Por Agência/Acre - Priorizando o cuidado integral de jovens e adolescentes e também do público masculino, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária em Saúde (Daps), realizou, na primeira quinzena de maio, uma série de ações para a implantação e acompanhamento de diretrizes preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios de Feijó e Tarauacá.
Objetivo é garantir e fortalecer a integralidade do cuidado de diversos públicos no SUS. Foto: cedida
Os núcleos de saúde do Adolescente e Jovem e do Homem da Sesacre promoveram palestras e capacitações com objetivo de apoiar e incentivar gestores e profissionais no monitoramento do indicador de gravidez na adolescência.
Também foram elaborados planos operativos e de ações para a adesão das políticas nacionais de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (Pnaisari), de Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens e da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, garantindo e fortalecendo a integralidade do cuidado dessas pessoas no SUS.
Atividades foram realizadas, também, em parceria com o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). Foto: cedida
“Atividades como esta cooperam para uma abordagem multidisciplinar, pois contribui como instrumento de visualização do cotidiano, tanto como elemento facilitador da movimentação dos adolescente e jovens nas unidades de saúde quanto para a própria equipe, sendo útil para avaliar diversas situações e auxiliar no planejamento sexual, reprodutivo e no cuidado integral dessa população”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Saúde do Adolescente e Jovens, Luciana Freire.
Em Feijó, a Sesacre, em parceria com o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), promoveu também uma discussão com os reeducandos sobre gravidez na adolescência, a importância do autocuidado e a qualidade de vida, visando promover o bem-estar físico, mental e emocional dos jovens. Além da equipe da unidade, a atividade contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Unidade de Saúde de Atenção Primária do município.
Fluxo de atendimento às pessoas em situação de violência sexual
Como parte da programação, a área técnica visitou o Hospital-Geral de Feijó e Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, com o objetivo de abordar o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual. Um dos pontos tratados foi a criação da Sala Lilás, baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para o atendimento dessa população e na Lei 14.847, sancionada pelo governo federal este ano.
Um dos pontos tratados foi a criação da Sala Lilás, para acolher pessoas em situação de violência sexual. Foto: cedida
Trata-se de um ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde, preferencialmente localizado onde ocorra menor fluxo de profissionais e usuários do serviço, priorizando um atendimento seguro às vítimas de violência.
Capacitações sobre o pré-natal do parceiro como estratégia de aproximação do homem ao vínculo materno e infantil, gravidez na adolescência e outros temas pertinentes aos núcleos foram realizados com os profissionais de saúde e as coordenações da Atenção Básica dos municípios. A iniciativa está prevista para ser realizada, também, nos municípios de Jordão, Sena Madureira, Manoel Urbano, Brasileia e Epitaciolândia.
MAIS FOTOS AQUI
Tags:
SUS