Neste Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), oferece dicas de como não cair no golpe do consignado. Atualmente, grande parte das denúncias feitas ao órgão estão relacionadas a tentativas de fraude que envolvem transações financeiras envolvendo empréstimos bancários.
Cuidar das relações de consumo e proteger o consumidor tanto individual quanto coletivamente, abrangendo o âmbito preventivo, extrajudicial e judicial está entre as responsabilidades da DPE/AC. Conforme o defensor público que atua no Subnúcleo de Superendividamento e Ações do Consumidor, Rodrigo Chaves, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os golpes vão se aperfeiçoando e se modificando, atingindo cada vez mais pessoas.
"Mensagens no whatsapp, ligações telefônicas e e-mails são os meios mais comuns utilizados pelos criminosos para entrar em contato com as vítimas. Normalmente, os golpistas entram em contato por estes meios como se fossem instituições financeiras, oferecendo empréstimo consignado com condições super vantajosas", explica o defensor público.
Para evitar cair em um golpe desse tipo, é importante estar bem informado, tendo conhecimento também sobre como cada um deles funciona. “Usualmente, é pedido que a vítima realize pagamentos antecipados e para justificar essa cobrança do pagamento antecipado, os golpistas inventam desculpas como tributos diversos, gastos com cartórios, juros ou qualquer outra informação falsa. Somente que para fazer um consignado não é necessário fazer nenhum tipo de pagamento antecipado. Ou seja, essa prática é totalmente ilegal”, reforçou Rodrigo Chaves.
A orientação da Defensoria Pública é que tenham atenção redobrada e não façam nenhuma transação por meio de whatsapp, devendo sempre procurar o banco que supostamente realizou ou irá realizar o empréstimo. Além da DPE/AC, as pessoas que se sentirem prejudicadas também podem procurar o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para receber orientações de como proceder.
(ASSESSORIA)