
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início nesta terça-feira (02.09) à ação Extensão Itinerante, uma iniciativa estratégica que tem como principal objetivo aproximar a gestão sistêmica das equipes locais dos campi, promovendo maior integração, apoio técnico e fortalecimento das ações de extensão nos municípios acreanos.
A proposta visa realizar visitas presenciais a todas as unidades do Ifac, com o intuito de divulgar editais de extensão, alinhar ações com os programas institucionais, como Mulheres Mil, Partiu IF e Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), além de estabelecer diálogo direto com servidores, estudantes e parceiros.
A pró-reitora de Extensão, profa. Luana Melo, destaca a importância dessa ação junto às unidades da instituição. “A Extensão Itinerante é mais do que uma ação administrativa. Ela representa nosso compromisso com uma gestão participativa, inclusiva e conectada com as realidades locais. Queremos garantir que a extensão chegue de forma efetiva às comunidades, promovendo transformação social por meio da educação”.
Luana Melo completa que, com a Extensão Itinerante, o Ifac reafirma seu compromisso com a democratização do acesso às ações extensionistas. “Queremos, com esta ação, promover um modelo de gestão mais próximo, sensível às especificidades locais e voltado para a construção coletiva de soluções que impactem positivamente as comunidades acreanas”.
Planejamento da ação - Durante as visitas, a equipe da Proex realiza reuniões com coordenadores de extensão, gestores dos programas e parceiros institucionais, além de mapear desafios e propor encaminhamentos que contribuam para o aprimoramento das políticas de extensão nos campi.
A iniciativa está diretamente alinhada à missão institucional do Ifac de fortalecer a presença da instituição nas comunidades, integrando ensino, pesquisa e extensão como instrumentos de desenvolvimento local e inclusão social.
Cronograma de visitas - As primeiras ações da Extensão Itinerante aconteceram nos campi Rio Branco e Baixada do Sol (Transacreana), nos dias 02 e 04 de setembro, respectivamente.
As próximas agendas incluem os campi Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, além da visita ao município de Feijó, que foi contemplado no 4º Ciclo do Programa Mulheres Mil com cursos profissionalizantes.
Sena Madureira - 09 e 10 de setembro
Xapuri - 11 e 12 de setembro
Feijó - 15 de setembro
Tarauacá - 15 e 16 de setembro
Cruzeiro do Sul – 17, 18 e 19 de setembro
(Com informações e arte da Pró-reitoria de Extensão)
Tags:
IFAC