PF faz operação contra grupo do Acre por lavagem de R$ 37 milhões do tráfico


A Polícia Federal no Acre abriu na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação Tricoat II para desarticular organização criminosa que lava dinheiro do tráfico de drogas interestadual. Segundo a corporação, a quadrilha movimentou mais de R$ 37 milhões - sendo boa parte das transações feita em espécie. 

A ação mobilizou mais de 100 policiais federais. São cumpridos dois mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em sete Estados: Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Pará e Piauí. 

As investigações tiveram início em janeiro de 2022. A PF descobriu um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para estados do Brasil, principalmente da região Nordeste. A droga era transportada por via terrestre. Os investigadores ainda constaram a realização de lavagem de capitais oriundas do tráfico de drogas. 

A lavagem do dinheiro era liderado por um empresário acreano. O grupo se utilizava de um mercado sediado em Rio Branco - a fim de simular um funcionamento regular do estabelecimento - para justificar os valores e os bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas. 

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de contas, sequestro de imóveis, terrenos, carros e outros itens de luxo. A quadrilha será indiciada pelos crimes de associação criminosa para o tráfico de drogas, por lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas. As penas somadas podem chegar até 33 anos de prisão.

foto divulgação/DPF

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem