30 de setembro marca o Dia Nacional da Verdade e Reconciliação do Canadá, um dia para enaltecer os sobreviventes indígenas das "residential schools" - violentos internatos que objetivavam separar crianças indígenas de suas comunidades e culturas e facilitar o roubo de recursos e terras indígenas.
Milhares de escolas desse modelo existiram por décadas na Austrália, Canadá e EUA, e milhões de crianças indígenas foram suas vítimas - o Brasil também teve diversas escolas similares. O sofrimento atravessou gerações, e, este ano no Canadá, centenas de túmulos foram encontrados em antigas escolas do tipo.
“Os povos indígenas precisam de verdade e justiça. Isso significa um procurador e uma investigação totalmente independente, com a presença de observadores internacionais, sobre os crimes do Canadá contra os povos indígenas.” - Mumilaaq Qaqqaq #VozIndígena
Então hoje é um dia em que, além de eventos e cerimônias, milhares de Canadenses vestem laranja para lembrar as vítimas e homenagear os sobreviventes dessa escolas - é o chamado Orange Shirt Day. Use #OrangeShirtDay e #TruthandHealing para apoiar!
Este tipo de escola foi condenado como um crime contra a humanidade - mas continua a acontecer. Cerca de 2 milhões de crianças indígenas estão sendo despojadas de sua cultura e comunidade por escolas-fábrica.
Saiba mais em svlint.org/escolas-fabrica.
Foto ilustrativa. Crianças indígenas do povo Cree na Bishop Horden Memorial School, Ontario, Canadá, 1950. © Shingwauk Residential Schools Centre
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀