
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em discurso no Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recordou que os Institutos Federais foram criados durante sua gestão e ressaltou a presença do Ifac em todo o estado. Ele mencionou os seis campi já existentes e anunciou a construção de uma nova unidade em Feijó. “Quando cheguei à Presidência, durante 100 anos, de 1909 a 2003, haviam sido criadas apenas 140 escolas técnicas federais. Eu, que não tenho diploma universitário, vou entreguar 782 Institutos Federais, com a expansão. No Acre não havia nenhum, e criamos o Ifac com seis campi. Agora teremos mais um, e ainda faremos muito mais”, afirmou.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A solenidade ocorreu na unidade 5 da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), no Distrito Industrial de Rio Branco. Na ocasião, o presidente também anunciou investimentos em diversas áreas e obras de recuperação da BR-364. Antes da solenidade, o presidente Lula e sua comitiva foram recebidos por 17 cooperados e conheceram a linha de produção da cooperativa.

Estiveram presentes na comitiva da Presidência os ministros da Educação, Camilo Santana, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, de Transporte, Renan Filho, de Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Desenvolvimento e Assistência Social, Welington dias; além do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), Jorge Viana.
Novo campus em Feijó - O ministro da Educação, Camilo Santana, que integrou a comitiva presidencial, destacou a presença do reitor do Ifac, Fábio Storch, e de servidores da instituição. Ele apresentou investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados à Educação, incluindo a construção de 100 novos campi de Institutos Federais em todo o país.

No Acre, o Ifac será contemplado com um novo campus em Feijó, orçado em R$ 25 milhões, cujo processo licitatório já está em andamento. Além disso, serão realizados investimentos no valor de R$ 8,5 milhões na melhoria da infraestrutura das unidades existentes, contemplando restaurante estudantil, biblioteca, blocos de estudo e salas de aula. Distribuímos aqui o material que mostra os investimentos na Educação, incluindo o campus Feijó. São ações que reforçam o compromisso do governo do presidente Lula com a formação e o futuro da juventude acreana”, afirmou o ministro.
Homenagem ao presidente - Ao final da solenidade, o reitor do Ifac entregou ao presidente Lula um kit com lembranças do Acre, incluindo camisa, chaveiros e doces regionais, além de itens produzidos no Laboratório IFMaker do campus Rio Branco e um troféu simbólico em agradecimento aos investimentos realizados na instituição.
O reitor Fábio Storch destacou a importância da visita do presidente Lula. "Receber o presidente Lula no Acre é motivo de grande alegria para toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Acre. Sua presença reforça o compromisso histórico que tem com a educação pública e, em especial, com os Institutos Federais. Hoje, celebramos não apenas a visita, mas o anúncio de um investimento que vai marcar a história da nossa instituição e da cidade de Feijó, com a construção de um novo campus que ampliará as oportunidades para nossa juventude".

Fábio Storch também agradeceu pelos recursos destinados à melhoria da infraestrutura dos seis campi já existentes. “Esses investimentos significam mais qualidade no ensino, mais condições para pesquisa e extensão, e mais acolhimento aos nossos estudantes, com restaurantes estudantis, bibliotecas e novos espaços de estudo. São ações concretas que fortalecem o Ifac e nos permitem cumprir, com mais eficiência, nossa missão de transformar vidas por meio da educação".

A entrega do kit, segundo o reitor, é uma forma de reconhecimento e gratidão. “Fizemos questão de entregar ao presidente Lula um kit especial com lembranças do Acre, que inclui camisa, chaveiros e doces regionais, além de peças produzidas no Laboratório IFMaker do campus Rio Branco. Entre os itens, também está um troféu simbólico que representa o nosso muito obrigado pelo olhar atento e pelo investimento no futuro da nossa instituição e do nosso estado".
Tags:
LULA NO ACRE