Maria Claudione de Souza Rodrigues , de 34 anos, tem uma linda história de superação, construída com os seus esforços dentro da sala de aula, na qualidade de aluna. Que apesar de todo o sofrimento, choros , tem conseguido vencer durante as mais de três décadas de vida terrena.
Nascida na zona rural de Tarauacá, município do interior do Acre, a filha do agricultor Francisco Freire Rodrigues e da costureira Francisca Matias de Souza , poderia ser apenas mais uma “cidadã” no sentido de possuir registro de nascimento, mas que vive nos confins dos seringais, ao bel-prazer do esquecimento das políticas públicas asseguraradas na Carta Magna de 88.
Contudo, sua história é totalmente diferente. Cheia de conquistas, diplomas e um contrato de professora do quadro permanente da rede estadual de ensino.
Apesar de ter começado a estudar com a idade avançada- considerando o que preceitua o ECA e os PNCs-. Isso nunca foi motivo para a desistência daquela menina interiorona.
Ancorada no sonho de vencer, de ter seu próprio salário, sua liberdade e auxiliar seus pais, Maria Claudione colocou as adversidades como um motivo a mais para vencer. E venceu.
Chega aos 34 anos com um magnífico currículo e cheia de sonhos. E quem ousa dizer que ela não vai realizar?
Maria Claudione de Souza Rodrigues, 34 anos, assina a ata de colação de grau
O primeiro diploma de um curso superior veio em 2009. Graduada em Artes Cênicas pela UnB, ela não se contentou. Mudou-se para Rio Branco, onde fez Farmácia pela Fameta, concluindo o curso em 2019. Nesse período fez o concurso para professora de teatro da rede estadual. E logrou êxito.
Apaixonada pela docência, Claudione de Souza quis mais e realizou. Nesse ano, obteve mais um diploma na área de pedagogia pela Faculdade Pitágoras.
Além disso, ela fez duas pós-graduações. Sendo especialista em educação à distância , e farmacologia e prescrição farmacêutica.
Por Leandro Matthaus
Portal Tarauacá