Atualmente com um engajamento de um pouco mais de três (3) mil visualizações diárias através das redes sociais, Francinellson é uma figura icônica para o público local de Feijó/Ac.
Sem papas na língua, Francinellson parece viver literalmente dois personagens, o tagarela atrapalhado e o “menino chefe” que leva a sério tudo que faz profissionalmente.
Nas últimas semanas ele deixou a assessoria de gabinete do atual prefeito de Feijó para assumir a diretoria da vara cívil no mesmo município.
Para escrever sobre sua história, fomos ouvir mais do próprio Francinellson como se deu a sua trajetória.
Quem é Francinellson?
No final dos anos oitenta (80) Francinellson surgiu de uma gravidez indesejada s, endo abandonado pelo pai que “sumiu” logo ao saber da sua existência, sendo o quinto (5) filho da Dona Nazaré. A mesma não dispunha na época de casa para morar e emprego para sua subsistência. Assim, foram para a zona rural pela facilidade de ali se aninharem.
Dona Nazaré depois do nascimento do Francinellson nunca mais casou. Cuidado pelos irmãos enquanto sua mãe trabalhava nas lavouras dos amigos vizinhos, ao invés de mingau ou leite ele chegava ser alimentado com feijão e arroz amassado com caldo de peixe ou carne.
Francinellson conta que cresceu crendo que a libertação da condição de pobreza em que eles (mãe e irmãos) viviam, aconteceria através da educação. É tanto que aos 10 anos de idade foi o único da sua sala na época a passar para a 4ª série. Mas, somente depois de quatro anos, foi ter a oportunidade de continuar os estudos, isso por que a 2km da sua casa na zona rural, pela primeira vez foi aberta uma sala de aula da 5ª a 8ª série através do telecurso 2000.
Todos os dias Francinellson caminhava 1km na mata e outro de estrada para poder chegar até a escola mais próxima, sendo que quando terminava a aula por voltas das 10 horas da noite, teria que fazer o mesmo trajeto de volta. A rotina durou três (3) anos e então terminou o ensino fundamental completo.
Seus irmãos seguiram suas vidas, construíram suas famílias e escolheram morar na região aonde cresceram,. Francinelson wpóe dois anos de ter terminado o ensino fundamental (em 2008) decide ir sozinho para a cidade em busca de continuar os estudos e quem sabe mudar de vida.
Ao chegar na cidade uma nova maratona de desafios se inicia, sem teto e sem emprego ele diz ter feito na prática o famoso ditado, “vai, se der medo, vai com medo mesmo”.
Ficou "vivendo de favore" por um tempo na casa de uma amiga e se matriculou de imediato, tendo que ir para o extinto programa especial do ensino médio (PEEM), por conta da sua idade não se incluir nos padrões do ensino regular.
Durante o dia passou a vender produtos (remédios) naturais e a noite estudava. No ano seguinte teve que interromper os estudos para cuidar da avó que passava por uma situação grave de saúde, ficando internados em torno de 9 meses entre hospital de base do pronto socorro e hospital das clínicas na capital de Rio Branco/AC.
Em 2010 ganhou um convite da tia para morar na grande São Paulo/SP e no mesmo ano voltou para o Acre para ficar com a mãe que então já morava na cidade de Feijó. Retomou os estudos no ensino médio e conseguiu um emprego para lavar pratos do tradicional e extinto restaurante líder, que não durou muito tempo no cargo sendo promovido para garçom e auxiliar de escritório no próprio restaurante. Em 2011 terminou o ensino básico e 2012 passou a ser professor de EJA na Escola Vicente Celso Brandão.
A carreira do Francinellson parece acompanhar sua imperatividade. Como a vida não foi generosa dando oportunidade para um único ramo profissional, ele foi agarrando o que passava por sua frente. Foi orientador social, cuidador, auxiliar no Instituto Dom Moacyr, coordenador de turmas do extinto programa estadual de alfabetização “Quero Ler” e em meio a tudo isso sempre tentou arrumar sua profissionalização curricular para vários mercados, tanto para o setor público como para empresas privadas.
A politica sempre fez parte da sua vida desde quando chegou na cidade. Mas, só veio se consolidar, após ter a oportunidade de trabalhar como assessor de político que o levou a ser conhecido pelos ocupantes dos mais altos escalões do governo, ao tempo que era bem quisto naquele momento pela massa petista, por sua desenvoltura ao evidenciar a quem assessorava, era odiado pela então oposição,que anos depois estariam lhe puxando pelo mesmo motivo.
Francinellson tentou duas vezes fazer nível superior pela universidade particular, estudando até o terceiro período de letras português e depois até o segundo período de gestão pública, fracassando por falta de condições financeiras.
Em 2013 ingressou na Universidade Federal do Acre (Núcleo Feijó) e em 2016 foi eleito em terceiro lugar como conselheiro tutelar mais bem votado do município, surpreendendo até mesmo quem já vinha trabalhando a anos no sistema de garantias de direitos.
Francinellson nunca aceitou ser presidente do conselho tutelar, mas foi o secretário durante toda a gestão, passou a dar palestra em instituições parceiras, sobre cidadania e o papel do conselho tutelar na sociedade, e com isso levou o nome do órgão para o G1 acre como um dos conselhos tutelar mais atuantes do Estado.
Paralelo a essa vida corriqueira, Francinellson diz que sempre arrumou um espaço para a vida cristã, Desde adolescente é adventista do sétimo dia, onde aprendeu a cantar em trios, quartetos, duetos e solo. Se tratando de música, o mesmo já foi solista durante quatro (4) anos na banda cristã OASIS, que chegaram a viajar por todo o estado do Acre e se apresentarem em locais com públicos considerados, como no espaço da ExpoAcre, no auditória da antiga FAAO e no Amazonia Hall.
Na pandemia da covid19 e com o isolamento social Francinellson se revelou em uma nova profissão, desta vez You Tube e influencer local, entrevistando vários profissionais das mais variadas categorias, estando presente no TikTok, Facebook, twitter, You Tube e Instagram.
Depois de encerrar o ano letivo de 2021, onde teve uma rápida experiência na sala de aula durante o ano. Francinellson foi convidado pelo próprio prefeito para fazer a cobertura da primeira viagem itinerante com a unidade básica fluvial no baixo rio Envira e alto rio Jurupari. Ao chegar de viagem foi promovido a assessor de comunicação da secretaria municipal de educação, que assim o continuava cobrindo o gabinete do executivo municipal e os trabalhos da referida secretaria, no entanto duas semanas depois recebeu um convite especial de ums dos Magistrados para ser o Diretor da vara civil da comarca de Feijó.
No último dia 04 de abril, Francinellson assumiu a diretoria da vara civil colecionando mais um desafio.
Quando perguntado sobre vida pessoal e relacionamentos amorosos, o mesmo diz nunca ter tipo espaço para pensar nisso, mas confessa ter ciência que em algum momento isso lhe fará falta e entre tom de brincadeira o mesmo faz a pergunta; se nem meu pai me quis quem vai me querer (risos).
Nos próximos meses estará finalizando duas especializações, uma de Direito da Criança e Adolescente e outra em Gestão e Assessoria da Comunicação, e está no segundo período de um curso técnico de enfermagem que será concluído em 2023.
É difícil definir de fato qual é a sua profissão, melhor esperar qual será seu futuro novo desafio.
Quem quiser seguir o segui-lo nas redes sociais ele usa um único @francinellson para todas plataformas.
Blog do Accioly
Tags:
politica