TARAUACÁ: Ministério Público e CRM realizam Inspeção no Hospital Sansão Gomes


Dias após moradores denunciarem falta de estrutura e profissionais no Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, o Ministério Público do Acre (MP-AC) solicitou ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) uma Inspeção conjunta na unidade e constatou, além da insuficiência de profissionais, sobrecarga de trabalho da equipe. 
A Inspeção ocorreu na última sexta-feira, 27, e durou cerca de 4 horas, contando ainda com a participação de médicos, direção-geral e equipe técnica em uma extensa reunião, devido à importância do tema.


Segundo o CRM, a deficiência na atenção básica do município acaba interferindo também na sobrecarga da unidade. 

A quantidade de médicos no hospital não é suficiente para atender à demanda. Conversamos com os profissionais de lá e todos estão sobrecarregados. A gerência informou que especialistas como cirurgião e ortopedista estão indo até o hospital uma vez por mês para fazer procedimentos eletivos. No entanto, nos outros dias, a cidade fica sem esses atendimentos. No caso da ortopedia, é apenas para consulta, ou seja, os pacientes que precisam fazer algum procedimento cirúrgico são encaminhados para Cruzeiro do Sul”, afirmou Marcos Lima, conselheiro do CRM. Já no local onde funciona a maternidade da cidade, a equipe de fiscalização detectou uma série de problemas na estrutura física, além da falta de especialistas como anestesista e pediatra. 


Relatório e recomendação 

Um relatório com as constatações e recomendações deve ser elaborado pelo CRM e encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e ao Ministério Público do Estado (MP-AC) para as devidas providências. 


O promotor de Justiça de Tarauacá, Júlio César de Medeiros, diz que foram levantados os principais problemas da unidade e que uma reunião deve ser feita com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) nos próximos dias para tentar resolver os problemas. Uma recomendação aos órgãos municipais de saúde também deve ser expedida pelo MP. "Essa Inspeção foi extremamente importante, pois possibilitou o contato direto com a equipe técnica e médica do Hospital, que nos expôs uma sobrecarga de trabalho, além de verificar toda a estrutura física do local e identificar os gargalos referentes à necessidade de coparticipação do município com mais atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde, bem como na realização de exames clínicos para a população. Já atuamos também para garantir o recebimento de um veículo SAMU e de uma ambulância para o hospital”, destaca.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem