Inicia neste sábado, 22 de junho, o Projeto I Circuito Cultural Wandalupe Pela Cidade e a primeira apresentação será as 15 horas no Bairro Triângulo, Escola Muninicipal Valdina Torquato.
Idealizado pela Professora de Dança Thaís Freire, o projeto que é financiado pela Lei Cultural Paulo Gustavo, Edital da Secretaria Municipal de Cultura, tem por objetivo apresentar à população de Tarauacá, através do Grupo Vandalupp, diversas danças culturais, especialmente, ‘Toadas da Amazônia’ e ‘Carimbó’. Serão promovidos vários espetáculos por artistas locais, de forma gratuita, sendo uma opção de lazer para a sociedade e uma oportunidade de nossos artistas locais mostrarem seus trabalhos.
O PROJETO:
O projeto destina- se à epresentações do Grupo Vandalupe nos Bairros de Tarauacá, através de um circuito de dança, dividido quatro apresentações diretamente nas comunidades do Corcovado e região, Triangulo e região, Senador Pompeu (Praia ) e região e, finalização no Bairro da Cohab (Praça Alton Furtado) e toda a região central.
WANDALUPE:
Com mais de 15 anos em atividade no movimento de dança do municipio de Tarauacá, a CIA de Dança Wandalupe vê nesse projeto a oportunidade de levar a dança e suas apresentações para todas as comunidades de Tarauacá, envolvendo os bairros mais carentes e periféricos. O principal foco das apresentações envolve as ‘toadas amazônicas’ e o ‘carimbó’, ritmos da cultura regional amazônica. O projeto contará também com apresentações de artistas locais, valorizando assim os fazedores de culturea.
A DANÇA
Para a Professora Thaís Freire, a cultura é transormadora e faz parte da nossa história como fator de mudança social e por tratar a diversidade como igualdade.
"Sabemos que a carência de cultura pode gerar muitos problemas sociais e é através de suas vertentes que podemos ajudar a transformador a sociedade" declarou.
Ainda segundo Thaís, a dança é consideranda um dos meios de cultura mais antigos que existe e além de ajudar no fisico, também ajuda no sentimental do indivuduo. "Através da dança as pessoas conseguem expressar seus sentimentos e é uma arte que pode ser exercida por pessoas de qualquer idade e gênero, abrangendo assim toda população no geral. A dança abrilhanta os olhares de quem assiste, emociona a todos que participa de forma direta e indireta ao espetáculo".
Por fim Thaís fala que a dança envole a todos sem destinção de cor, raça, idade ou gênero. "Percebendo o quanto a dança tráz de inumeros beneficios para a saúde fisíca, mental e espiritual, queremos que através desse recurso da LEI PAULO GUSTAVO, fortalecer ainda mais a cultura de tarauacá através desse circuito cultural nos bairros. Percebemos que a dança recolhe a juventude da ociosidade, o que as deixam vulneráveis a criminalidade. Nosso objetivo e desejo é que através desse projeto a junvetude tenha a oportunidade de ter acesso a cultura de nossa cidade po meio da dança, tornando assim uma fonte de inspiração", finalizou.
PROJETO: I CIRCUITO CULTURAL WANDALUPE PELA CIDADE
PROPONENTE: THAÍS FREIRE
FINANCIADOR: GOVERNO FEDERAL (LEI PAULO GUSTAVO) ATRAVÉS DO EDITAL PUBLICADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
APOIO:
FUNDAÇÃO ELIAS MANSOUR DO GOVERNO DO ACRE
SINTEAC
ASSOCIAÇÃO GIOVANNI ACIOLY
RÁDIO NOVA ERA FM
ESPAÇO MULHER TOPFIT
Tags:
LEI PAULO GUSTAVO