JENILSON LEITE E SANDERSON MOURA, DOIS TARAUACAENSES QUE QUEREM GOVERNAR A CAPITAL DOS ACREANOS


Em Rio Branco, a executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou em convenção o nõme do médico infectologista Jenilson Leite, candidato a prefeito e do advogado criminalista Sanderson Moura para vice. O que muitos não sabem, é que esses dois jovens são tarauacaenses radicados na capital e que desde garotos militam no movimento social em defesa da população. São dois jovens senhores experimentados na luta e que agora desafiam a população de Rio Branco a apostar nas idéias de uma nova geração de políticos que se apresentam como alternativa de poder.

Abaixo, um pouco do perfil de cada um deles.


JANILSON LOPES LEITE, conhecido como Dr. Jenilson, nascido em TARAUACÁ, no seringal Mucuripe, rio Muru. 

Tem 46 anos, técnico em agropecuária, médico infectologista, formado pela escola Latino americana de medicina (Cuba), casado, pai de 3 filho e avô. 

Realizou inúmeras missões de saúde no Acre, no Brasil e fora do Brasil. 

Foi deputado estadual por dois mandatos de 2015 a 2022, foi o deputado mais produtivo da assembleia legislativa por 6 anos.

Foi candidato ao senado onde teve mais de 65 mil votos e atualmente é candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSB.


SANDERSON MOURA SILVA MOURA é natural de Tarauacá-Acre, nasceu no dia 6 de julho de 1976. É filho de José Hudson Pires de Moura e de Maria Alice da Silva. Tem cinco irmãos: César Augusto Silva de Moura, Maria Rosângela Silva de Moura, Maria Rosimeire Silva de Moura, Maria Rosilene Silva de Moura e Marcos Silva de Moura. É casado com Neydeanne Martins Casas de Moura. É pai de Letícia Casas Moura, Danton Casas Moura, Alexandre Casas Moura, Desirée Santos de Moura e Ana Júlia de Lima Moura.

É advogado, orador, escritor, palestrante, professor de retórica, historiador, tribuno do júri e, por ser amigo da sabedoria, considera-se um filósofo. É formado em História (1998) e Direito (2005) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. É formado em Filosofia (2018) pela Faculdade Diocesana São José – Fadisi. É Mestre em Educação pela UFAC (2021). É Doutorando em Letras.

Foi presidente do Centro Acadêmico de História e presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFAC. Já foi professor concursado da rede pública estadual e da rede pública municipal de educação tendo ministrado aulas de História, Geografia, Religião e de Filosofia.

Foi presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado do Acre – ABRACRIM-AC. É membro da Academia Acreana de Filosofia – ACAF. É membro da Academia Acreana de Letras – AAL, ocupando a cadeira de número 23 desde 30 de abril de 2020. Têm cinco livros publicados, Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar (2010), Habeas Spiritus: Meditações de um Advogado em Busca de Autoconhecimento (2011), Oratória com Filosofia: no Júri, na Advocacia, na vida (2016), Retórica a Alexandre (2023) e Retórica para Professores: um saber necessário à prática educativa (2024). Em 2023 foi agraciado com a Comenda da Ordem Filosófica e Cultural pela Câmara Brasileira de Cultura. Em 2024 foi agraciado com a Comenda da Cruz do Mérito Jurídico pela Câmara Brasileira de Cultura. Foi premiado, em 2024, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, como Criminalista de Destaque. 

É fundador da Escola de Atenas, organização helenista que tem como objetivo principal definido ensinar oratória com filosofia, tendo com sólido referencial o padrão de profundidade, de estética, de originalidade e de excelência da cultura clássica antiga. 

É fundador do EBES/SD (Estado de Bem Estar Social/Social-Democracia), grupo político que visa promover e aprofundar os estudos sobre o Welfare State numa perspectiva social-democrata. Define-se como helenista, iluminista e social-democrata, herdeiro da cultura retórica greco-romana. É membro da Sociedade Brasileira de Retórica. 



Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem