TARAUACÁ ALERTA GERAL: SURTO DE GRIPE ASSUSTA POPULAÇÃO E LEVA CENTENAS À PROCURA DE ATENDIMENTO MÉDICO

 


O avanço assustador do surto de gripe em Tarauacá, fato que está levando dezenas de pessoas diariamente a procurarem atendimento médico, especialmente, no Hospital Sansão Gomes, e isso tem sobrecarregado o trabalhos dos profissionais de saúde da unidade. 

São idosos, adultos, jovens e crianças com os principais sintomas da gripe que são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que as UBS do município estarão de plantão para oferta de vacinação Covid, Influenza e outras de rotina. Duas serão Unidades Referências para os casos de gripe. 

Gripe x covid-19 

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

“A covid-19, principalmente agora, dá muita queixa de perda de olfato e paladar. A influenza costuma deixar mais prostrado, acamado, dor no corpo, sensação de congestão. Quando a gente compara as duas, a influenza dá muito mais sintomas. Pra gente fechar o diagnóstico, somente com exame laboratorial”, diz Ana Helena Germoglio (Agência Brasil).

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem