![]() |
A maior festa religiosa de Tarauacá vai de 25 de setembro a 4 de outubro. - foto: Jardy Lopes |
A Paróquia São José convida toda a comunidade para participar do Novenário de São Francisco, co-padroeiro de nossa paróquia. Com o tema “São Francisco: Modelo e Protetor da Ecologia Integral”, a festa acontece de 24 de setembro a 4 de outubro, reunindo fiéis e visitantes em momentos de oração, reflexão e confraternização.
O Novenário é um dos mais tradicionais do município e busca, a cada ano, renovar a fé, a esperança e o compromisso cristão inspirado na vida e no testemunho de São Francisco de Assis. Durante nove noites, a programação traz celebrações litúrgicas, momentos culturais e ações sociais, fortalecendo a espiritualidade franciscana e a integração da comunidade.
📅 Programação Religiosa – 24/09 a 04/10 - Cada noite do novenário contará com missa e novena, seguindo o tema geral e abordando subtemas relacionados à vida e ao carisma de São Francisco. As celebrações serão realizadas na Igreja Matriz da Paróquia São José, em Tarauacá, sempre no início da noite.
Roteiros noite a noite:
– Abertura: São Francisco, homem do Evangelho e da paz
– O cuidado com a Casa Comum: um chamado de Deus
– A simplicidade e a alegria franciscana no mundo de hoje
– São Francisco e os pobres: testemunho vivo de caridade
– Juventude e compromisso com a ecologia integral
– São Francisco e a fraternidade universal
– O perdão e a reconciliação como caminho de paz
– Vocação e missão leiga na Igreja: inspiração franciscana
– O exemplo de São Francisco na defesa dos animais e da natureza
– Trânsito de São Francisco e Missa Solene de Encerramento
🎉 Programação Social - Após as celebrações, haverá atividades sociais e culturais para integrar toda a comunidade, incluindo:
– Leilão beneficente
– Jantar comunitário
– Apresentações musicais com Sylvester, Carlinhos e o grupo Godsway em diferentes noites
📲 Para mais informações e para acompanhar cada detalhe do novenário, siga o perfil oficial da Paróquia São José no Instagram: @paroquiasaojosetk
![]() |
Imagem de uma das primeiras capelas de São Francisco construída no local e outra atual no bairro de Copacabana. |
CONHEÇA A ORIGEM DO NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO
Por Raimundo Accioly
Começa nesta semana, em Tarauacá, a maior manifestação religiosa da Regional Tarauacá/Feijó/Jordão. O Novenário de São Francisco, promovido pela Igreja Católica e seus parceiros, segue até o dia 4 de outubro com intensa programação religiosa, cultural e social.
Durante nove dias, a cidade se transforma para receber centenas de romeiros, visitantes e comerciantes ambulantes. As vias próximas à Igreja São José ganham um colorido especial com barracas, praça de alimentação com comidas regionais, parque infantil e palco para shows, leilões e o tradicional desfile das “bonecas vivas”. É um verdadeiro encontro de fé, cultura e tradição popular que movimenta o município.
Todos os dias, a Igreja São José fica lotada de fiéis vindos dos bairros, comunidades ribeirinhas, ramais e até de outros municípios. Muitos chegam para agradecer as bênçãos alcançadas ou pagar promessas, mantendo viva a devoção a São Francisco de Assis – ou São Francisco das Chagas, como é invocado na tradição nordestina trazida para o Acre.
Abertura e programação religiosa
No dia 24 de setembro, a programação inicia com missa às 18h, seguida de procissão às 19h, saindo da Igreja São Francisco no Bairro da Copabacama e se dirigindo até a Igreja São José no centro da cidade e hasteamento da bandeira em honra a São Francisco às 20h.
Ao longo do novenário, haverá novenas diárias, batizados, missas, shows musicais, programas de rádio; concurso Rainha do Novenário, jantares diários e o tradicional leilão do gado.
A missa de encerramento será no dia 4/10 às 17h30, seguida da procissão luminosa às 18h30 e encerramento festivo às 23h.
Uma devoção que nasceu de um milagre - A história do Novenário de São Francisco em Tarauacá remonta à década de 1920. Conta-se que, navegando pelos rios amazônicos, o escriturário Raimundo Eustáquio de Moura passou por um grave perigo de naufrágio. Em desespero, invocou o auxílio de São Francisco das Chagas para livrá-lo do desastre. O barco passou ileso e, em gratidão, ele fez uma promessa que originaria a mais importante festa religiosa do município.
Natural de Cametá (PA), nascido em 6 de outubro de 1879 e falecido em Tarauacá em 28 de julho de 1959, Raimundo Eustáquio era casado com Liberalina Leite Moura, com quem teve três filhos. No início, as novenas eram realizadas em sua própria casa, diante de um quadro do santo, reunindo familiares, vizinhos e amigos. Com o tempo, a devoção cresceu, atraindo cada vez mais fiéis.
Em 28 de setembro de 1928, Dona Liberalina oficializou o novenário, e, cinco anos depois, em 1933, Raimundo Eustáquio construiu a primeira Capela de São Francisco das Chagas em um morro que passou a ser chamado Arraial de São Francisco. Em 1940, com a aprovação do bispo Dom Henrique Ritter, foi lançada a pedra fundamental para uma nova igreja, já que a capela tornara-se pequena para o número de devotos. Essa devoção trazida principalmente por nordestinos, em especial cearenses, reflete a tradição de São Francisco das Chagas de Canindé (CE), um dos maiores santuários franciscanos do Brasil.
Um legado de fé - Ao longo das décadas, o Novenário de São Francisco tornou-se um símbolo da fé católica acreana, um espaço de evangelização e também de encontro comunitário. Fazer memória de sua origem é reconhecer o legado de Raimundo Eustáquio de Moura e de tantos outros que mantêm viva essa devoção, permitindo que novas gerações experimentem a espiritualidade franciscana.
Mais informaçõe ssobre a origem aqui
Para acompanhar a programação completa e atualizações do evento, siga a Paróquia São José no Instagram: @paroquiasaojosetk.