O Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem), órgão delegado do Inmetro no estado, realizou nesta semana ações de orientação e fiscalização nas áreas comerciais das cidades de Feijó e Tarauacá.
Os agentes fiscais verificaram produtos que necessitam de certificação do Inmetro para atestar qualidade e segurança, como brinquedos, nebulizadores, materiais elétricos e peças para motocicletas.
Agentes fiscais atestam a qualidade e a segurança dos produtos comercializados. Foto: Rosi Sabóia/IpemJá os itens que são embalados fora da presença do consumidor — os chamados produtos pré-medidos — tiveram peso e volume verificados. Entre os exemplos estão arroz, café e feijão, entre outros produtos típicos da cesta básica.
De acordo com a presidente do Ipem, Hérica Granzotto, a equipe iniciou a semana com fiscalizações na região do Vale do Juruá e agora segue com as ações na regional do Envira, reforçando o compromisso do instituto com a segurança dos consumidores.
Produtos pré-medidos passam por verificação de peso e volume. Foto: Rosi Sabóia/Procon“Essas ações são fundamentais para garantir que os produtos estejam dentro das normas do Inmetro e que o consumidor receba exatamente aquilo pelo que paga. Nosso trabalho é também educativo, orientando os fornecedores para que mantenham boas práticas e assegurem a confiança nas relações de consumo”, destacou a presidente.
Nas fiscalizações realizadas tanto no Vale do Juruá quanto em Tarauacá, nenhuma infração grave foi detectada. Os agentes identificaram apenas pequenas avarias, e os fornecedores foram orientados a corrigir as irregularidades observadas, evitando assim possíveis conflitos consumeristas.
Agentes fiscais percorrem a área comercial de Tarauacá. Foto: Rosi Sabóia/IpemOs consumidores acreanos que desejarem tirar dúvidas, registrar denúncias, reclamações ou elogios podem entrar em contato com o Ipem pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo e-mail: ouvidoria.ipem@ac.gov.br.
(Agência/Acre)