O Blog do Accioly traz hoje a história de vida do jovem José Jackson da Silva Lucena Santana, filho da Professora Maria Socorro da Silva, a "Lelé" e do Dentista Francisco José Lucena Santana o popular "Chicão".
Jackson acaba de se formar em medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
Abaixo, ele conta mais
"Nasci e fui criado em Tarauacá-AC.
Aos 3 anos de idade, fui morar no Bairro Cohab, onde meus pais residem até os dias de hoje.
Iniciei os estudos na escola Maria Donizete Mota, durante a educação infantil.
Posteriormente, realizei o ensino fundamental na escola Instituto São José e, em seguida, estudei até o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Dr. Djalma da Cunha Batista.
Aos 16 anos, fui morar em Rio Branco-AC para finalizar o ensino médio na escola Lato Sensu.
Logo ao fim do ensino médio, decidi prestar os primeiros vestibulares para Universidades públicas do Brasil.
Sem obter êxitos e distante de todo o conhecimento necessário para concorrer às vagas mais disputadas, comecei os estudos em cursos preparatórios para Vestibulares e Enem. Um percurso que durou cerca de 5 anos, com tantos altos e baixos, não só nas provas de vestibulares, mas na vida pessoal/familiar também.
Devido às condições financeiras e aos valores das universidades particulares, o objetivo era único desde o início: disputar as vagas das diversas universidades públicas pelo Brasil.
Finalmente, ao final de 2016, dentre as 25 vagas disputadas por quase 4 mil pessoas, consegui ficar entre os 25 primeiros colocados no vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL.
Foi, então, quando encarei outra mudança de ciclo, ao vir morar em Maceió-AL.
Desde a auto decisão de sair de casa, aos 15 anos, até o momento atual, tive o maior apoio que poderia ter: meus pais, avós e alguns tios. Meus pais, a todo instante, apoiavam-me emocional e financeiramente.
Os últimos 12 anos foram os mais difíceis que enfrentamos, mas finalmente começo outra etapa da minha caminhada e de um dos meus sonhos, agora realizado: o de ser médico.
O sentimento preponderante é o de gratidão: aos meus pais, aos demais familiares, aos amigos que me acompanharam durante todo o processo e aos professores que ajudaram a construir a pessoa e o profissional que sou hoje".
Médico José Jackson da Silva Lucena Santana