“Nível dos rios acreanos subirá muito nos próximos dias”, informa Friale


As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados significativos, entre esta sexta-feira (28) e a próxima quinta-feira (3), ou seja, os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro, no centro e, principalmente, no leste e no sul do Acre. Já, no vale do Juruá, as chuvas serão fracas ou moderadas, prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale em seu portal O Tempo Aqui.

A temperatura, durante o dia, ficará amena neste fim de semana, na maior parte do Acre, com máximas abaixo de 26ºC, devido às chuvas e à intensa cobertura de nuvens.

Nos próximos sete dias, entre 70 e 150mm, segundo Friale, nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Na microrregião de Tarauacá, deverá chover entre 50 e 100mm, enquanto, na de Cruzeiro do Sul, entre 30 e 60mm.

Transtornos à população
devido às intensas chuvas, a partir deste fim de semana, alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e pequenos igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.

Assim, é importante que a população e as autoridades fiquem muito atentas para evitar maiores prejuízos ou transtornos.

Os municípios mais atingidos serão os dos vales dos rios Acre e Abunã e os menos atingidos pelas chuvas, os do vale do Juruá, principalmente em Cruzeiro do Sul e proximidades.

As chuvas serão fracas no noroeste e no norte do estado devido à incursão de ar menos úmido, originário da região do Saara Ocidental, impulsionado por uma alta pressão atmosférica que se formou nas ilhas portuguesas dos Açores e Madeira.

Nível dos rios subirá muito na próxima semana

A partir deste fim de semana e, principalmente, nos primeiros dias de fevereiro, o nível dos rios acreanos subirá muito. Alguns rios poderão ficar próximo da cota de alerta ou, até, atingi-la, tendo em vista o volume de chuvas significativo nos próximos dias.

Os maiores aumentos de níveis deverão ocorrer com os rios Acre, Abunã, Iaco, Purus, Envira, Tarauacá e seus afluentes.

(Noticias da Hora)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem