Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 20, no Palácio Rio Branco, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o maior concurso para a Educação no Estado. O anúncio foi feito ao lado do secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, quando foram divulgadas 3 mil vagas para cargos efetivos para todos os municípios do estado.
O Instituto Nosso Rumo foi a empresa escolhida para aplicação das provas para as vagas no ensino médio e superior para os cargos de professor e área de apoio administrativo. A remuneração inicial para apoio de nível médio é de R$ 2.361,51, e R$ 4.270,21 para professor. O edital deve sair ainda nesta sexta, em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE).
Ao lado do secretário Aberson Carvalho, governador Gladson Cameli anuncia maior concurso da Educação no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom
As inscrições poderão ser feitas de 26 de setembro a 28 de outubro. A taxa de inscrição para cargos do ensino médio é de R$ 69,79 e superior R$ 88,98.
Para o apoio administrativo será aplicada prova objetiva. Já para os cargos de professor, além da objetiva, há as fases discursiva, títulos e prática.
Do total de vagas, 2.850 são para ampla concorrência e 150 para Pessoa com Deficiência. As vagas são para apoio administrativo, e professor, inclusive com habilitação em Educação Especial, Braile e Libras.
“Estou aqui hoje cumprindo mais do que uma promessa, uma necessidade do Estado, mostrando nosso compromisso com o servidor público e a qualidade da educação no estado”, disse o governador.
As provas ocorrem em 24 de novembro e o planejamento é que a convocação ocorra entre fevereiro e março do ano que vem. Uma medida que, para o governador, além de gerar mais emprego, também impacta na qualidade da educação.
“É o maior concurso da história. Mais uma vez eu agradeço à Secretaria de Educação, em nome do secretário Aberson, e também a toda equipe econômica governamental. São 3 mil vagas, são 3 mil famílias, são 3 mil oportunidades, e as pessoas, não se esqueçam de dois detalhes, a data das inscrições e o dia da prova, e cumpram com o checklist, que é entregar a documentação”, reforçou.
Fazendo história
O secretário estadual de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que o concurso tem dois pontos históricos. A aplicação da prova didática e vagas efetivas direcionadas para a Educação Especial.
“Pela primeira vez vamos aplicar a prova didática. O professor terá de 10 a 15 minutos para poder explanar um determinado assunto e será avaliado por uma equipe imparcial, ou seja, pessoas capacitadas. Isso garante um melhor quadro de servidores na educação”, disse.
Com relação à educação especial, o gestor destaca que esta é uma demanda que tem aumentado, sendo prioridade para o governo.
“Também é a primeira vez que há um concurso com vagas específicas para educação especial. Vale lembrar que o professor da educação especial, um professor P2, que é professor regente, ele tem que ser licenciado, porém, ele também necessita de habilitação de um concurso, uma pós-graduação de educação especial. Isso é um dos critérios estabelecidos. Então, estudem para a próxima prova, que é dia 24 de novembro. Nós temos aí mais ou menos 60 dias para poder fazer a nossa prova e ter aí a garantia de um concurso efetivo”, destacou.
No início deste mês, o governo já havia instituído a Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Provimento de Cargos Efetivos da Secretaria de Estado de Educação.
A comissão, composta por representantes das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura, é responsável por coordenar e supervisionar todas as etapas do concurso público, incluindo o fornecimento de informações essenciais como número de vagas, descrição dos cargos, remuneração e legislação pertinente, além de definir, em conjunto com a empresa contratada, o cronograma das atividades, acompanhar a elaboração e aprovação do edital, monitorar o desenvolvimento do processo seletivo e notificar a publicação dos editais no Diário Oficial.
Os candidatos poderão obter informações e tirar dúvidas por meio do atendimento do Instituto Nosso Rumo, no endereço eletrônico: www.nossorumo.org.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Candidato, por meio do telefone (11) 3964-4946.
Segundo a Sead, só no ano passado, foram 6.222 servidores convocados para o quadro do Estado, resultado de concurso público efetivo ou processo seletivo simplificado, que oferece vagas temporárias. O governador enfatizou que, deste universo, mais de 4 mil vagas foram provenientes de concurso público, robustecendo o quadro efetivo do estado acreano.
Ações de combate
O governador Gladson Cameli aproveitou a coletiva para falar das ações do governo no combate às queimadas e mitigação dos efeitos da estiagem severa.
O governador destacou que Rio Branco, na quinta-feira, 19, teve o pior índice de qualidade do ar.
“A situação do Acre segue crítica. E hoje seguimos com a poluição do ar em níveis insalubres para a população. Não temos previsão de chuvas significativas nos próximos dias e estamos fazendo monitoramento diário”, destacou o governador ao reforçar que o Gabinete de Crise segue reunido para a tomada de decisões.
“Estamos com equipe de fiscalização atuando nas regiões de alto índice de desmatamento que seguem sendo Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O Estado trabalha de forma unida e coordenada, com gabinete de crise formado por membros dos órgãos de controle e ações em campo feitas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Instituto de Meio Ambiente do Acre [Imac] com o apoio do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar”, disse.
Por conta dessa situação, o governador pediu colaboração da população.
“Só de multas relacionadas a crimes ambientais foram mais de R$ 15 milhões somente este ano, aplicadas pelo Imac. E quero dizer que não vou fechar os olhos para esses crimes contra a vida, contra as pessoas que estão tentando, pelo menos, respirar. Tem Estado, tem lei e tem ordem, e tudo o que eu puder usar, dentro da legislação, para punir aqueles que não respeitam, nós vamos fazer”.
(Agência/Acre)