Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na quarta-feira (02/04), Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Donizete Mota, e parceiros como Secretaria Municipal de Saúde, Associação de Família e Amigos de Pessoas com TEA, Promotoria Justiça e Comunidade Escolar, promoveram uma roda de conversa especial com as mães atípicas, funcionários e educadores.
Evento contou com a participação do Promotor de Justiça DR. Leandro, da Psicóloga Dra. Valéria, Presidente da AFAT Rodinéia Guilherme, Samara Neri mãe de aluno da escola e apresentação dos alunos João Emanuel e Carolina Silva. A ação teve como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre o autismo, promovendo conscientização, escuta e compreensão sobre os direitos e as necessidades das pessoas com TEA.
De acordo com a Diretora Professora Adriana Rodrigues, o Projeto encontro com mães atípicas “QUANDO VOCÊ SE ENVOLVE, AS PEÇAS SE ENCAIXAM”, é um momento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Uma iniciativa da escola apartir de seus professores. O Evento foi pensado para promover coletivamente debate e reflexões sobre desafios e potencialidades da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A partir daí, buscar o fortalecimento de práticas pedagógicas de inclusão na escola, despertando a sensibilização acerca da importância do dia 02 de abril que reside na oportunidade de se reforçar a necessidade da inclusão e o respeito pela diversidade neurocognitiva. Além disso, constituir uma ocasião para educar e informar sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e suas famílias, o momento também oportunizou reforçar a importância do acesso a serviços de qualidade, como Saúde, Assistencialismo e Educação. "O evento foi único, rico de informações e com importantes relatos de vivências, fortalecendo a importância de trabalharmos o acolhimento e a empatia no ambiente escolar. Foi, ainda, cheio de significado para todos nós participantes, pois assim, pudemos ver o quanto é importante a união de todos, Poderes públicos, Saúde, Educação e famílias. O que garante a inclusão de nossas crianças, resguardando o direito de todas", disse a gestora.