DNIT empenha quase R$70 mi, para manutenção da BR-364


A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já conta com um empenhou de quase R$70 milhões, para execução dos serviços de manutenção da BR-364 no trecho de Sena Madureira/Cruzeiro do Sul. Sendo que uma parcela do restante dos recursos assegurados no orçamento deste ano, seriam obtidos por meio de crédito extraordinário, mas o pleito da bancada acreana continua nas tratativas entre o Ministério da Infraestrutura e da Economia, sem nenhuma previsão de liberação destes recursos extras, para continuidade das obras da rodovia federal que corta o estado do Acre.

Como medida para acelerar os trabalhos de manutenção dos pontos mais críticos da BR-364, o DNIT optou por duas linhas de ação: a primeira de contratação de um empresa especializada para elaboração do projeto de restauração do trecho mais crítico da rodovia entre o município de Sena Madureira (região do Vale do Yaco) até o Rio Liberdade, enquanto a segunda da retomada dos serviços de manutenção, operação tapa-buraco, recomposição de encosta e aterros que permitam melhores condições de trafegabilidade durante o período invernoso. Um aporte de R$15 milhões, foram destinados a restauração de cinco quilômetros, com o emprego da nova tecnologia da engenharia, mais conhecida pelo nome de macadame hidráulico.

A nova técnica de engenharia consiste, em uma camada de base ou sub-base obtida por compactação de agregados graúdos, uniformemente distribuídos, cujos vazios são preenchidos com agregados miúdos, pó-de-pedra, uniformemente distribuídos, inicialmente a seco e depois adensados com ajuda de água. De acordo com o superintendente do DNIT/AC Carlos Henrique de Assis Moraes, cada quilômetro em execução definitiva na altura do km-308, nas imediações da posto Equador em Manuel Urbano e outro no trecho de Sena Madureira, com a ponte do Rio Purus, com um custo médio de R$3 mi. “Estamos bastante otimista com o trabalho experimental de restauração da BR-364, que no futuro poderá ser adotado na restauração da rodovia”, declarou.

A direção nacional do DNIT busca, junto ao Ministério da Infraestrutura, a viabilidade de suplementação que permita a conclusão dos serviços de manutenção da rodoviária que interliga a capital acreana ao município de Cruzeiro do Sul (na região do Vale do Juruá). Somente no trecho de Sena Madureira/ Cruzeiro do Sul, já foram empenhados a quantia de R$ 53 mi, pois cinco empresas contratadas para a operação tapa buracos nos cinco lotes da rodovia federal, principalmente nos trechos mais críticos de Sena Madureira a Feijó, que demanda maior atenção.

Um estudo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Acre (Crea/Acre) apontou os seguintes problemas: estreitamento de alguns trechos da pista, comprometimento das cabeceiras de algumas pontes, desbarrancamento das encostas e a desobstrução de bueiros que apartaram a pista durante o período invernoso. O excesso de cargas na última década provocou fissura da pista e a infiltração, comprometeu completamente o serviço executado de envelopamento da tambatinga no trecho de Sena Madureira/Tarauacá. A utilização do solo-cimento utilizado no trecho de Tarauacá/Cruzeiro do Sul não apresentou o resultado esperado, pela equipe do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre), responsável pela fiscalização dos trechos licitados.

A Tribuna

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