A Prefeitura de Tarauacá, município do interior do Acre, está entre as 13 cidades que atingiram a meta da 1º medição da Busca Ativa Escolar. A iniciativa é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes desse país.
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma que ajuda municípios e estados a combaterem a exclusão escolar. A plataforma integra os dados das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, permitindo que os gestores manejem políticas públicas com base em dados e informações precisas.
Nesse sentido, a meta da 1º medição é identificar, notificar, ou seja, informar à escola e à família que a criança ou adolescente ainda não está matriculado na escola e orientar as famílias sobre a importância da matrícula. Dessa maneira, Tarauacá, juntamente com outras 12 cidades do estado, conseguiu atingir essa primeira meta.
“O trabalho continuará com atenção a todos os casos em observação e ao contínuo trabalho da Busca Ativa Escolar enquanto estratégia pedagógica no enfrentamento a evasão escolar, agradeço a nossa secretária de Educação, Lucicléia Lima e a prefeita no apoio para desenvolver o trabalho e todas as escolas que também nos ajuda bastante e a minha equipe”, disse a coordenadora do Busca Ativa Escolar, Fabricia Prado.
Agora, a próxima etapa é garantir a matrícula dessas crianças e adolescentes nas escolas. Caso os gestores municipais não consigam viabilizar a matrícula, o Unicef entrará em contato com a família da criança ou adolescente para orientá-la sobre o processo de matrícula.
Segundo a Unicef, a exclusão escolar é um grande desafio para o Brasil e todos os seus municípios e estados. A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta poderosa para que as políticas públicas sejam planejadas e monitorem a evasão escolar, permitindo que seja possível garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação.
(ASSESORIA)
Tags:
educação