim

Quero ver estrelas guardadas pelo azul
Do céu de Cruzeiro do Sul

Quantas pessoas passam por aqui
Amigos que se foram sem se despedir
Cruzeiro do Sul minha terra Natal
Tua história é um sonho pra sonhar
Quero ver um novo dia clarear.

(ac24horas)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem