TARAUACÁ: FESTIVAL 'TOCA RAUL' 2023 ACONTECE NA TARDE DESTE SÁBADO NO CLUBE DO SINTEAC


Será realizada na tarde deste sábado em Tarauacá, a décima primeira Edição do “Toca Raul”. Um festival 'Underground'  que reúne toda a galera da musica para celebrar o maior astro do rock brasileiro. 

O evento está marcado para as 15 horas, no Clube do Sinteac e a entrada é livre.

Promoção: Associação Giovanni Accioly e Sinteac.



15 curiosidades sobre a vida e carreira de Raul Seixas

Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza, ocupa a posição 19, na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela Revista Rolling Stone, em 2008. Um artista adiante de seu tempo, Raul lançou 17 discos em 26 anos de carreira e inovou ao misturar o rock’n roll com o baião, introduzindo uma nova vertente musical no Brasil. Nesta matéria, confira 15 curiosidades sobre a vida e carreira de Raul Seixas.

15 curiosidades sobre a vida e carreira de Raul Seixas

1- Raul Seixas é considerado Pai do Rock no Brasil

Poeta nato, ele é também um dos pioneiros do rock brasileiro – muitos o consideram o pai do rock no país – e influenciou uma geração de artistas com a sua música, sua irreverência e autenticidade.

2- Durante a infância, Raul amava ler e era fã de literatura

Baiano de Salvador, durante a infância e adolescência, Raul amava ler e era muito fã de literatura (seu pai possuía uma vasta biblioteca em casa) e também de rock’n roll.

O menino Raul era curioso e estudioso, mas odiava a escola. Ele dizia que tudo o que ele aprendia era nos livros e nas ruas e que a escola não dizia nada do que ele queria saber.

3- Repetiu 5 vezes a segunda série do ginásio na época, mas já criança escrevia e ilustrava livros

Repetiu cinco vezes a segunda série do ginásio na época, mas já criança escrevia e ilustrava livros, que encenava e vendia ao irmão mais novo. Inteligentíssimo, criava personagens e enredos, com tudo o que aprendia nos livros, que eram combustível para a sua imaginação e fantasia.

4- A princípio, Raul Seixas queria mesmo era ser escritor, como Jorge Amado

Raul já era apaixonado por música e passava horas escutando discos de rock’n roll – principalmente Elvis Presley e Little Richard – e também escutava o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, pelas ruas de sua cidade. Mas, a princípio , ele queria mesmo era ser escritor, como Jorge Amado.

5- A primeira banda de rock de Raul foi Os Panteras, sucesso em Salvador

Nos anos 60, Raul monta sua primeira banda de rock, Os Panteras, que tornou-se um sucesso em Salvador e depois começou a tornar-se conhecida no resto do país, ao acompanhar alguns ídolos da Jovem Guarda – que estavam bombando na época – em seus shows.

6- Para se casar com sua primeira esposa, completa o segundo grau, faz cursinho pré-vestibular e passa em Direito, Psicologia e Filosofia. Tudo isso em 6 meses.

Em 1967, Raul começa um relacionamento com Edith, filha de um pastor protestante americano, que não aceitava o namoro da filha com o músico.

Para poder ficar com a garota, Raul – em seis meses – completa o segundo grau, faz cursinho pré-vestibular e passa em Direito, Psicologia e Filosofia. Com isso, pôde casar-se com Edith. Logo em seguida, abandona os estudos, foca no trabalho com Os Panteras e aceita um convite de Jerry Adriani para ir para o Rio de Janeiro.

7- Raul e Os Panteras chegaram a passar fome no Rio de Janeiro

Em 1968, Raulzito e Os Panteras gravam o seu primeiro e único disco (com esta mesmo nome) – com bastante influência da banda inglesa que despontava na época, The Beatles, e seu disco com tons de psicodelismo Lucy in The Sky With Diamonds. O disco não foi sucesso nem de crítica, nem de público.

Com isso, Raul e os Panteras passam por muitas dificuldades no Rio de Janeiro, chegando a passar fome, mesmo tocando como banda de apoio do seu grande e primeiro incentivador, Jerry Adriani, em seus shows pela Jovem Guarda – o que fez com que Raul ganhasse bastante experiência.

8- O primeiro contrato em uma gravadora de Raul Seixas como artista foi após o VII Festival Internacional da Canção

Em 1972, Raul é convencido por Sérgio Sampaio a participar do VII Festival Internacional da Canção. O cantor compõe duas músicas: a clássica Let Me Sing, Let Me Sing (genial mistura de rock e baião), defendida pelo próprio Raul e Eu Sou Eu e Nicuri é o Diabo, defendida por Lena Rios & Os Lobos.

Ambas chegam à final, obtendo sucesso de crítica e de público e fazendo com que Raul fosse contratado como artista pela gravadora Phillips, alcançando o auge do seu sucesso pouco tempo depois.

9- Em 1973, Raul lança seu primeiro disco solo, Krig-Ha, Bandolo!, que conta com a clássica canção ‘Ouro de Tolo’

Em 1973, Raul lança seu primeiro disco solo, Krig-Ha, Bandolo!, que conta com a clássica canção Ouro de Tolo, em que relata sobre seu tempo de dificuldades quando chegou ao Rio de Janeiro e que ele diz ter tido inspiração para compor depois de ter passado uma tarde de meditações e visões de um disco voador.

Em 2009, a canção foi escolhida pela revista Rolling Stone Brasil como a 16ª entre as 100 Maiores Músicas Brasileiras. E o disco ocupa a 12ª posição na lista dos 100 Maiores Discos de Música Brasileira, da mesma revista.

10- Ainda em 1973, Raul grava um disco chamado Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, mas sem fazer referência a seu nome

O curioso é que, neste mesmo ano, Raul grava um disco chamado Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, lançado pela mesma gravadora, mas sem fazer referência a seu nome (apenas como produtor), para não atrapalhar a divulgação do primeiro disco. Depois que Raul explodiu e tornou-se um fenômeno nacional, o álbum foi creditado com seu nome.

11- O movimento Sociedade Alternativa foi baseado nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley

Em 1974, Raul e Paulo Coelho lançam a Sociedade Alternativa – movimento espiritual que tinha até sede alugada, papel timbrado e relatórios mensais – e baseava-se nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, sociedade secreta surgida na Inglaterra, em 1888, que reunia várias vertentes do esoterismo.

O influente oculista (como é conhecido quem tem conhecimento do oculto ou do paranormal) foi responsável pela fundação de uma doutrina ou filosofia, que batizou de Thelema.

12- Raul Seixas e Paulo Coelho foram presos e torturados pelo DOPS durante o Regime Militar

Por conta da Sociedade Alternativa, Raul e Coelho tiveram muitos problemas com a censura, que acreditava que suas letras eram subversivas e um movimento revolucionário contra o governo.

Os dois foram presos pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), torturados e obrigados a se exilar nos Estados Unidos, onde ficaram por pouco tempo, pois o sucesso de Gita – próximo disco de Raul, que havia sido gravado meses antes – foi tanto, que eles voltaram aclamados ao país.

13- O álbum ‘Gita’, de 1974, rendeu à Raul um disco de ouro e é considerado seu álbum de maior sucesso

Gita, de 1974, rendeu à Raul disco de ouro e é considerado seu álbum de maior sucesso. Estão no álbum, além de Sociedade Alternativa, as clássicas Medo da Chuva e a canção que dá nome ao disco, Gita, que tornou-se um grande hino. Todas essas canções são em parceria com Paulo Coelho.

14- A música ‘O Dia Em Que A Terra Parou’ é baseada em um sonho real tido por Raul

Em 1977, lança outro álbum com sucessos de rock nacional e internacional, Raul Rock Seixas e, no mesmo ano, o clássico disco O Dia Em Que A Terra Parou, que – além da faixa título – que é uma canção baseada em um sonho real tido por Raul, conta com a canção que o transformou no eterno Maluco Beleza, uma das mais famosas de sua carreira:

“Eu vou ficaaaaar, ficar com certeza, Maluco Beleza”!

15- ‘Rock das Aranhas’ e ‘Aluga-se’ também foram censuradas pelo Regime Militar

Em 1980, após um tempo afastado tratando a pancreatite e também o alcoolismo, Raul lança o disco Abre-te Sésamo, que conta com os clássicos Rock das Aranha e Aluga-se.

Ambas sofreram censura: a primeira por seu conteúdo sexual e a segunda por ser uma forte crítica sobre a relação do governo brasileiro com outros países, principalmente os EUA.

Gênio à frente de seu tempo, esses são apenas alguns fatos da trajetória do nosso eterno Maluco Beleza. Para saber mais curiosidades sobre a vida e obra de Raul Seixas, clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Raul Seixas, quando e onde quiser.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem