Com a participação de Assesores da Educação Indígena e da Coordenadora Geral do Núcleo da SEE em Tarauacá, teve início nesta segunda feira, 25 de Abril, a Formação Pedagógica para os Assessores Indígenas promovida pela Secretaria de Educação e Esportes. A Jornada Pedagógica com o Tema Ensino, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas no Contexto Intercultural Indígena conta anida com representantes de Assis Brasil, Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó, Cruzeiro do Sul, Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Jordão e Marechal Thaumaturgo.
A equipe de Tarauacá conta com a presença dos assessores Professores Geison Daniel e Edna Yawanawa e a Coordenadora Geral do Núcleo Professora Janaina Furtado. "Por se tratar de uma pauta de extrema importância, Fiz questão de acompanhar de perto todas as informações e estudos para um melhor oferecimento da educação Indígena, povos esses que a nosso governo tem bastante carinho e respeito", declarou Janaina.
De acordo com o Asessor Geison Daniel durante toda a semana a SEE irá promover diálogos em relação ao ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas nos diferentes contextos sociolinguísticos dos povos indígenas do Acre, além de planejamento de ações para o ano letivo 2022.
"Em Tarauacá a Educação Indígena atende os povos Huni kuī, Yawanawa, Ashaninka e Noke koī, ambos localizados as margens de nossos rios Tarauacá, Muru, Humaitá, Gregório e Tauari. São mais de mil alunos matriculados na rede estadual em 28 escolas com cerca de 100 professores", disse Geison.
Na manhã desta segunda-feira, 25, aconteceu na Usina de Artes João Donato, em Rio Branco, a abertura da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) voltada para a Educação Indígena.
Estão participando 43 profissionais, entre assessores pedagógicos indígenas e não indígenas e coordenadores de ensino das representações da SEE nos municípios de Assis Brasil, Manoel Urbano, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.
O encontro, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 29, tem por objetivo “articular nossas ações, juntamente com os representantes da SEE no interior, para que possamos planejar o ano letivo de 2022 nas escolas indígenas”, explicou o chefe do Departamento de Educação Indígena da SEE, Charles Falcão.
Segundo Falcão, a formação conta ainda com a participação dos agentes agroflorestais, por se tratar também de uma ação promovida com o apoio do programa REM/KFW, um programa ambiental do governo alemão que, dentre outras iniciativas, apoia as ações voltadas à educação indígena.
Em sua fala de abertura, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, explicou que a intenção é valorizar mais a formação e a produção de material pedagógico específico. “Nós estamos vivendo uma fase de retomada, é um novo começo. Nós temos a vacinação em 100% da população indígena e isso nos dá uma tranquilidade para trabalhar de forma integrada”, afirma.
A rede estadual possui cerca de 6,5 mil alunos indígenas e mais de 150 escolas indígenas. O secretário destacou ainda que dentre os investimentos previstos a partir deste ano estão a instalação de internet em todas as escolas indígenas e distribuição de tablets para os estudantes.
“É um investimento do governo do Estado e do governo federal com o objetivo de proporcionar às populações tradicionais no seu habitat a possibilidade de estarem conectados com o mundo, mas a partir de um princípio de formação pedagógica. Temos por convicção que precisamos de uma educação descolonizadora e libertadora”, enfatizou o secretário Aberson Carvalho.
Do Núcleo de Tarauacá
Com informações de
Agência/Acre