Terremoto em Tarauac no AC: “Se tivesse ocorrido em baixa profundidade, o potencial destruidor teria sido extremamente alto”


Após a terra tremer em Tarauacá, interior do Acre, no último sábado (20), por voltas das 16h31, com registro de 6,6 graus na Escala Richter, diversas instituições de monitoramento da terra, em tempo real, comentaram sobre o fato e analisaram como o maior tremor de terra da história do Brasil.

O Painel Global confirmou que o terremoto “está entre os mais intensos das medições do Brasil”. O registro do sismo perto da fronteira com o Peru, ocorreu com uma profundidade estimada em 614 quilômetros.

“Caso o tremor tivesse ocorrido em baixa profundidade, o potencial destruidor teria sido extremamente alto. Entretanto, por ter sido um evento de grande profundidade, o abalo não foi sentido nas áreas de superficial”, analisou.

Os tremores de terra nas proximidades da fronteira do Brasil com o Peru são comuns, devido a posição das placas tectônicas – a de Nazca e a plataforma sul-americana- por isso é comum os tremores. Na maioria das vezes ocorrem em grande profundidade.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem