No mês de dezembro, o município de Tarauacá registrou 145 casos de dengue, realizou 38 testes para covid, sendo 7 casos positivos.
Esse alerta partiu da direção do Hospital Sansão Gomes para que a população volte a se prevenir dessas doenças.
É GRIPE, DENGUE OU COVID-19 ?
Gripe:
Causada pelo vírus da influenza, a gripe conta com diversas mutações. Por isso, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente e deve ser administrada sempre que disponível. Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Às vezes, podem ocorrer dores na garganta, coriza, congestão nasal e diarreia, principalmente em crianças. Ao contrário da Covid-19, a gripe tem um período de incubação mais curto, com sintomas que surgem rapidamente.
Dengue:
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, infectado por um flavivírus, a dengue apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar. Além disso, causa dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, dores musculares e dores nos olhos. Em alguns casos, podem estar presentes dor abdominal, irritabilidade, náusea e vômito.
Covid-19:
Causada pelo coronavírus Sars-CoV-2, a Covid-19 pode ser assintomática. Os sintomas clássicos incluem febre, cansaço, tosse seca, perda de olfato e paladar. Sintomas menos comuns são dores de cabeça, dores de garganta, diarreia, olhos avermelhados e irritação na pele. Os sintomas graves envolvem falta de ar, dores no peito, dificuldades para andar e confusão mental.
As variantes do vírus têm contribuído para a diversificação dos sintomas. A variante delta, por exemplo, apresenta sintomas como obstrução nasal, tosse, dores de cabeça, dores de garganta, coriza e dores abdominais. Já a variante ômicron causa dores de garganta, fadiga, perda do olfato e paladar, tosse contínua, febre alta, falta de ar, coriza e espirros.
Como diferenciar essas doenças?
O quadro respiratório é a principal forma de distinguir a gripe, dengue e Covid-19. Sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar, não estão presentes na dengue. No entanto, a gripe e a Covid-19 nem sempre são tão fáceis de diferenciar. Portanto, é importante manter os mesmos cuidados quando há suspeita de alguma dessas doenças, evitando também a contaminação de outras pessoas.
Tags:
DENGUE E COVID