TARAUACÁ: DELEGACIA DE POLÍCIA JA EMITIU MÉDIA DE NOVE MIL NOVAS RGs - DELEGADO GARANTE AUMENTO NO NÚMERO DE EMISSÕES DIÁRIAS


O Estado do Acre, foi pioneiro na implantação do novo Registro Geral (RG) e passou a implementar o novo documento, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em todo o território estadual. O documento é obrigatório, e só pode ser emitido se o Cadastro de Pessoas Física (CPF) estiver atualizado na Receita Federal (RF) e sem pendências.

Esse é o novo modelo de identidade nacional. Foto: reprodução.

Em Tarauacá, o serviço é oferecido pelo Setor de Identificação da Delegacia de Polícia local e desde sua implantação de janeiro de 2022 até abril de 2024, já foram emitidas uma média de nove mil documentos. Além disso, foram realizadas três ações solidárias que beneficiaram mais de 900 pessoas.

De acordo com o Delegado de Polícia de Tarauacá Dr. José Ronério, em resposta a essa demanda crescente, a direção da delegacia decidiu aumentar os atendimentos diários de 30 para 45, a ser implementado a partir da próxima segunda-feira, 13. "Esta medida visa otimizar o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais de identificação. É importante salientar que os documentos emitidos possuem validade até 2032, portanto, não há necessidade de que todos busquem os serviços de forma imediata. A Polícia Civil reitera seu compromisso com o atendimento à comunidade e agradece a compreensão de todos", disse o delegado.

Qual a validade do RG antigo?

Segundo o governo federal, o antigo RG terá validade de 10 anos, ou seja, até 2032. Para evitar uma corrida desenfreada aos órgãos emissores, como as Secretarias de Segurança Pública dos estados, espera-se que a troca dos documentos seja feita de maneira gradual, como em caso de perda ou roubo.

Cidadãos com mais de 60 anos também poderão utilizar o documento antigo, por sua vez sem prazo de validade. Sendo assim, confira a seguir os novos prazos do RG, que mudam de acordo com a idade da pessoa.

De 0 a 12 anos: validade de 5 anos
De 12 a 60 anos: validade de 10 anos
A partir de 60 anos: validade indeterminada

Cidadãos que possuem RG com numeração de 000.001 a 232.296, estão aptos a solicitar a 2ª via do seu RG de forma gratuita. Assim como a emissão de 1ª via é gratuita a todos. O objetivo do Estado é que todos os acreanos tenham o novo documento até 2026.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem