TARAUACÁ: FESTIVAL DE MUSICA ESTUDANTIL NA ESCOLA ESTADUAL 15 DE JUNHO - ALUNA VENCEDORA CANTOU MARILIA MENDONÇA

Estudante Mayandra de 14 anos foi a campeã do festival

A Primeira Edição do Festival de Música Estudantil da Escola Rural 15 de Junho, localizada na comunidade do Acuráua, BR 364 em Tarauacá, foi realizada com sucesso, na manhã da última sexta feria, 4 de fevereiro, no pátio da própria escola.

Festival

A ação, promovida pela gestão da escola, mobilizou estudantes, familiares e a comunidades da área, para uma atividade cultural inédita de grande envergadura socioeducativa, com objetivo de descobrir, revelar e promover os artistas da música que estudam na rede pública escolar, especialmente, em comunidades rurais que raramente são contempladas com investimentos na área cultural.

Estudante participando do festival

O projeto Cultura Na Escola – Festival de Música Estudantil da Escola Estadual 15 de Junho, é de autoria do gestor da escola Augusto Pires, foi financiado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da prefeitura do município, através do Edital Mozart Donizete, da Lei Federal Emergencial de Incentivo à Cultura, Aldir Blanc, com apoio e colaboração do Núcleo Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Associação de Cultura e Comunicação Giovanni Acioly, Escola 15 de Junho e Polícia Militar.

Estudante participando do festival

Um grupo de 15 estudantes participou do festival, interpretando artistas nacionais e teve como vencedora a jovem estudante do ensino fundamental Mayandra de 14 anos, interpretando um dos clássicos da saudosa cantora Marília Mendonça “Esqueça-me se For Capaz”. A cantora da escola recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Foram premiados ainda os classificados em segundo e terceiro lugares, além de um prêmio revelação.

Cantores Lucas Lima e Neto Pereira cantaram para opúblico

O festival teve uma banda base composta por músicos experientes e qualificados com participação de Nilson Filho nos Teclados, Leandro Simões na Bateria, David Fernandes na Guitarra e Daniel Araújo no contrabaixo. Os cantores Lucas Lima e Neto Pereira além de comporem o corpo de jurados junto com o músico Kelvin Mota, ainda fizeram voluntariamente aquele show para os presentes.

Terceiro Sargento da Polícia Militar Júnior Lopes cantou Raul Seixas 

A Polícia Militar garantiu a tranquilidade do evento, com a presença de uma guarnição e ainda premiou os presentas com a apresentação especial do 3° Sargento PM Júnior Lopes, que cantou uma música SOS do Raul Seixas, na abertura do evento.

Diretor Augusto Pires

A gestão da escola fez grande acolhida a todos os presentes, oferecendo almoço aos presentes. O diretor da Escola Augusto Pires, que também é músico, compositor e cantor, com participações vitoriosas em diversas edições do Festival da Canção Tarauacaense – Fecanta fez agradecimentos a todos que colaboraram para a realização do evento. “Estamos felizes por proporcionarmos uma manhã tão significativa para nossos estudantes e nossa comunidade. Esperamos mais eventos de natureza cultural que tenho certeza que representa muito na educação dos nossos jovens”, disse o diretor.

Secretária Municipal de Cultura Geane Abreu

A Secretária de Cultura e Turismo Geane Abreu, que se fez presente no evento juntamente com sua equipe e representou a Prefeitura de Tarauacá, órgão financiados do evento, parabenizou a gestão da escola por elaborar um projeto tão importante. “A prefeita Maria Lucinéia é uma pessoa muito sensível à essa questão cultural e uma das incentivadoras desse tipo de evento. Nossa Secretaria de Cultura está à disposição de todos. Teremos mais editais de incentivo à cultura e esperamos que mais escolas e mais pessoas participem elaborando projetos, que nós vamos financiar. Parabéns ao diretor Augusto Pires pela iniciativa. O dia de hoje nos deixou muitos felizes por presenciarmos um evento com tanta qualidade, organização e alcance social”, destacou.

Coordenadora da SEE (Núcleo de Educação) Professora Janaina Furtado

Janaina Furtado, representante da Secretaria Estadual de Educação no Município, esteve participando e apoiando o evento, falou em nome do Governo do Acre. “Estamos na luta para trazermos mais investimentos para nossas escolas rurais. Nossa luta é diária e nosso governo não mede esforços para investir em transporte escolar, alimentação de qualidade nas escolas, melhorar as condições físicas e infraestrutura de nossas escolas. Hoje é um dia emocionante para mim. Ao chegar na escola fui recebida por uma criança que me perguntou logo pela banda que ia tocar o festival. Significa que todos estavam vivendo esse momento. O festival foi um momento único, por decisão da gestão da escola, um exemplo a ser seguido. Eu convivo com músicos, meu filho é musico, meu esposo é musico e ativista cultural e o que depender de nós eventos como esse irão se repetir e até se expandir pra outras escolas”, declarou Janaina. Janaina ainda anunciou uma boa notícia para a comunidade, afirmando que a Associação ‘Giovanni Acioly’ da qual faz parte, juntamente com o Núcleo de Educação e outros parceiros, vão promover aulas de violão para os estudantes da Escola 15 de Junho no ano letivo 2022.

Secretário Aderlândio - Vacina para a comunidade

O Secretário Aderlândio França da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente no local com uma equipe de vacinadores para imunizar pessoas da comunidade contra covid 19 e outras doenças.

No final foi realizada a premiação de todos os vencedores e a Secretaria de Cultura entregou a Certificação ao autor e Executor do Projeto Diretor Augusto Pires.

























Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem