Projeto Escola Maker inaugura laboratórios em escolas de cinco cidades do Acre


O mês de julho marcou um importante avanço no projeto Escola Maker: Ciência e Inovação, com a inauguração de laboratórios equipados em cinco escolas públicas de ensino fundamental no Acre. A iniciativa é financiada pelo Governo Federal, por meio do Programa Mais Ciência na Escola (CNPq/MCTI/FNDCT), e executada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE).


As inaugurações aconteceram nas escolas Tupanir Gaudêncio Costa, em Tarauacá (11/07); Fontenele de Castro, em Sena Madureira (11/07); Anthero Soares Bezerra, em Xapuri (17/07); Plácido de Castro, em Cruzeiro do Sul (18/07); e Clínio Brandão, em Rio Branco (16/07). Cada escola recebeu um conjunto completo de equipamentos para o funcionamento do Laboratório Maker, incluindo kits de robótica, impressoras 3D, notebooks, roteadores, mobiliário especializado, smart TVs, kits Microbit e outros recursos tecnológicos e pedagógicos, conforme previsto no plano de trabalho do projeto.


Durante as cerimônias de inauguração, foram apresentados os objetivos, metodologia e perspectivas do projeto, além de demonstrações práticas com os equipamentos, proporcionando aos estudantes uma introdução à robótica, programação, gamificação e fabricação digital. A programação contou com a presença de diretores dos campi do Ifac, professores bolsistas, estudantes participantes e gestores escolares.

 

De acordo com o coordenador do projeto, professor William Maia, a próxima etapa será a realização de oficinas e capacitações com estudantes e professores das escolas contempladas. Ao final do ano, os trabalhos culminarão na realização da feira Maker Day, onde os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados à comunidade escolar. “O Ifac reafirma seu compromisso com a promoção da cultura digital e o fortalecimento do letramento científico e tecnológico no ensino básico. As inaugurações representam um passo significativo na construção de uma educação mais criativa, inclusiva e conectada com os desafios do século XXI”, destacou o professor William Maia.


Ele também agradeceu o apoio das direções escolares envolvidas: “Em nome do Ifac, quero agradecer a todos os gestores e gestoras pelo apoio, parceria e compromisso com a transformação da educação pública por meio da inovação”.

(Com informações e fotos da coordenação do Projeto Escola Maker)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem