Na manhã desta quinta-feira (07), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Núcleo de Tarauacá – realizou uma reunião com o secretário municipal de Educação, Carlos Souza, e o secretário adjunto, Abimael Caxias, na sede do sindicato.
Na pauta, estiveram temas de grande interesse da categoria, como:
-
Melhoria do auxílio-alimentação dos professores;
-
Correção da tabela salarial dos secretários escolares e coordenadores administrativos;
-
Redução da carga horária dos profissionais de apoio;
-
Entre outros assuntos relacionados às condições de trabalho e valorização profissional.
Segundo o Sinteac, o secretário de Educação se comprometeu a apresentar, até o final da próxima semana, uma proposta de reajuste no auxílio-alimentação. Também informou que o projeto de lei que corrige a tabela salarial dos coordenadores administrativos e secretários escolares já está em análise pelo setor financeiro e jurídico da Prefeitura, devendo ser encaminhado à Câmara Municipal ainda neste mês para votação.
Sobre a redução da carga horária dos apoios administrativos, a gestão manifestou interesse na implantação da medida, com previsão para início no próximo ano letivo.
O secretário ainda destacou que estão em elaboração projetos para melhorar o ensino no município, incluindo a criação do Prêmio de Valorização e outras ações de incentivo aos educadores.
Atuação na Câmara Municipal
No dia anterior, dirigentes do Sinteac já haviam participado de conversas com vereadores, opinando sobre projetos de autoria do Executivo que estavam em pauta. Entre eles:
-
Implantação do Fórum Municipal de Educação;
-
Criação do Conselho Municipal de Educação;
-
Instituição do Prêmio de Valorização aos educadores;
-
Concessão de gratificação aos servidores do quadro da Secretaria Municipal de Educação que prestam assessoramento pedagógico.