foto: assessoria prefeitura
Um ato solene no início da noite desta segunda feira (18), na Escola Estadual Djalma Batista, marcou o lançamento do Projeto Lei Maria da Penha vai à Escola em Tarauacá. Coordenado Pela Secretaria Municipal de Educação - SEME, o evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Professora Maria Lucicléia, Prefeita Maria Lucinéia, Secretária de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres do Gov do Acre, Ana Paula Lopes de Lima, Presidente da Undime, Amarisio Saraiva, representante da SEE/Departamento de Formação e Assistência Educacional, Gianny Carvalho, Coordenadora do Núcleo da SEE em Tarauacá Janaina Furtado, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Tarauacá, Sargento Márcia Rocha, Delegado de Policia Civil, Valdinei Soares e gestores das escolas municipais e estaduais.
O lançamento do programa contou com palestras temáticas e apresentação teatral com a Performance “ eu preciso me amar”, com a atriz Maria José Freitas, de Cruzeiro do Sul.
O projeto Maria da Penha Vai à Escola tem sido desenvolvido pelo Centro Judiciário da Mulher (CJM) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) desde 2014. Foi trazido ao Acre em 2020, por iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), no intuito de minimizar o alto índice de violência contra a mulher no estado.
O Governo do Acre através da Secretaria de Educação promoveu um curso de formação que contemplou em média 1.654 profissionais da Educação estadual das equipes gestoras escolares. O curso “Maria da Penha Vai à escola: educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, foi realizado ainda no período de 23 de junho a 10 de julho, com carga de 40 horas.
Abordar a Lei Maria da Penha na escola é um grande desafio, por ser um tema polêmico e complexo, que envolve crenças, mitos, experiências individuais e opiniões diversas. A educação é um direito fundamental, voltada para a cidadania, como princípio norteador das aprendizagens e deve ser uma responsabilidade compartilhada entre Estado e família. A educação é o principal instrumento de transformação social e, por isso, tem incorporado em seu currículo temas contemporâneos transversais, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade mais justa e igualitária.
Essa ação mobiliza muitas outras, relacionadas, inclusive, à rede de acolhimento e proteção da mulher vítima de violência (independente de faixa etária), para a eficácia do trabalho. Cada um sabendo seu papel (possibilidades de atuação e limites), somando forças no enfrentamento e combate às violências.
Assessoria Núcleo Tarauacá
Com informações
Agência de Notícias do Acre
tarauaca.ac.gov.br